
Charge do Cláudio Mor (Folha)
Vicente Limongi Netto
Analistas políticos pegos de calças e saias justas com a revelação de Tarcísio de Freitas de que disputará a reeleição. Sábios da GloboNews, com a arrogância habitual, tiveram que aceitar o tranco. Com argumentos rasos e tentativas patéticas de explicações razoáveis. Apelando para rumores e disse me disse.
A decisão de Tarcísio causou espanto a todos. Menos para este veterano e calejado repórter. Nessa linha, recordo o que escrevi na Tribuna da Internet, dia 10 de setembro:
“O plano B de Tarcísio de Freitas é ser reeleito governador ou ser eleito senador. Fica melhor para o figurino dele. Tarcísio é novo e capaz. Não precisa, politicamente, do clã Bolsonaro para rigorosamente nada. Tarcísio, vá devagar ao pote. Para não ficar sem o mel e a cabaça. O apressado come mal e cru. Cabeça é para ser usada. Não apenas para colocar bonés de Trump”.
IRRESPONSABILIDADES – O Jornal de Brasília contribui com bom e vigilante jornalismo, revelando irresponsabilidades dos motoristas no tumultuado trânsito da capital. Nessa linha, na edição do dia 29, o jornal revela que “a falta do uso de seta cresce 88% no DF”.
Muitos acham que a seta é enfeite. Serve como brinco. De maneira geral, os números medonhos mostram que a esmagadora maioria dos cidadãos deixa os neurônios em casa, quando entra no carro e pega o volante.
As cenas patéticas de trapalhadas são perigosas, diárias e constantes. Ultrapassam pela direita. O pior, alguns em alta velocidade.
MUITAS INFRAÇÕES – É um festival demaus motoristas. Alguns estacionam o carro trancando os outros, e deixam freado ou até engrenado, somem no mundo.
Desrespeitam as faixas de pedestres; colam o carro na traseira do outro, com farol alto; dirigem lanchando, falando no celular e tablet; é quase absoluta a falta de educação com vagas para idosos e deficientes; malucos e surdos com som fora dos padrões.
Outro tipo de fofos irresponsáveis dirige com cãozinho no colo. Exibicionistas colocam o braço para fora do carro. Querem mostrar o relógio novo, mesmo que possam perder o braço. E há aqueles que não usam o cinto de segurança. Seguramente, o pior exemplo de péssimo motorista.
BOA NOTÍCIA – O SESC-DF anunciou que será inaugurado em setembro de 2028 o maior Centro Cultural já construído pela importante entidade do Sistema S.
Localizado na Asa Norte de Brasília, o investimento será de 150 milhões de reais. O povo de Brasília merece mais cultura e menos politicagem.
Ainda não foi dessa vez que o ex-mito autorizou Tarcísio, seu fantoche, a lançar candidatura a presidente da República. Cargo que o ex-presidente ambiciona, ele próprio, ocupar novamente, seja por eleição ou dando golpe.
Prezado Limongi. As más línguas , nas bocas de Matildes e Ariobaldos lá pelos lados de São Paulo, dizem que Tarcínico, o governador nascido no Rio, Trumpista e bolsonarista só pensa naquilo: se tornar presidente.
Desgastado depois de discursar raivosamente no sete de setembro ao lado do capelão religioso do Bolsonaro, até desacreditando da Justiça e atirando contra o ministro Alexandre, pois bem, diante das críticas do empresariado da Paulicéia desvairada, tirou o pé do acelerador, combinando com o seu guru, Gilberto Kassab, uma águia da política, que somente ano que vem, voltará com força total na campanha rumo ao Planalto.
Entendeu, que o campo político se encontra minado e percebeu que estava abandonando o governo de São Paulo, após o apoio velado ao tarifaço de Trump. Enfim, uma tragédia política atrás da outra,demonstrando sua incapacidade de seguir em frente sem o comando de Bolsonaro, por isso tem visitado o réu em prisão domiciliar na Capital todo mês para receber instruções de como agir sem contrariar o painho. Tô até com peninha do Tarcísio cínico, que não consegue caminhar com as próprias pernas.
O Brasil não merece os políticos dessa nova safra, podres e incultos.
Limongi você sempre antenado com os mais trágicos problemas brasileiros. Aqui na minha cidadela que me coube no mundo, a cidade maravilhosa, o Rio de Janeiro, sofre no trânsito a mesma desordem do trânsito de Brasília:
Virou moda dirigir, falar e teclar no celular. A seta para a direita e para a esquerda se tornou mero detalhe, muito pouco usado, inclusive nas estradas em direção a Região dos Lagos.
As motos se tornaram um perigo, circulando pelas calçadas e na contramão com as buzinas infernizando nossos sensíveis ouvidos, sem falar o desrespeito ao sinal vermelho
Resultado: Aumentou os acidentes de moto no Rio e frequentemente, quase diariamente aquela cena do tá lá um corpo estendido no chão, nas calçadas e no asfalto deixando as famílias enlutadas e tristes.
Não há o que fazer, porque falta fiscalização do Poder Público, que há muito tempo abandonou o cidadão carioca ao Deus dará e se virando como puder.
Entre criticas, afagos e louvações sempre vai haver espaço para se acorrentar desafetos ideológicos ao pelourinho da própria consciência.
A Direita acorrenta a Esquerda e a coloca no labirinto da corrupção, a Esquerda também coloca a Direita no labirinto da corrupção e do golpismo exacerbado.
O Centrão, esperto como ele só, fica sugando o país na aba ora da Direita, ora da Esquerda e lá vamos nós a caminho do cadafalso ao som de Miles Davis.
Roberto Nascimento, continuemos navegando nas águas das verdadeiras considerações. Com apreço pelo bem comum, repudiando a má fé e o delírio dos que não admitem a admiração mútua, baseada
no respeito e na grandeza de atitudes.