Barroso começa a mudar o tom e já admite Congresso aprovar a anistia

Charge do Mário Jorge (dito & feito)

Pedro Augusto Figueiredo e Bianca Gomes
Estadão

Uma fala do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, durante palestra fechada no Mato Grosso, foi interpretada por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro como um sinal de que o STF pode considerar a possibilidade de não interferir ou reverter a eventual aprovação de uma anistia ao ex-presidente, aos demais réus no inquérito da tentativa de golpe e aos condenados pelo 8 de Janeiro.

Segundo relatos de presentes ao evento em Cuiabá (MT), ouvidos pela reportagem do Estadão, Barroso disse que do ponto de vista jurídico, anistia antes de julgamento é uma impossibilidade.

EXPLICAÇÃO – “Não houve julgamento e nem houve condenação. A manifestação de colegas do Supremo sobre isso é por se tratar de uma questão jurídica, não se anistia sem julgar”, afirmou o presidente do Supremo. A assessoria de imprensa do STF confirmou a fala do presidente da corte, mas disse que não comenta nenhuma avaliação. Segundo relatos dos presentes ao evento, o ministro

Ainda durante a palestra, Barroso afirmou que depois do julgamento, o pedido de anistia passa a ser uma questão política. “Questões políticas vão ser definidas pelo Congresso. Não estou dizendo que acho bom, nem que acho ruim, nem que deve fazer e nem que não deve”, continuou o presidente do STF.

Duas pessoas presentes no evento disseram que Barroso também declarou que a anistia poderia ser um fator de pacificação. O STF não confirmou esse ponto. O evento foi promovido pela Associação Mato-grossense de Magistrados e realizado no auditório da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso.

PAPEL DO CONGRESSO – Na interpretação de um importante interlocutor de Bolsonaro, a declaração de Barroso dá autonomia para a Câmara dos Deputados e o Senado Federal tocarem o que descreveu como remédio político para o imbróglio envolvendo o ex-presidente.

A ação penal contra Bolsonaro é citada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um dos motivos para as sanções contra o Brasil, o ministro do STF, Alexandre de Moraes, e a revogação dos vistos de outros integrantes do Supremo.

Na semana passada, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse em entrevista à GloboNews que não há clima na Casa para aprovar uma anistia ampla, geral e irrestrita aos envolvidos no 8 de janeiro e na tentativa de golpe de Estado. Porém, afirmou que pode ser discutido um texto para reavaliar penas que possam ser interpretadas como exageradas.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Com essa fala de Barroso, na condição de presidente do Supremo, vai aumentar muito a pressão sobre Hugo Motta e Davi Alcolumbre. Comprem pipocas, porque o Ibope será alto. (C.N.)

15 thoughts on “Barroso começa a mudar o tom e já admite Congresso aprovar a anistia

  1. Sr. Newton

    Será que vamos ter uma “Guerra Santa Talebanjélica no Bostil..??

    Vai ser demais da conta.’

    Não vão me calar. Sou um líder religioso’, diz Malafaia ao ser alvo da PF…

    aquele abraço

    Esta semana o frio deu uma trégua..

    Sol já está no ar…..

    • Convenhamos: Há de estar muito doente o sujeito que nã o credita todos esses continuados destrambelhados andamentos como oriundos de um criminoso “Evento de Falsas Bandeiras”, dos corruptos em “sangria” pela “Lava-Jato”, numa bestial guinada de 360° !
      Onde isso vai parar? O epílogo com os consequentes desmantelamentos de instituições e sumárias dificuldades e bancarrotas terá sido arquitetado propositadamente, por assim expostos traidores de um indefeso Brasil?

  2. Sr. Newton,

    Alguns anos atrás, estava eu, este cidadão da 4a. Série caminhando pelas Avenidas da Rede, e encontrei algo bem interessante…..

    Passei por ruas escuras e com aqueles armários cheios de esqueletos bem guardados do famoso caso do Escândalo do Banestado, um dos maiores lamaçais de corrupção da Era da Rainha da Corrupção, Vossa Majestade Comuna-Fabiana, Dona Fernandola Henriquetta Calopsita II…., onde hoje, calculado com tudo, seria no valor de trilhões que vazou sem impostos….

    Na lista de “famosos” e não famosos” encontrei algumas pessoas que hoje estão nos altos escalões da politicalha bostileira.

    E um dos nomes me chamou atenção, entre um esqueleto e outro, é um dos Sinestrecos do Regime Soviético do Supra-Sumo Supremo dos Deuses do Olimpo…

    E quem é ele, quem, quem, quem,

    Aguardem cenas dos próximos capítulos….!

    PS..

    Encontrei dois nomes também interessantes, um dos ratos já não está mais aqui no Plano Terrestre, foi prestar contas com a Churrasqueira do Juizo Infernal, e era muito ligado a Rainha da Corrupção…..

    o outro nome ainda continua na ativa comendo muito queijo holandês por ai, hoje se tornou multi-bilionário,

    aquele abraço…

    • onde hoje, calculado com tudo, seria no valor de trilhões que vazou sem impostos….

      Muitos bilhões roubados dos cofre públicos….

      Quer dizer, roubaram meu dinheiro e ainda enviaram pra fora sem pagar impostos…

      Demais essa Rainha, uma “jênia” do Mal….

  3. Juiz Frank Caprio faleceu ontem ( 20/08/2025 ) aos 88 anos após uma longa luta contra o câncer de pâncreas. Conhecido pelo programa Caught in Providence, ele atuou por quase quatro décadas como juiz chefe municipal em Providence, Rhode Island, EUA e tornou-se querido por sua bondade, empatia e momentos memoráveis no tribunal.
    Fonte: “Curiosidade Infinita”
    Adendos, em: https://youtu.be/p_YWXWEPb74?si=MczC9RHbMAaktVVH

  4. “Não se anistia sem julgar”

    Mas a lei permite o HC preventivo. Na verdade, tudo isso se trata de um processo em que não foi respeitado o princípio do juiz natural. Lula, o Larápio foi julgado primeiramente na 13ª Vara Federal de Curitiba, na condição também de ex-presidente. Mas os mal intencionados nunca quiseram respeitar o princípio para forçar uma maneira de dar a palavra final imediatamente sem dar mais chances ao réu.

    Nulidade absoluta deveria ser decretada, mas a parcialidade e a empáfia impedem isso. O que deve fazer uma pessoa a ser condenada nestas circunstâncias ? Pedir ajuda externa, posto que não mais chance alguma neste narcoestado.

  5. Senhor Carlos Pereira , acredito que se os congressistas Brasileiros parassem de a todo momento e instantes de ” elaborarem ou modificarem ” as ” LEIS DO BRASIL ” , a seu bel-prazer e conveniência na base da má-fé , certamente não estaríamos nesse impasse de falta legitimidade no uso dessas leis e tomadas de decisões pelos juízes tanto do STF , quanto pelos juízes dos demais tribunais do país , dando fim nessa balbúrdia provocadas pelos próprios legisladores Brasileiros das três esferas de governos , ou seja , estaduais , federal e municipais , incorrendo na deslegitimação de suas próprias legislaturas , ao impedirem deliberadamente a legitimidade e a perenidade das leis do país.

    • Senhor JCC, excetuando um ano e pouco de Temer e mais quatro de Jair, são mais de 17 anos com vocês. Seu pé está ferido, procure um médico.

      Por derradeiro: os congressistas não revogaram o princípio do juiz natural,, previsto na CF88, mas o judiciário infame, na pessoa dos amorais, desrespeitaram a constituição. Repito: é um processo absolutamente nulo. E se não se consegue removê-lo aqui dentro deste narcopaís, os prejudicados podem e devem apelar a qualquer outro país que possa restabelecer o devido processo legal.

  6. Senhor Carlos Pereira , lembre-se que a fonte de alimentação de todos esses ditos desvios legais por parte dos juízes do STF e dos demais tribunais do Brasil , são exatamente os congressistas Brasileiros , sendo com toda certeza eles não tem interesse algum em dar um basta nesses impasses e aberrações legais que eles mesmos criaram , vide dilemas dos congressista frente a extinção do instituto do ” foro privilegiado ” , que na verdade os parlamentares querem impunidade plena e não responderem por seus crimes .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *