
Charge do Laerte (Folha)
Carlos Newton
Há duas décadas, quando disseram que o jornal impresso estava perto de acabar, devido à concorrência da informação via celular, fiz questão de dizer que isso jamais ocorreria, porque há pessoas que transformaram num vício o prazer de ler jornais, saboreando as notícias de manhã cedo, quando estão na privada ou tomando o café da manhã.
Mas isso não existe mais. Os jornais são tão ruins e esquálidos que dá até pena. É triste imaginar que as crianças de hoje jamais saberão o que é de verdade um grande jornal, ou uma revista de primeira qualidade, porque elas são cada vez mais caras e menos rentáveis, tendem a desaparecer.
BIG CLOSE – No desespero tecnológico, os dirigentes dos grandes jornais sonham em transformá-los em emissoras de TV. Agora, no Estadão, além de digitar a matéria, o repórter tem obrigação de aparecer, num big close do celular, lendo o texto que escreveu.
É como se o jornal não acreditasse no texto e obrigasse o repórter a repeti-lo, para ver se há alguma informação disparatada. Fica tudo muito ridículo.
Em tradução simultânea, aos 150 anos, o Estadão sente-se velho e tenta rejuvenescer à força, através desses repórteres híbridos, que fazem jornal e televisão ao mesmo tempo, julgando que estão inventando uma imprensa nova, mas é apenas um simulacro grotesco.
MAIS ELITISTA – Para sobreviver, a imprensa escrita tem de conter o que há de melhor na internet, sendo menos informativa e mais analítica, com destaque à cultura. Ou seja, mais elitista, feita para quem ainda raciocina, como os participantes da Tribuna da Internet.
E como sempre fazemos, vamos divulgar o balanço dos mantenedores da Tribuna da Internet no mês passado. De início, através da Caixa Econômica Federal:
DIA REGISTRO OPERAÇÃO VALOR
08 081157 DEP DIN LOT……..100,00
23 231248 DEP DIN LOT……..230,00
25 251843 DEP DIN LOT……..100,00
30 301235 DEP DIN LOT……..230,00
31 311641 DEP DIN LOT……..100,00
Veja agora as contribuições no Banco Itaú/Unibanco:
01 PIX TRANS JOSÉ FR……………..150,00
02 TED J.ANT.PJ……………………….302,07
14 CXE TRANSF 6142……………….100,00
15 TED 001 4416 M.ACRO………..300,00
31 PIX TRANS. PAULOROB………..100,00
31 TED 033-3591 ROBERSNA……200,00
Agradecendo muitíssimo aos que colaboram na manutenção deste espaço utópico, vamos em frente, sempre juntos, movidos pelo signo da liberdade. (C.N.)
Dom Pedro Il, estadista brasileiro, defendia que “a imprensa se combate com imprensa”. Claro, em situação normal de temperatura e pressão.
Causa espanto condutas amestradas ou adestradas de quase toda imprensa nacional. Diante de enorme desafio de comunicação e captação de mercado publicitário, quando opta por “zona de conforto” perigosa, identificada pela proximidade com o poder público (de ocasião).
Isso, aceitando que o “Teatro das Tesouras”, uma nociva parceria entre partidos políticos, de mesmo viés ideológicos, que enganam a população diante décadas e décadas, aceita adesões as quais paga bem e que se vendem por “trinta dinheiros”.
Trata-se de “um passo à retaguarda” ou “andar de caranguejo’ em detrimento da democracia, liberdade de expressão, independência editorial e comportamentos “comprometedores” em apoio a narrativas de governo, numa espécie de “chapa branca”, da qual se orgulhava Joseph Stalin ao afirmar “a imprensa é a arma mais poderosa no nosso Partido”.
O descaramento tem sido tanto que um jornalista (mediador) em rede nacional de televisão durante uma sabatina a candidato presidencial (última e decisiva), afirmou sobre o candidato do Partido dos Trabalhadores, condenado em três colegiados da justiça: “O senhor não deve nada à Justiça”.
Ora, a importante e maior emissora de televisão do Brasil sempre soube que o processo foi anulado por incompetência territorial e que NUNCA houve absolvição.
Uma falsa informação, sem provocação, demonstrando ausência de imparcialidade na campanha eleitoral, falta de apego a verdade, cinismo. Lula teve processos anulados por erros processuais, como a incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba para julgar os casos.
São reiterados comportamentos caracterizados pela descrença na sinceridade e nas boas intenções dos outros, frequentemente acompanhadas de sarcasmo e desdém pelas normas sociais e respeito aos assinantes, leitores, etc.
Uma vergonha que tem se replicado por vários cantos…
Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados disse Millôr Fernandes.
Curtinhas
PS.: Desconfie sempre do que noticia a imprensa escrita em palavra.
A caneta de um mau jornalista, pode fazer tanto mal quanto um bisturi na mão de um mau médico.
Meu Nome é: “ENÉAS CARNEIRO”
(Enéas Carneiro)
PS. 02: MEC não atinge meta e seis Estados retrocedem na alfabetização de crianças.
(Coluna Cláudio Humberto, 28/07/2025)
PS. 03: Zero pressa
Pode esquecer quem pensa que Lula se preocupa em resolver o tarifaço dos Estados Unidos. Tracking do Planalto aponta que a disputa deu uma amenizada na altíssima reprovação do presidente.(Coluna Cláudio Humberto, 28/07/2025)
PS. 04: Ofuscado por Moraes, Barroso pode deixar STF por embaixada
Presidente do Supremo ocuparia embaixadas de Roma ou Paris, facilitando rentáveis eventos acadêmicos na área do Direito.
(Coluna Cláudio Humberto, 06/08/2025)
Não sei se o que temos hoje, pode ser chamada de grande imprensa. Eu chamaria de prostimprensa, uma mistura de prostituta com imprensa
A imprensa não acaba nunca, mas ao final o resto que permanece é a que atende aos interesse do ditador comunista de plantão.