Venezuelanos não tinham soberania, porque Maduro já havia sequestrado

Assessor de Segurança Nacional de Trump direciona foco contra Maduro

Charge do Pinilla (Portal Terra)

Vicente Limongi Netto

Fico honrado e feliz por saber que o experiente jornalista Alexandre Garcia, lúcido analista, versado também em política externa (Correio Braziliense –   07/01), concorda com meus argumentos sobre soberania. 

Segundo Alexandre Garcia, “a soberania é do povo, que é soberano. Se o povo não pode fazer oposição, não tem liberdade de expressão nem de escolha, então não tem soberania. Neste caso, a soberania foi sequestrada por um Estado opressor. E o regime deixa de ser democracia”.

Nessa linha, a propósito, frisei dia 4 de janeiro na Tribuna da Internet: “Com a morte de Hugo Chávez, em 2013, substituído por Nicolas Maduro, a soberania da Venezuela continuou ultrajada. Desde 1998, com Chávez, o povo venezuelano já não sabia nem conhecia os benefícios da soberania. Ela é sagrada, intocável, fundamental, sim, mas somente quando traz alegrias, segurança, e qualidade de vida ao povo”.

“SÃO LULA” – Sapucaí, a passarela do carnaval carioca, vai tremer. Vestida do vermelho da corriola petista, a Escola Acadêmicos de Niterói abre, 15 de fevereiro, o desfile do grupo especial das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, homenageando o majestoso Lula da Silva com o enredo “Do Alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”.

Diante dessa tocante homenagem, estamos apresentando uma sugestão de samba-enredo para a escola de Niterói, que será a primeira a desfilar:

Lula é nosso santo/Lá lá, lá/ama viver bem/na vida mansa dos bons/trabalhar não é a praia dele/lula gosta mais de viajar pelo mundo/ lá  lá lá/ lula é bom de bico/adora hotéis caros/lula é homem bom/lá lá, lá/não deixa amigos na mão/petistas vivem no paraíso/com ricas boquinhas/lula lá  lá lá/lula é homem de família/lula vai longe/primeiro os dele/ protetor dos ricos e abonados/ninguém mexe com o irmão/ o imaculado frei chico/o filho lulinha é gente fina/puro e intocável/lula lá lá lá/lula tem coração bom/não deixa ninguém morrer de fome/com o merreca salário mínimo/Lula tem lábia generosa/quando abre a boca o Brasil treme/nosso ídolo lula um dia será líder das Américas/não é trouxa/pediu permissão de Trump/ lula lá la,lá/  nosso ídolo é homem bom/   lá  lá, lá lá!!!! lula, lá lá lá!!!!

5 thoughts on “Venezuelanos não tinham soberania, porque Maduro já havia sequestrado

  1. Caro Limongi, o fato de um povo ter, conforme você, perdido soberania por questão de sua política interna justifica o fato de um governo externo invadir o país, levar embora seu governante, legítimo ou não, e assumir o controle desse país e a exploração dos seus recursos? Não temos,. no caso, apenas a troca de um regime opressor interno por um externo? Permita-me lembrar as diversas ocaasiões em que a intervenção americana, sob essa justificativa, trouxe apenas ruína, instabilidade e mortes aos países alvos, como o Iraque, a Líbia, o Irã, o Afeganistão, e outros, como o Chile, que tiveram sua infraestrutura e estrutura política destruída e seus regimes substituídos por outros igualmente nefastos. Para não falar no apoio que deram ao golpe de 1964 aqui no Brasil com o consequente período ditatorial que vivemos.

  2. A soberania do Narco-Ladrão de Nove Dedos…

    TENSÃO ENTRE VIZINHOS

    Presidente boliviano assina decreto que aumenta impostos e assume o controle de 2 refinarias da estatal brasileira

    Morales invade Petrobras e nacionaliza gás
    FABIANO MAISONNAVE
    DA REPORTAGEM LOCAL

    O presidente boliviano, Evo Morales, invadiu com tropas do Exército uma instalação da Petrobras para anunciar a chamada nacionalização da exploração do gás e do petróleo no país. As medidas, consideradas mais duras do que o que vinha sendo especulado, incluem determinação para que o Estado assuma o controle acionário das duas refinarias da Petrobras no país e o aumento imediato do imposto sobre o gás de 50% para 82%. Caso as empresas não aceitem as medidas, terão de deixar o país após prazo de 180 dias.
    “Queremos pedir-lhes aos companheiros trabalhadores da Petrobras presentes a ser fiéis com a sua pátria, a respeitar disciplinadamente este decreto supremo para que esse recurso natural retorne às mãos do povo boliviano”, disse Morales, em discurso no megacampo de gás de San Alberto (Departamento de Tarija, sul do país), explorado pela Petrobras Bolívia.
    O evento da assinatura do decreto em San Alberto foi realizado sem que a estatal brasileira fosse ao menos avisada. A Petrobras tem uma carga altamente simbólica, pois é a maior empresa instalada no país: com cerca de US$ 1 bilhão investido, é responsável por 15% do PIB boliviano. Sessenta e dois por cento do gás natural consumido no Brasil e 74% do produto usado em São Paulo provêm da Bolívia.
    À noite em La Paz, em discurso no balcão do Palácio Quemado, Morales prometeu nacionalizar outras áreas, como a terra: “Estamos começando a nacionalizar os hidrocarbonetos, depois serão todos os recursos naturais pelos quais lutaram nossos antepassados, e esses recursos serão transferidos ao controle do Estado”.
    Durante todo o dia de ontem, as Forças Armadas assumiram a segurança das 56 instalações de hidrocarbonetos em todo o país. As empresas petroleiras já esperavam operações militares, vistas com a finalidade de causar impacto na opinião pública boliviana.
    Uma das medidas consideradas mais duras e surpreendentes pelas empresas foi o aumento da tributação de atuais 50% para 82% sobre o faturamento, fora do marco legal da Lei de Hidrocarbonetos, aprovada em maio do ano passado ainda no governo Carlos Mesas, com o respaldo do MAS (Movimento ao Socialismo), de Morales. Essa lei já havia aumentado a tributação sobre o faturamento de 18% para 50%.
    A decisão contraria o que o governo boliviano vinha dizendo nas últimas semanas, ao afirmar que o decreto de nacionalização serviria apenas para regulamentar a lei do ano passado. Com os adicionais 32%, o decreto está sendo tratado pela diplomacia brasileira e pelo setor empresarial como uma nova lei.
    O decreto de ontem prevê que o aumento tributário seja aplicado imediatamente a megacampos cuja produção tenha sido superior a 100 milhões de pés cúbicos diários, o que atinge os campos operados pela Petrobras. A cobrança será apenas durante a transição de 180 dias.
    O restante do faturamento, 18%, será para que as empresas cubram o “custo de operação, amortização de investimentos e lucros”, segundo o decreto.
    Já a Petrobras Bolívia Refinación S.A., que administra duas refinarias, em Santa Cruz e Cochabamba, está entre as empresas nas quais “se nacionalizam as ações necessárias para que a Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (estatal boliviana) controle com o mínimo de 50% mais um”. O decreto não especifica como -ou se- será feito o pagamento.
    As duas plantas, compradas em 1999 por pouco mais de US$ 100 milhões, dominam o comércio de derivados de petróleo na Bolívia.
    O decreto também teve medidas consideradas ainda pouco claras, como a que transforma as empresas multinacionais em meras prestadoras de serviço ao Estado boliviano.

  3. Ilustres partícipes da TI , desculpem-me por fugir ao tema acima , permitam-me abordar a questão da guerra da Ucrânia x Rússia , provocada e iniciada pela Inglaterra , arrastando alguns países da Europa junto , onde na mudança de governo nos EUA , o atual presidente do EUA Donald Trump apresentou e cobrou antecipadamente da Ucrânia a fatura ” LEGÍTIMA ” dos custos de guerra , sendo que além de não ter combinado com seus aliados da OTAN , não o fez com os Russos , mas seus aliados da OTAN se opuseram as manobras dos EUA e a obstaculizaram impedindo o fim da guerra , ou seja , face a essa oposição de seus pseudos amigos , os EUA resolveu usar a ” GROELÃNDIA ” território autônomo da Dinamarca , entre o Oceano Atlântico e o Oceano Ártico , como boi de piranha para ” implodir e cindir ” a Organização do Tratado do Atlântico Norte – OTAN ” com ajuda da Inglaterra (traidora) de seus aliados Europeus da OTAN , visando dar um término na guerra da Ucrânia x Rússia , e colher os espólios da guerra .

  4. lula é bom de bico/adora hotéis caros/lula é homem bom/lá lá, lá/não deixa amigos na mão/petistas vivem no paraíso/com ricas boquinhas/lula lá lá lá

    Não deixa os amigos na mão……

    perfeito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *