Mario Sergio Conti
Folha
Cada caso é um caso, mas a esquerda e suas adjacências têm tido atitudes semelhantes ante o avanço da extrema direita. É de praxe não admitirem culpa pelas derrotas. E, ao perderem, se dissolvem em frentes amplíssimas, onde sempre cabe mais um Kassab, nas quais a direita dá o tom à polca.
O último partido a fazer cara de paisagem ao tomar uma lavada foi o dos democratas americanos. Não admitiu nem a pau que Joe Biden traiu a promessa de proteger trabalhadores e remediados, zelar pelo meio ambiente e preservar a paz. E foi por fazer o contrário que levou uma tunda.
DEU UMA BANANA – Na França, o Partido Socialista tanto cortou gastos na saúde, nos salários e na educação que desde 2012 não chega ao segundo turno das presidenciais. Sua base histórica, a classe trabalhadora, deu-lhe uma banana, bem como magotes de jovens, periféricos e oriundos da imigração.
Marylise Léon, líder da maior central sindical de lá, a moderada Confederação Francesa Democrática do Trabalho, calculou quem ganha com o desmonte do Estado, política conhecida pela alcunha de austeridade: “A cada centímetro de recuo social, são mil votos a mais para a extrema direita”.
E a extrema direita cai de cacete na malta. Enche as ruas de milicos e Malafaias para caçar comunistas, trans, vadias, ateus e gays. Pisoteia a liberdade e põe garrote vil na democracia. Trata a mamão com açúcar techs, PCC, big business e crupiês das finanças. É cada um por si e Donald Trump contra todos.
EM CÍRCULOS – Enquanto isso, a esquerda, atarantada, caminha em círculos. Só sai do looping quando deixa de ser uma força auxiliar do capital. No momento, existem duas organizações radicais que desafiam o status quo nos países ricos: o DSA, Socialistas Democráticos da América, e a França Insubmissa, FI.
Se há uma cidade que simboliza o capitalismo é Nova York, coração do sistema financeiro. Pois foi ali que um militante do DSA, Zohran Mamdani, venceu a prévia que escolheu o candidato democrata a prefeito. Ganhou não só do ex-governador Andrew Cuomo, o queridinho da formidável burocracia partidária, como de outros dez aspirantes.
Mamdani é tudo o que os cuecões da política execram: socialista, muçulmano, nasceu em Uganda, tem 33 anos e nunca exerceu um cargo executivo. Se eleito, garantiu, colocará Netanyahu na cadeia caso ponha os pés na cidade, em função do mandato emitido pelo Tribunal Penal Internacional contra o primeiro-ministro do Estado de Israel.
AS PROMESSAS – Numa campanha que combina destreza digital com visitas porta a porta aos eleitores, promete congelar os aluguéis; pôr de pé 200 mil moradias em dez anos; aumentar impostos nos bairros ricos; tornar gratuitos ônibus e creches; criar supermercados estatais com preços baixos. Como era de esperar, os republicanos, Trump à frente, dizem que Nova York entrará em erupção caso ganhe. Tradução: irão sabotá-lo a mais não poder
O Socialistas Democráticos da América foi fundado em 1982. Reunia restos da esquerda, eternamente fraca nos Estados Unidos, e atuava em sindicatos, associações comunitárias e no Partido Democrata. Começou a crescer a partir do tsunami financeiro de 2008, que teve como ápice o movimento Occupy Wall Street.
O DSA deslanchou quando Bernie Sanders, senador independente, disputou a candidatura democrata à Casa Branca. Tem hoje 92 mil membros, a grande maioria na faixa dos 20 anos, que pagam de US$ 1 a US$ 50 por mês para militar na organização, que se propõe a construir um partido socialista e disputar o poder.
OS LÍDERES – Seus nomes mais conhecidos são as deputadas Alexandria Ocasio-Cortez e Rashida Tlai. “Quero representar e encarnar a França insubmissa e orgulhosa de ser assim, a que não tem coleira nem focinheira”. Foi com essa frase que Jean-Luc Mélenchon, senador que rompeu com o Partido Socialista, lançou em 2016 aquela que é hoje a maior organização da esquerda europeia.
Com 370 mil militantes, a FI liderou a frente que mais votos teve nas últimas eleições francesas para a Assembleia Nacional. Como o DAS, o grosso de sua militância é de estudantes e descendentes de imigrantes, mas conta com apoio disseminado nas classes médias e na intelligentsia, como a escritora Annie Ernaux, que é uma entusiasta.
Obviamente, a criação de partidos radicais não significa que eles darão um basta à maré protofascista e muito menos que o igualitarismo esteja ao alcance da mão. Significa que cada caso é mesmo um caso, mas existem maneiras diversas, e talvez mais eficazes, de enfrentar os tempos sombrios que se avizinham.
Nada está decidido de antemão.
Sr. Newton
O último apaga á luz……
Federação de PP e União Brasil oficializa desembarque do governo Lula…
https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2025/09/02/federacao-pp-e-uniao-brasil-oficializam-desembarque-de-governo-lula.htm?cmpid=copiaecola
Como os boçalistas queriam que Cid ficasse quietinho e assumisse a culpa sozinho. Lembro que quando as delações atingiram o PT, mugiram extasiados.
Em princípio não gosto de delatores, mas acho que são de grande ajuda à justiça, desde que a delação seja corroborada com fatos. Se a delação for falsa que se puina o delator.
Mário Sérgio Conti do Vigário (royaties pro Felipe Moura Brasil). Amém!
Na mosca…!!!
O Militante que corta o entrevistado com vergonha de não poder responder os fatos e a realidade brasileira….
“. criar supermercados estatais com preços baixos.”..
Well, well, well, como diria nossos Hermanos do Norte..!!!
A Galinha dos Ovos de Ouro da Comunada psicopateta da mente doentia, onde o intestino tem ligação direta com o cérebro e o descarte do esgoto via oral…..
Os Mercadinhos Governamental do FHCastro….!!!
Será que o dignissimo Militante da Foice & Martelo & El Paredón quer ver o preto, branco, laranja , pobre favelado, donas de casa, velhos aposentado pegando aquelas filas enormes no Mercadinho Governamental do Narco-Ladrão na esperança de sair com um potinho de arroz e duas asinhas de frango.??
Enquanto o povão nas filas , na miséria e pobreza, o dignissimo Militante tomando seu wysky Balantines , comendo caviar, lagosta, camarão, salmão, do alto do seu Apart-Mansão da Vila Madalena…….
o ano 1.917 não sai da cabeças de privadas desses militantes parasitas saláfrarios que infestam o Páis…
Alô Revolucionários de Méridas, venham tomar meu pote de arroz e duas asinhas de frango…..
eh!eh!eh!
“”Cuba reduz entrega de carne de frango
Os cidadãos do interior poderão receber apenas 345 gramas por mês, enquanto os moradores da capital da Província receberão cerca de 450 gramas….”””
O problema da esquerda é a falta de capital. e excesso do Capital de Marx.
Hehehe
1) Bom artigo; falando nisso, onde está a matéria anterior, só apareceu título…
DIREITA, ESQUERDA E CENTRO SÃO COISAS DO PASSADO, do museu da revolução francesa, que deram com os burros n’água, que terminou em plutocracia putrefata com jeitão de cleptocracia e ares fétidos de bandidocracia, de modo que na seara política não servem mais para liderar coisa nenhuma, ainda que possam continuar servindo apenas como referências balizadas no âmbito do novo espectro político, esperado no Brasil desde 2010 por cerca de 40% do eleitorado composto pelas abstenções e os votos em branco e nulos, dissidentes do sistema. O epicentro do possível novo mundo é brasileiro nato, está no Brasil, com projeto próprio, novo e alternativo de política e de naçã, na estrada da vida, via Internet, há cerca de 35 anos, não obstante cercado, sabotado, cancelado e excluído da cena política e eleitoral pelos partidos e pela imprensa dos me$mo$, falada, escrita e televisionada, e atende pelo nome de Democracia Direta, com Meritocracia e Deus na Causa, no bojo de uma mega revolução que atende pelo nome de Revolução Pacífica do Leão, a RPL-PNBC-DD-ME, que deu as caras nas ruas do Brasil em Junho de 2013, aos gritos de “sem partidos, sem violência, sem golpes, sem ditaduras, sem estelionatos eleitorais, sem corrupção, basta, chega dos me$mo$, vocês não nos representam”, e o seu defeito único é estar 100 anos adiante disso tudo que ai está, há 135 anos, com prazo de validade vencido há muito tempo… https://www.tribunadainternet.com.br/2025/09/02/como-socialistas-norte-americanos-e-franceses-ja-estao-voltando-a-crescer/?fbclid=IwY2xjawMkoKVleHRuA2FlbQIxMQABHiv4zSx0fc1Yyy8-GHfaKS0cGi1rlubDmNwJHkcdcGZoxkMWI1Ok7pdXOg2V_aem_vAswtsg4gwPevLW_FpQ7Zg#comments
DIREITA, ESQUERDA E CENTRO SÃO COISAS DO PASSADO,
Sr. Leão
Agora é o Sistema Financeiro Internacional que dão as cartas, ou “mais melho de bom”, sempre foram eles…
E o Sinestro Banha de Porco num lampejo de “canetas” Montblanc , acha que vai ganhar do Sistema……
aquele abraço…