Tarcísio dá demonstrações ostensivas de que vai disputar a Presidência

Tarcisio no lançamento do programa Trampolim

Tarcísio já subiu no trampolim e começa a escancarar

Vera Magalhães
O Globo

A pressão intensa dos partidos do Centrão, do empresariado e do mercado financeiro parece ter surtido efeito junto a Tarcísio de Freitas: o governador de São Paulo vem dando demonstrações cada vez mais incisivas, por isso mesmo arriscadas, de que está pronto para receber a indicação de Jair Bolsonaro como seu candidato a presidente no ano que vem. Parece disposto até a arcar com os ônus dessa exposição prematura.

Ao reproduzir e endossar a fala de Donald Trump segundo a qual Bolsonaro é vítima de perseguição política e a Justiça brasileira não é legítima para julgar o ex-presidente, que deveria ser avaliado pelos eleitores, Tarcísio deixa de lado a cautela com que costumou navegar nos mares turbulentos da relação entre seu padrinho político e o Supremo Tribunal Federal para mergulhar de cabeça no puro suco do bolsonarismo-raiz.

MUITAS CAMADAS – O governador do estado mais rico e mais populoso do país toma lado numa disputa que tem muitas camadas: política, diplomática, jurídica e até comercial.

O governo federal percebeu o movimento e tratou de, ato contínuo, deixar claro que enxerga o ex-ministro da Infraestrutura de Bolsonaro como candidato mais provável a enfrentar Lula nas urnas eletrônicas no ano que vem. Veio do titular da Casa Civil, Rui Costa, no Roda Viva desta segunda-feira, um ataque direto a Tarcísio, diante da sem-cerimônia com que o político do Republicanos foi um dos primeiros a ecoar o ataque do presidente dos Estados Unidos ao Judiciário brasileiro.

Costa aproveitou que as bravatas de Trump nunca vêm sozinhas e associou os arroubos contra o STF à ameaça explícita que o americano fez aos países do Brics de tarifas comerciais adicionais em punição a um não alinhamento aos seus desígnios.

DISSE RUI COSTA — “Me parece que o Tarcísio está mais preocupado em defender o Trump que em defender os empresários paulistas, defender o emprego dos trabalhadores brasileiros” — pespegou o ministro de Lula.

Embora tenha feito aquele seguro-padrão de dizer que a eleição está distante, por isso não cabe ao PT ou ao governo escalar o time adversário, Costa trouxe o nome de Tarcísio à baila sem que tivesse sido questionado a respeito.

Deixou bastante patente quem a esquerda enxerga como candidato mais provável para encarnar o que ele mesmo batizou de “50 tons de Bolsonaro”.

LISTA PESADA – O problema para Tarcísio são esses tons. Todo mundo sabe o que o ex-presidente exige daquele a quem entregará o cetro da candidatura.

A lista é pesada. Começa na aparentemente mais simples exigência de se filiar ao PL e termina no compromisso de, já na largada do mandato, se comprometer a assinar indulto ou graça, livrando-o de cumprir uma pena cada vez mais dada como certa pela tentativa de golpe no curso de seu governo.

Se havia alguma dúvida quanto à disposição do governador paulista de encarar um pedágio assim tão alto, suas ações mais recentes começam a dissipá-la.

EM CAMPANHA – Antes mesmo de graciosamente aplaudir a explícita e indevida intervenção de Trump na soberania da Justiça brasileira para fazer valer as leis do país, Tarcísio vestiu boné, subiu em palanques ao lado de Bolsonaro e tem cada vez menos desencorajado aqueles que defendem publicamente sua candidatura.

Parte dessa mudança de postura em campo, pedindo a bola em voz alta, advém de que os partidos e o establishment econômico deixarem claro a Bolsonaro que vão com ele só até parte do caminho e não aceitam a ideia de ter Michelle ou Eduardo, sua mulher e seu filho Zero Dois, como adversários de Lula no ano que vem.

Lançar um familiar pode até ser mais confortável a Jair, mas deixa em dúvida o grau de apoio que pode reunir e põe em risco sua prioridade — livrar-se de uma prisão que insiste em aparecer em seus pesadelos mais recorrentes.

13 thoughts on “Tarcísio dá demonstrações ostensivas de que vai disputar a Presidência

  1. AUMENTAR TARIFAS FOI SÓ UMA AMEAÇA

    TRUMP DEVE MUDAR DE IDÉIA E CANCELAR A PRETENSA TAXAÇÃO. POIS, NO RINGUE POLÍTICO, DIFICILMENTE VENCERÁ O BARBA, QUE FOI BEM TREINADO NO ABC E É APOIADO POR XI E PUTIM, E JÁ DERRUBOU O AMERICANO NO PRIMEIRO ASSALTO.

    E, PELA CONTAGEM, NÃO PARA MAIS DE PÉ.
    _______

    Lula treinou bem no enfrentamento de presidentes de multinacionais

    Em 1979, já liderava greve geral dos metalúrgicos

    Em plena Ditadura Militar, os metalúrgicos do ABC deflagram a primeira greve geral de uma categoria no país

    A greve geral de 1979 mostrou o rápido avanço da organização dos trabalhadores, que mais uma vez desafiaram a ditadura e dobraram os patrões.

    Cerca de 200 mil trabalhadores participaram do movimento, que paralisou a produção das indústrias automobilísticas (adesão total na Volks, Ford, Mercedes-Benz e Scania) e de autopeças e de outras grandes empresas da região.

    Pela primeira vez foi organizado um fundo de greve. Os trabalhadores receberam apoio da igreja católica, de entidades civis, do MDB e de artistas famosos.

    São Bernardo do Campo tornou-se o centro político do país, sob a liderança de Lula.

    • No leme de um transatlântico – o Estado de São Paulo – sem ter experiência nem de manusear jangada

      Portanto, a questão crucial que se lhe impõe é a seguinte: QUAL É A SUA OBRA?

  2. Nada de etarismo, pois o vice é um menino de 40 anos e cabeça de cérebro empalhado…

    O boné deveria ter a inscrição GREAT AMERICA GREAT AGAIN.

    Numa ironia extrema de saudosismo, destruição e decrepitude.

    GAGÁ

    E não se tratam de Little Monsters fãs da talentosa, jovem de meia idade, Lady Gagá.

    Quanto a Tarcísio, deve ter aprendido mais no IME do que Bolsonaro esqueceu da AMAN.

    O oportunismo é idêntico.

    Se Lula cai, ele entra no vácuo.

    E mais

    Se Lula CAI

    CAIA

    CAI A DO

    CAIADO

    Um Bolsonaro com neurônios, que meteu 39 balas no ressuscitado Lázaro.

    E inventou que Goiás está segura.

    Tudo depende do referencial de comparação. Evidente.

  3. Ranking de aprovação dos governadores, segndo a IA (ChatGpt).

    TOP 5 GOVERNADORES MAIS APROVADOS – 2025

    1. Eduardo Leite (PSDB – Centro-Direita) – RS – 78% de aprovação
    2. Rafael Fonteles (PT – Esquerda) – PI – 73% de aprovação
    3. Tarcísio de Freitas (Republicanos – Direita) – SP – 68% de aprovação
    4. Romeu Zema (Novo – Direita) – MG – 65% de aprovação
    5. Cláudio Castro (PL – Direita) – RJ – 63% de aprovação

    TOP 5 GOVERNADORES MAIS REPROVADOS – 2025

    1. Fátima Bezerra (PT – Esquerda) – RN – 62% de reprovação
    2. Helder Barbalho (PS – Centro-Esquerda) – PA – 58% de reprovação
    3. Renato Casagrande (PSB – Centro-Esquerda) – ES – 55% de reprovação
    4. Carlos Brandão (PSB – Centro-Esquerda) – MA – 53% de reprovação
    5. Ratinho Jr. (PSD – Centro) – PR – 50% de reprovação

    Fonte: Pesquisas PoderData/Quaest – julho de 2025

    Ao que parece a Organização Petista e seus consorte não vão muito bem em avaliação da população.

    Sugestão: menos proselitito retroutópicos e mais trabalhoa.

  4. Impacto negativo do tarifaço de Trump pôs a oposição na defensiva

    Não durou 24 horas a euforia da oposição com o apoio dado a Bolsonaro por Trump, que atacou o STF por causa do julgamento do ex-mito, e impôs uma tarifa de mais 50% em retaliação a Lula, por sua atuação nos Brics.

    A repercussão foi muito negativa, inclusive, para o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que havia responsabilizado o PT pela decisão absurda e sem precedentes do norte-americano.

    Nas redes sociais houve uma forte mobilização política dos brasileiros, que criticaram Trump no seu próprio perfil do X.

    Na política interna, sobrou principalmente para Bolsonaro e Tarcísio, que apoiam incondicionalmente os EUA e tentam culpar Lula pelo tarifaço.

    O governo Lula surfou a onda da rejeição popular à decisão de Trump.

    A guerra de narrativas sobre a responsabilidade de cada um na crise também está sendo prejudicial a Bolsonaro e Tarcísio, que inicialmente culparam Lula pelo tarifaço, mas esse não é o entendimento da maioria.

    O que era uma acusação da oposição contra Lula, a partidarização e a contaminação ideológica da política externa, voltou-se assim contra Bolsonaro, por causa da atuação de seu filho, Bananinha, que está nos EUA.

    Ao agradecer publicamente a Trump, Bolsonaro fomentou essa percepção e deu de bandeja a bandeira do patriotismo para Lula, o que era um monopólio da oposição.

    O governador de São Paulo, chamuscado, também começou a mudar sua narrativa. Admitiu que a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros terá impacto “negativo” para São Paulo. Disse ainda que a medida do governo dos EUA é “deletéria” para o estado, porque “pega empresas importantes.
    Se deu conta agora de que o estado mais prejudicado com as sanções é São Paulo, nosso maior exportador de produtos industrializados e alimentos para os Estados Unidos.

    A taxa determinada para o Brasil é a maior anunciada pelo presidente Trump. O tarifaço aplicado é uma sanção de natureza política.

    Fonte: Correio Braziliense, Política, 11/07/2025 – 08:07 Por Luiz Carlos Azedo

  5. Família Bolsonaro abraça a tarifa de Trump

    A família Bolsonaro tenta surfar a onda gerada por Trump para ganhar algum espaço no pleito por anistia, mas ao custo de ser politicamente responsabilizada pela tarifa que afeta todos os brasileiros.

    A empolgação original de aliados do ex-presidente com a tarifa já passou a ser temperada por lamentos e protestos, principalmente por aqueles que têm responsabilidades formais, como Zema e Tarcísio.

    Enquanto os bolsonaristas fazem jogo duplo, Lula posa de defensor do Brasil contra a ameaça americana.

    Não será de espantar que a popularidade do petista suba nas próximas pesquisas de opinião como consequência do discurso que Trump e a família Bolsonaro lhe entregaram de bandeja.

    Fonte: O Antagonista, Opinião, 11.07.2025 10:17 Por Rodolfo Borges

  6. Jahahahahah!
    Tarcísio é o cara que vai vencer o Lula.
    Sério?
    Hahahahahahha!
    Basta observar as reações dele na crise atual.
    O Presidente Luís Inácio subirá a rampa wm 2027……de novo.
    Tarcísio é menos que um bozo, ainda menor que uma ameba…..para o povo brasileiro.

  7. O Tarcísio declarou que é ponto de vista a exigência de anistia dos bozos para o fim das tarifas.

    https://www.cartacapital.com.br/politica/tarifaco-tarcisio-minimiza-e-chama-exigencia-por-anistia-de-ponto-de-vista/?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTEAAR7esizsq9cK0UeUI5VF22QtpQM479DTUk-PbWOrnen2pznV3FlAEOqXSAmtNg_aem_BWd5uP05vlx-iK7j-96ObQ

    Ele é burro,despreparo…..uma ameba.
    Um parasitas que vive do Bozonarismo.

    É com isso que querem derrotar o Presidente, que já ganhou 5 eleições,e ganhará a sexta?
    Não a tôa são bozos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *