Galípolo e a direção do BC marcam reunião com o presidente do TCU

Avesso a holofotes e leal ao Centrão, Jhonatan de Jesus opera à sua maneira  no TCU | Finanças | Valor Econômico

Jhonatan de Jesus perdeu completamente a dignidade

Deu no Infomoney

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Vital do Rêgo, vai se reunir nesta segunda-feira com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e os diretores da autoridade monetária Ailton de Aquino (Fiscalização), Gilneu Vivan (Regulação), Izabela Correa (Cidadania e Supervisão de Conduta) e Rogério Lucca (Secretário-Executivo).

O encontro acontece em meio a um imbróglio envolvendo o Banco Master. A reunião está marcada para às 14h e consta na agenda oficial do BC como sendo para tratar de “assuntos institucionais”.

SEM INSPEÇÃO – A conversa vai acontecer na semana seguinte ao ministro Jhonatan de Jesus, do TCU, suspender a inspeção presencial no Banco Central , determinada por ele para apurar os procedimentos adotados na liquidação extrajudicial do Banco Master, ocorrida em novembro.

Depois, pressionado pelo presidente Vital do Rego,o ministro Jhonatan submeteu o caso ao plenário, em decisão assinada na quinta-feira.

A decisão ocorreu após o Banco Central apresentar um recurso chamado de embargo de declaração, contestando a competência do ministro para autorizar, de forma monocrática, uma inspeção desse porte.

JUSTIFICATIVA – O BC argumenta que tal diligência deveria ser aprovada por um órgão colegiado do TCU. Embora Jhonatan de Jesus tenha defendido que o regimento interno do TCU lhe confere poderes para determinar inspeções necessárias à instrução processual, o ministro optou por conferir efeito suspensivo ao recurso para evitar instabilidade institucional.

Na decisão, o ministro do TCU ressaltou que a “dimensão pública assumida pelo caso, com contornos desproporcionais para providência instrutória corriqueira nesta Corte”, recomenda que a controvérsia seja submetida ao crivo do plenário, instância que considera natural para “estabilizar institucionalmente a matéria”.

O caso teve origem em uma representação do Ministério Público junto ao TCU, motivada pela decretação da liquidação extrajudicial do Master.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Em tradução simultânea, fracassou a tentativa do ministro Jhonatan de Jesus salvar o fraudador Daniel Vorcaro. E o escândalo tornou-se ainda mais grave. (C.N.)

7 thoughts on “Galípolo e a direção do BC marcam reunião com o presidente do TCU

  1. “Jhonatan de Jesus perdeu completamente a dignidade” . NUNCA TEVE!!! Nem ele nem o seu mentor aquele cangaçeiro criminoso do Lira!!! Dois canalhas! Temos que praticar a ética no dia a dia e depois EXIGIR que a classe política e os magistrados façam o mesmo.

    • “O amigo do amigo do meu pai” anda calado esperando a coisa toda esfriar. Não vai! O escândalo (já não é apenas um caso) Banco Master golpe JÁ É assunto de campanha. O candidato Renan Santos bate nisso todo dia várias vezes e está cobrando dos outros candidatos uma posição clara. Malu Gaspar está de férias mas está apurando é um dia vai voltar. A decisão recente da justiça norte americana foi um balde de água fria nas pretensões e ousadia dessa “gente”!!

  2. Roraima deve voltar a ser território já que não tem autonomia financeira. O “Caju” da lista de propinas da Odebreacht sequer era de lá, estado por onde se elegia para comandar as articulações ardilosas do congresso por décadas além do orçamento público. Foi indicado pelo imperador do Maranhão para presidir a FUNAI por ser amigo do seu filho Fernando CBF e depois que o imperador Ribamar transformou RR em estado aí foi brincadeira de criança se eleger e reeleger alem da esposa qualquer coisa naquele lugar. Esse “de Jesus” deveria pegar uma cana tamanha ã desfaçatez!!!

  3. Senhor JOSÉ PEREZ , qual é a proeza duma pessoa como escrito acima , desprovida de ” dignidade ” , tornar a perde-la , como fraudador Daniel Vorcaro , ministro Jhonatan de Jesus , do TCU e Arthur Lira .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *