Não esperem grandes resultados do próximo encontro de Trump e Lula

Análise: Rota de colisão entre Trump e Lula põe em xeque a democracia  brasileira

Reprodução do Arquivo Google

Carlos Newton

O próximo encontro entre os presidentes Donald Trump e Lula da Silva será uma nova versão do Maior Espetáculo da Terra, sem a direção de Cecil B. DeMille. Apenal um confronto de dois governantes egocêntricos e despreparados, ambos em final de carreira, já com certificado de validade vencido – ambos com 79 anos.

Apesar das evidentes deficiências causadas pela senilidade, ambos se consideram em condições de governar para sempre, porque sonhar ainda não é proibido nem paga imposto.

CONVERSA VIRTUAL – A reunião deve acontecer na semana que vem, segundo Trump, certamente por telefone ou videoconferência, e não deve resultar em nada.

É inimaginável esperar que Trump desista de perseguir Alexandre de Moraes, logo após atingir novamente o ministro do Supremo, ao colocar a mulher dele sob o rigor da Lei Magnitsky.

Da mesma forma, como conceber que Lula abandone a defesa da soberania e do nacionalismo justamente quando as pesquisas (ah, as pesquisas…) indicam que essa bandeira de luta faz com que ganhe facilmente a eleição de 2026, vitória que o transformaria no mais velho político já eleito presidente (em países democráticos, claro).

CEDER É PRECISO – Para haver um mínimo de avanço nesta reunião, pelo menos um dos presidentes teria de ceder em alguns dos quesitos, digamos assim. Aliás, o ideal seria que os dois recuassem um pouco, embora isso seja improvável, em função das deformadas superdimensões dos superegos deles.

De qualquer jeito, foi um avanço o fato de os dois terem se cumprimentado nos bastidores da ONU. Para quem esperava rugidos e rosnados, soou reconfortante.

Fica demonstrado que a filial Brazil já é uma das nações mais importantes do mundo e não pode ser tratada como um dessas sucursais de terceira classe que abundam na órbita da matriz USA. Por fim, sem a menor dúvida, Lula marcou um belo ponto nesse episódio do encontro que ainda não aconteceu.

27 thoughts on “Não esperem grandes resultados do próximo encontro de Trump e Lula

  1. “Tratamento agradável” de Laranjão a Barba no rápido encontro de ontem

    Laranjão costuma tratar babacas que mal conhece de forma “expontânea” desde quando era corretor de imóveis. Uma lábia de vendedor.

    Fez o mesmo com o ex-mito, que passou adiante a fake News de que Laranjão era um grande amigo seu, quando na verdade Laranjão nem sabia exatamente quem ele era.

  2. O feliz ‘esbarrão’ de Lula em Laranjão e a desilusão bolsonaristas

    O ‘agradável encontro de Laranjão e Lula’, porém, causou uma grande tristeza no clã Bolsonaro, nos bolsonaristas e bolsotários em geral, que se sentiram como se Laranjão tivesse dado descarga e lançado todos eles no esgoto.

  3. Sr. Newton

    Este é o Brasil Comuna que o Maior Ladrão do Meu dinheiro que o Mundo Já viu e sua Rede de Propaganda do Regime Soviètica querem…(red goebbells, foice, estadinho, lixuol.)…

    Abaixo da média, Brasil fica entre os piores em ranking global de matemática

    Esta é a primeira vez que o Brasil participa do ranking do Timss, que avalia o desempenho de estudantes do 4º e 8º anos do ensino fundamental

    https://www.cnnbrasil.com.br/educacao/abaixo-da-media-brasil-fica-entre-os-piores-em-ranking-global-de-matematica/#google_vignette

    PS.

    Sr. Newton, é por essas e outras que o Narcola inventa números nas suas vomitadas diárreias quando está no palanque..

    Narcola não sabe fazer uma contas simples de matématica 1+1 …

    aquele abraço

  4. Não esperem grandes resultados do próximo encontro de Trump e Lula

    Arregão, amarelou, pipocou, flatulou na farofa de novo…..

    Sr.. Newton

    Assistiu a entrevista do Narcola na BBC.?

    A jornalista perguntou para o Narcola várias vezes o motivo dele não ligar para o Trumpete.

    Narcola mostrou seu lado de Pai da Enrolação e Mentira..

    Enrolou, enrolou, enrolou , repetiu o que já disse, mentiu como sempre, enrolou de novo e não respondeu a pergunta da jornalista…

    esse é o Grande Lider Mundial dos Jumentos…..

    Lider Mundial da Cachaça e Corrupção….

    aquele abraço

  5. Sr. Newton

    Demorou , mas voltamos ao assunto da Maior Escravização do Século XXI. a nefasta, famigerada, carcomida, putrefa, CLT…

    Essas crianças são espertas demais…”eh!eh!eh”eh.

    “..Se tudo der errado, viro CLT’: o que está por trás da aversão dos jovens ao trabalho com carteira assinada

    Crianças e adolescentes associam modelo a rotina dura, com ônibus lotado e bronca de chefe, enquanto influenciadores aproveitam para vender ideia de sucesso fácil na internet.

    https://g1.globo.com/trabalho-e-carreira/noticia/2025/05/24/medo-jovens-clt-o-que-esta-por-tras.ghtml

  6. “Fica demonstrado que a filial Brazil já é uma das nações mais importantes do mundo e não pode ser tratada como um dessas sucursais de terceira classe que abundam na órbita da matriz USA. Por fim, sem a menor dúvida, Lula marcou um belo ponto nesse episódio do encontro”.
    Incrível, como parte da imprensa brasileira ainda carrega esse ‘ranço’ do complexo de vira-latice”. Assisti isso ontem no JN e agora aqui, também na TI, assinado também pelo “cenil” CN KKKK. Viva XANDÃO, viva Luís Inácio LULA da Siiiiiiiiiillllllvvvva! (brasileiríssimo)

    • Mais um ataque covarde de um demônio comunista petralha contra o Editor-Chefe. que adora balançar os ovos de codorna enrugados do Maior Ladrão do Meu Dinheiro que o Mundo Já viu….

      E como bom analfabeto de pai e mãe ,igual ao ídolo não sabe escrever a palavra “senil”…e “Brasil”.

      Lambão, para teu governo, ops, errei, teu desgoverno, o Editor-Chefe é um idoso de 80 anos que ainda produz para este País ,
      na escala de 7×0.

      Ao contrário de muitos vagabundos , morféticos, lazarentos……..

    • Daniel, além da demonstração clara de que você não entendeu nada do que o nosso editor escreveu no post, seu ataque despropositado, grosseiro, covarde e errado ao editor chefe de um blog, no mesmo blog cujo mesmo editor chefe teve a integridade de publicar o lixo que você escreveu, demonstra seu absoluto despreparo para discutir qualquer assunto. Discordo muitas vezes do que o meu amigo Carlos escreve, como também concordo muitas mais, e vejo com alegria que ele ainda tem, se Deus quiser, muito mais anos de boa escrita se seguir a inspiração do grande jornalista do qual foi um dos melhores colaboradores e companheiro de lutas, o Hélio Fernandes, que até os cem anos fez sua voz ecoar nas consciências de seus leitores.

      • …”vejo com alegria que ele ainda tem, se Deus quiser, muito mais anos de boa escrita”…tomara!
        Gosto muito dos artigos do CN e dos comentários no final da maioria dos artigos.

  7. …..’SENIL’; teclado americano, ‘quando ví, já era’ kkkk. Gostei do “demônio comunista petralha”. O “Barba”, é um “Agente Duplo”, provou como saber governar um Grande País, Já o “Capitão, que se dizia patriota”, só fêz merda e lambe botas.Viva a DEMOCRACIA.!

    • “,,,Mas a idade avança, Lula já não diz coisa com coisa, chamou o Macron de Sarcozy, e o partido já está perdendo o respeito, o que é um erro, porque o PT acaba assim que Lula for desta para a melhor, como se dizia outrora. (C.N.)

      Quando a Profecia se cumprir vai chorar muito e com certeza vai rasgar o ás de copas….

    • Só renunciou aos 87 anos o grande líder na aplicação da Doutrina Social da Igreja Católica na Alemanha destruída pelo nazismo.

      Vale lembrar que tal doutrina também viceja em nossa Constituição CIDADÃ de 1988 também elaborada após período autoritário arenomilitar.

      Vale lembrar que Simone Tebet está se dando muito bem para si, para o MDB e para o Brasil.

      • UOL – O melhor conteúdo
        Assine
        Topo
        UOL Confere
        Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos

        UOL Confere
        PT assinou Constituição de 1988, ao contrário do que diz Bolsonaro em live
        11.ago.2022 – PT votou contra o texto final, mas assinou a Constituição – Arte/UOL
        11.ago.2022 – PT votou contra o texto final, mas assinou a Constituição
        Imagem: Arte/UOL
        Isabela Aleixo
        Do UOL, em São Paulo

        11/08/2022 21h36

        O presidente Jair Bolsonaro afirmou em sua live semanal desta quinta-feira (11) que o PT não assinou “a carta à democracia de 88”, em referência à Constituição Brasileira, e criticou a adesão do partido à carta em defesa da democracia lida hoje na Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo).

        O que disse Bolsonaro? Com um exemplar da Constituição nas mãos, o presidente questiona: “Alguém discorda que essa daqui é a melhor carta da democracia? Alguém tem dúvida? Acha que outro pedaço de papel qualquer substitui isso daqui? Então vamos lá, já que o símbolo máximo do PT assinou a carta juntamente com sua jovem esposa, eu pergunto, o PT assinou a carta de 88?”. Em seguida, complementa:

        Continua após publicidade

        O PT assinou a constituição de 88? O pessoal faz uma ronda agora sobre carta à democracia para tentar atingir a mim, mas a bancada toda do PT não assinou essa carta à democracia em 88 e agora quer assinar essa cartinha à democracia?

        Relacionadas

        Debate no RJ: É falso que Castro reagiu ‘no 1º momento’ a cargos secretos

        Vacinas, eleições e cloroquina: 8 mentiras de Bolsonaro no Flow Podcast

        Conheça o método de checagem e a política de correções do UOL Confere
        A informação é falsa. Os deputados constituintes do PT foram orientados a votar contra o texto, mas a assinar a Constituição. Todos os 16 assinaram o texto.

        O UOL Confere considera falso conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva

        A Constituinte. O PT teve 16 deputados na Constituinte em 1987, quando a Constituição de 1988 foi elaborada. Entre eles, o próprio Lula, líder do partido na assembleia.

        Lista de deputados constituintes do PT:

        Benedita da Silva – PT/RJ
        Eduardo Jorge – PT/SP
        Florestan Fernandes – PT/SP
        Gumercindo Milhomem – PT/SP
        Irma Passoni – PT/SP
        João Paulo – PT/MG
        José Genoíno – PT/SP
        Luiz Gushiken – PT/SP
        Luiz Inácio Lula da Silva – PT/SP
        Olívio Dutra – PT/RS
        Paulo Delgado – PT/MG
        Paulo Paim – PT/RS
        Plínio Arruda Sampaio – PT/SP
        Virgílio Guimarães – PT/MG
        Vítor Buaiz – PT/ES
        Vladimir Palmeira – PT/RJ

        Alckmin estava lá. Hoje candidato a vice de Lula, Geraldo Alckmin também foi um deputado constituinte, mas pelo PMDB à época. A Constituição foi promulgada em 5 de outubro de 1988 e os nomes dos dois constam no documento.

        Voto contrário. Lula foi crítico ao texto e orientou a bancada do partido a votar contra a Constituição, mas a assiná-la. É o que consta em registro do discurso do petista em 22 de setembro de 1988, dia em que o texto final foi votado.

        Dos 16 deputados do PT, 15 votaram “não” para o texto final. Apenas João Paulo votou “sim”. A redação foi aprovada por 474 votos favoráveis, 15 contrários e 6 abstenções. A lista da votação pode ser conferida na página 65 da ata da 340ª Sessão da Assembleia Nacional Constituinte em 22 de setembro de 1988. A última edição do Jornal da Constituinte, do dia 5 de outubro de 1988, diz que apenas quatro deputados não assinaram a Constituição: Jessé Freire (PFL-RN), Felipe Cheide (PMDB-SP), Mário Bouchardet (PMDB-MG) e Ivan Bonato (PFL-SC). A partir da página 54 a edição exibe fotos dos deputados constituintes assinando o documento.

        O que disse Lula. “Ainda não foi desta vez que a classe trabalhadora pôde ter uma Constituição efetivamente voltada para os seus interesses. Ainda não foi desta vez que a sociedade brasileira, a maioria dos marginalizados, vai ter uma Constituição em seu benefício”, afirmou.

        “É por isto que o Partido dos Trabalhadores vota contra o texto e, amanhã, por decisão do nosso diretório – decisão majoritária – o Partido dos Trabalhadores assinará a Constituição, porque entende que é o cumprimento formal da sua participação nesta Constituinte”, concluiu Lula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *