/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/y/T/BWNyEWTaGHh8J1zCk3bA/112144085-pa-brasilia-df-27-08-2025-jair-bolsonaro-tem-monitoramento-policial-reforcado-ex-pre.jpg)
Advogados dizem que ida a prisão representa ‘risco de vida’
Daniel Gullino
O Globo
A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro solicitou nesta sexta-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) a concessão de uma “prisão domiciliar humanitária”. O pedido tenta se antecipar a uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, que pode determinar o cumprimento da pena a qual ele foi condenado no Complexo Penitenciário da Papuda.
Os advogados de Bolsonaro afirmam que ainda irão apresentar com recursos contra a condenação, especialmente os chamados embargos infringentes, mas anteciparam o pedido devido a notícias de que Moraes pode determinar a ida do ex-presidente a uma prisão.
CARÁTER PREVENTIVO – Bolsonaro está desde agosto em prisão domiciliar, mas em caráter preventivo, devido a descumprimento de medidas cautelares. Segundo sua defesa, uma alteração “terá graves consequências e representa risco à sua vida”.
Foram anexados diversos laudos médicos identificando problemas de saúde do ex-presidente, que incluem um câncer de pele, infecção pulmonar, esofagite, gastrite e complicações da facada que ele recebeu em 2018, durante a campanha eleitoral.
“Revela-se fundamental a necessidade de infraestrutura adequada para a administração de medicamentos e realização de consultas e avaliações médicas regulares, inclusive em caráter de emergência”, argumentam os advogados. A defesa citou prisões domiciliares humanitárias concedidas por Moraes, como a do ex-presidente Fernando Collor, em maio deste ano.
ACÓRDÃO – Na terça-feira, foi publicado o acórdão do julgamento que rejeitou o recurso de Bolsonaro contra sua condenação na ação penal da trama golpista. O documento oficializa o resultado e abre o prazo para a apresentação de novas contestações. Pela jurisprudência do STF, o início do cumprimento da pena pode ocorrer após a negativa desses novos recursos. O ex-presidente foi condenado a 27 anos e três meses de prisão.
Na petição apresentada nesta sexta, os advogados de Bolsonaro adiantam que irão apresentar os embargos infringentes, tipo de recurso utilizado para tentar reavaliar o resultado do julgamento. “Já é necessário registrar que a defesa pretende entrar com os recursos cabíveis, especialmente os embargos infringentes e eventuais agravos”, afirmaram.
O entendimento do STF é de que esse recurso só pode ser apresentado contra decisão de uma turma quando houve dois votos pela absolvição. No caso de Bolsonaro, houve apenas um, do ministro Luiz Fux. A defesa afirma que conhece essa jurisprudência, mas que mesmo assim insistirá na apresentação com base na Convenção Americana sobre Direitos Humanos, também chamada de Pacto de São José da Costa Rica.
LARANJÃO LARGOU O EX-MITO PARA TRÁS
LARANJÃO CITOU O EX-MITO QUANDO IMPÔS O TARIFAÇO SOBRE PRODUTOS BRASILEIROS EXPORTADOS PARA OS STATES.
MAS AGORA, AO REVOGAR A EXORBITANTE TARIFA DE 40%, LARANJÃO CITA BARBA, QUE SURFA NA ONDA.
E COMO FICAM O BANANINHA, O CLÃ E O EX-MITO SEM O ‘APOIO’ DE LARANJÃO (QUE DIZIAM TER) PARA ANISTIA, PEC DA BLINDAGEM E O ESCAMBAU.
___________
CONTINUA, PORÉM, O TARIFAÇO NO SETOR INDUSTRIAL, EM MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS, TÊXTEIS E SAPATOS.
INDÚSTRIA DE SANTA CATARINA, POR EXEMPLO, SEGUE TAXADA E PREVÊ PERDA DE 19 MIL EMPREGOS.
SC VOTOU EM PESO NO EX-MITO E OLHA AÍ O QUE GANHOU.
E VAI GANHAR AINDA O PARAQUEDISTA CARLUXO COMO CANDIDATO A SENADOR.
NINGUÉM MERECE.
MAS DIZ O DITADO POPULAR: “QUEM DORME COM PORCOS FARELO COME”.
Pega fogo cabaré!
O Ramagem, apesar de proibido de deixar o Brasil (com passaporte cancelado por ordem do ministro Alexandre de Moraes), fugiu para os EUA (vistado em Miami) e, mesmo assim, conseguiu votar remotamente na votação do PL Antifacção (provavelmente o PL 4.745/2021 ou similar, com substitutivo do deputado Guilherme Derrite, que altera regras para combate a organizações criminosas). O ponto central é a autorização da Câmara dos Deputados para troca de chip institucional, ativação de roaming internacional e pacote de dados (40GB para as Américas) no dia exato da votação (18/11/2025), o que facilitou o voto à distância sem justificativa de missão oficial. Isso expõe supostas falhas institucionais e descumprimento de decisões judiciais, gerando acusações de “acobertamento” pela Mesa Diretora da Câmara.
Agora, a vaca vai pro brejo e o motinha, vai dançar bonito.
Quem deu o chip ao ramagem?
Vão acabar descobrindo e aí, alguém vai se lascar!
Quem seria o ousado intrépido?
José Luis
Clã do ex-mito avisa: ou dá a vaga ou vira inimigo
Herdeiros do ex-mito abrem crise com aliados para provar que a direita ainda depende do aval e dos votos da família para sobreviver.
Os filhos do ex-mito parecem ter combinado um ataque coordenado: é hora de enquadrar os governadores que devem seus mandatos à onda bolsonarista.
Em um movimento de pura sobrevivência política — e notável arrogância —, Bananinha e Carluxo deixaram claro que a “família” não aceitará ser coadjuvante em 2026, nem que para isso precisem atropelar a autoridade nos estados.
Bananinha segue sua temporada nos EUA — onde arrumou para o próprio país um tarifaço — e segue com a mira voltada para Tarcínico.
A queixa pública de que Tarcínico viaja para os EUA e articula sem nem “se sentar à mesa” com um representante do clã é apenas a ponta do iceberg.
O recado é sempre a negociação de uma herança eleitoral: seu pai é o “dono dos votos”, e ele exige o que a família considera seu por direito “divino”: um lugar na chapa presidencial.
Tarcínico, refém do eleitorado que o elegeu, vive o drama de ter que governar com a faca da “traição” constantemente em seu pescoço.
Se em SP o jogo é de pressão, em SC beira o surrealismo. Carluxo, vereador carioca que mal conhece o estado do sul, decidiu que será senador pelos catarinenses.
A audácia do Carluxo ignora qualquer lógica federativa: ele avisa ao governador Jorginho que “papai mandou”, e que isso é ponto pacífico.
Não satisfeito em ser um paraquedista em território alheio, Carluxo ainda quer ditar a segunda vaga da chapa, vetando aliados históricos locais em favor de bolsonaristas raiz. É a desmoralização completa de Jorginho.
A “Primeira Família” age como se os estados fossem capitanias hereditárias de seu pai.
Para eles, governadores eleitos são meros gerentes que devem obediência ao dono da marca.
Resta saber até quando Tarcínico e Jorginho aceitarão engolir a seco os caprichos de uma prole que, sem o sobrenome do pai, teria dificuldades em se eleger para síndico de prédio.
Metrópoles, Opinião, 21/11/2025 08:51 Por Alice Rabello / Ricardo Noblat
Senhor Carlos Newton , que tal o senhor montar uma comissão para irem inspecionar as condições de saúde de todos os mais de três mil presos no Presídio da Papuda , que se enquadrem nesse pacote mirabolante de doenças para todo gosto que atribuem ao ex-presidente e condenado Jair Bolsonaro ser portador , sendo que com toda certeza o condenado comprou esses ” diversos laudos médicos identificando problemas de saúde , câncer de pele, infecção pulmonar, esofagite, gastrite e complicações da facada que recebeu em 2018 .
ANTES ARROGANTE, PREPOTENTE E AUTORITÁRIO, O EX-MITO É HOJE A IMAGEM DE UM RELES FRACASSADO.
COMO NÃO CONSEGUIU DAR O GOLPE – PARA SER DITADOR – E NEM SER ANISTIADO – TALVEZ PARA TENTAR NOVAMENTE -, VAI PRESO PEDINDO CLEMÊNCIA HUMANITÁRIA AO XANDE, QUE TANTO ATACOU.
“MUITO BARULHO POR NADA”
Essas desculpas esfarrapadas e pedidos ao juiz de “ prisão domiciliar humanitária ” , é um verdadeiro desrespeito , escarnio e cara de pau dos advogados do ex-presidente e condenado Jair Bolsonaro .