
Na mesa de Marinho não havia máquina de escrever
Carlos Newton
Exaltado nos 100 anos de O Globo, Roberto Marinho teria sido repórter e secretário de seu pai, Irineu Marinho, conforme consta no trabalho de seus supostos biógrafos, que transformaram a imagem dele num Frankenstein de múltiplos talentos ignorados. Ora, todos sabiam que ele não escrevia nada. Quando assinava algum texto, tinha sido preparado pelo editorialista, único funcionário do jornal que tinha saleta no gabinete dele.
Quando o pai Irineu Marinho morreu subitamente, um mês e três dias depois de lançar O Globo, Roberto tinha 26 anos e teve de assumir a administração do jornal, cuja redação era dirigida por Eurycles de Mattos, um grande jornalista baiano.
VENDER O JORNAL – Foi quando despontou a principal qualidade de Roberto Marinho, que garantiu a sobrevivência de O Globo. Ele sabia, como ninguém, vender o jornal… para quem estivesse no governo.
No decorrer da vida, Marinho foi desenvolvendo esse poder de adaptação à política, pagou todas as dívidas deixadas pelo pai e tornou-se cada vez mais importante, devido à qualidade do jornal, que sempre teve excelentes editores.
Em dezembro de 1944, Marinho deu um passo gigantesco e lançou a Rádio Globo para fortalecer seu apoio ao presidente Vargas e depois a Eurico Dutra, Arthur Bernardes, Washington Luís e novamente Vargas. Apoiou a todos.
LIGOU-SE A LACERDA – Em 1952, já era um homem muito rico e inaugurou a sensacional sede nova do jornal e da rádio, no Centro da Cidade, perto da Praça XI.
Dois anos depois, quando Vargas estava balançando, Marinho estrategicamente abriu os microfones da Rádio Globo para o deputado udenista Carlos Lacerda, que passou a demolir o presidente.
Foi a única vez que se viu O Globo na oposição, quando Vargas já não existia. E o jornal só voltaria a ser oposição recentemente, em 2019, quando Bolsonaro reduziu as verbas monstruosas da Organização
NOVA REALIDADE – Vida que segue, diria João Saldanha. Juscelino Kubitschek se elegeu em 1955 e Roberto Marinho soube conviver com a nova realidade. Imediatamente convidou Antônio Vianna de Lima, um dos maiores jornalistas mineiros, para ser editor de Política de O Globo.
Conforme contei aqui, Vianna era lendário por sua coragem. Em 1968, na véspera do AI-5, Marinho quis fazer uma cena na redação, mas Vianna o enfrentou, fazendo com que recuasse.
No entanto, o maior ato de coragem do jornalista ocorrera anos atrás, quando Juscelino sofria ataques incessantes e despropositados de Carlos Lacerda.
ATENTADO A LACERDA – No elevador da Câmara, que funcionava ainda no Rio de Janeiro, Vianna ouvira um deputado dizer que estava armado e iria atirar em Lacerda, caso ele continuasse a ofender JK. E não deu outra.
Lacerda assumiu a tribuna e o deputado, que era militar (capitão ou major, não lembro) posicionou-se diante do orador. Preocupado, Vianna chegou perto e ficou acompanhando a cena. Quando o parlamentar meteu a mão no paletó para apanhar a arma, o jornalista deu-lhe um soco e se atracou com ele. Imaginem confusão que deu. Toda a imprensa cobriu o assunto, mas a melhor reportagem foi de Murilo Mello Filho na “Manchete”, que está disponível na web.
###
P.S. – O que mais me impressionou, na comemoração dos 100 anos de O Globo foram os relatos dos supostos biógrafos de Roberto Marinho, sobre a censura imposta à redação em 1968. Dei belas gargalhadas. Censura em O Globo? Há-há-há! (C.N.)
Trâgicomis,
Já pensou se a jornazista fala “luladrão”….
HA!HA!HA!HA!..
“…Apresentadora chama Bolsonaro de “Bozo” dias após viralizar com discurso pró-nordestinos
https://www.terra.com.br/diversao/tv/apresentadora-chama-bolsonaro-de-bozo-dias-apos-viralizar-com-discurso-pro-nordestinos,3c79701b994ea828ffd86fd0958a9accterp9qom.html?utm_source=clipboard
Sr. Newton
Parece com um caso semelhante com o Bill Gates,
Dizem, que ele nunca foi um especialista em tecnologia , mas sim um ótimo vendedor…
Agora só falta sabe se o Bill deu golpes na praça como o vendedor da Rede Goebells….
aquele abraço.
Sr. Newton
Perguntar não ofende..
Essa pirataria em questão seria aquele que vem do Páis Sanguinário Carniceiro do Pequeno Tirano Ching Ling Pinga….?
“..EUA reclamam de Pix e pirataria e falam até da 25 de Março em investigação sobre o Brasil
Apuração aberta a pedido de Trump vai avaliar práticas em áreas como comércio eletrônico e tecnologia, taxas de importação e desmatamento
https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2025/07/eua-reclamam-de-pix-e-pirataria-e-falam-ate-da-25-de-marco-em-investigacao-sobre-o-brasil.shtml
Sr. Newton.
Veja que interessante
No que dá se aliar ao Eixo-do-Mal.
O Narco-Genocida-Mísogino quer mudar a moeda padrão mundial para o REAL, mas não vai conseguir.
“…Brasil, China e Índia podem ser punidos por negócios com Rússia, alerta secretário-geral da OTAN
O alerta foi feito após Trump ameaçar impor tarifas de 100% sobre produtos russos; anteriormente, ele já havia acusado o BRICS de tentar enfraquecer os EUA e substituir o dólar como moeda global, prometendo aplicar uma tarifa de 10% ao bloco…””
aquele abraço
Mais uma paulada na cabeça do Narco-Pequeno Tirano de Nove Dedos.
“..Brasil pode ser tarifado em 100% por compra de petróleo da Rússia, diz secretário-geral da Otan
Mark Rutte participou de uma reunião com congressistas dos EUA sobre projeto de lei para taxar países que compram derivados do produto. China e Índia também podem ser taxadas.
“…PGR responde a Trump que soberania é inegociável…
Soberania, uma das palavras que já estavam no Museu e foi ressuscitada pela Facção Criminosa e seus faccionados.
Falar em Soberania do Pais com o Pais Sanguinário Totalitário Autoritário Carniceiro do Pequeno Tirano Ditador Ching Ling Pinga no nosso quintal é um atentado contra nossa inteligência…
aquele abraço
Censura em O Globo? Dirão, daqui a 100 anos (?) que o irmão de Lula foi preso em 2025 por roubar velhinhos, segundo algum biógrafo do cachadrão.
Ao que parece a brincadeira do “Rouba Bandeira” da Direita, a patriotada, pela Organização Petista, hipócrita, decadente moral, civilizacional e temporal não deu sobrevida ao inútil, incompetente e tresloucado Lula, que levou o país em rota de colisão com a maior Economia e Democracia, pra se aliar a ditaduras e grupos terroristas medievais, bárbaros e selvagens, absolutamente insignificantes pro Brasil. Aí está o resultado:
https://gauchazh.clicrbs.com.br/politica/noticia/2025/07/governo-lula-tem-43-de-aprovacao-e-53-de-desaprovacao-segundo-pesquisa-quaest-cmd5tv9me00js014jeu11qrew.html
Adotar o enfrentamento inócuo e com o claro resultado de perder o embate, como instrumento de adesão ideológica pela população ao seu projeto de eternização no poder, pra ganhar 4 pontos de aprovação, mostra como a pilantragem coloca seus interesses eleitoreiros, com a bandeira da patriotice, à frente dos interesses do país.
Estes 4% arrependerão muito em breve de apoiar a infantilidade irresponsável da Organização, maximizada pelo seu braço judicial esquizoide, megalomaníco e contraposto ao bom senso e às melhores práticas jurídicas.
Com relação à Ditadura Chinesa poderia extrair alguma coisa pro país, como seu projeto de meio século de desenvolvimento, a superação do dogma supersticioso e extemporâneo do “imperialismo”, o radical combate da corrupção e, o mais importante, a transferência de tecnologia. Mas para quem tem como a expressão do demônio as big techs de ponta, sendo até censuradas pelo seu braço judicial e que querem nos fazer retroceder à Era da Máquina de Escrever, dado seu caráter analógico, sua situação ideológica na década de 80 do século passado e seu neoludismo, desenvolvimento tecnológico não está no seu radar. Não podem prescindir da Indústria da Miséria e Exclusão.
Pós Lava Jato, manter esta oligarquia estatal inútil, cara, incompetente, inefetiva, ineficaz e ineficiente, foi uma nossa opção suicida, ainda que como opção ao bolsonarismo, face ao seu medieval negacionismo científico durante a crise da Covid. Não buscamos uma terceira via e resolvemos ir pro cadafalso inevitável.
Mas finalmente, esperando com toda a paciência budista, assistimos ao começo do fim da bagaça.
A Rede Globo , com sua novelas, acabou com a imagem do empresário. Empresário, na novela , é sempre o vilão que rouba dinheiro e trai a esposa. Na verdade, esta é a imagem do empresário “chapa branca”. O empresário de verdade, é o dono da padaria ( ou da quitanda, ou da escolinha das crianças) , que acorda às seis da madrugada e trabalha 50 horas por semana