Ilustração reproduzida do MBL
Vinícius Valfré
Estadão
Documento apresentado à CPI do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) mostra que o advogado Enrique Lewandowski, filho do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e outros dois advogados se reuniram com o então presidente do órgão, Alessandro Stefanutto, na condição de procuradores de uma das entidades investigadas por fraudes em descontos em benefícios de aposentados.
A ata da reunião disponibilizada à CPI narra que os advogados manifestaram aos dirigentes do INSS que o Centro de Estudos dos Benefícios dos Aposentados e Pensionistas (Cebap) “gostaria de se aproximar” para estabelecer, entre outras questões, “uma colaboração mútua entre as partes”.
NO AUGE DA MAMATA – A reunião ocorreu em dezembro do ano passado. Na época, o Tribunal de Contas da União (TCU) já cobrava medidas para o INSS coibir desvios detectados em auditorias.
Polícia Federal só desencadeou no final de abril a operação para desmantelar esquema fraudulento de descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas do INSS. O objetivo da aproximação seria “aprimorar não apenas os procedimentos relacionados aos acordos de cooperação técnica como também as formas de controle de legalidade e regularidade do órgão”.
Assim, o encontro com a direção do INSS ocorreu antes de a Polícia Federal deflagrar operação sobre as fraudes com aposentadorias, mas quando já havia auditorias sobre o que se revelou um esquema na Previdência.
TUDO COMPROVADO – Representando o Cebap, Enrique Lewandowski fazia parte de uma equipe composta ainda pelos advogados Igor Tamasauskas e Marcello de Camargo Teixeira Panella. A reunião, realizada na sede da superintendência do INSS em São Paulo, ocorreu em 20 de dezembro de 2024.
Segundo o inquérito da Operação Sem Desconto, da PF, o Cebap integra um grupo, com outras duas entidades, que tinha como modelo de negócios o desconto de pagamentos a aposentados.
Juntas, as três teriam arrecadado R$ 456 milhões com esses descontos, só em 2024. De maio de 2023 a janeiro de 2025, o Cebap arrecadou, sozinho, R$ 148,6 milhões.
DIZ O ADVOGADO – Procurado pela reportagem, Enrique Lewandowski disse que tratou-se de uma mera reunião de trabalho e que ele se desvinculou da entidade após deflagrada a operação da Polícia Federal, instituição subordinada ao pai dele. Seu sócio Tamasauskas disse que houve um intenso trabalho de respostas a ofícios até o vínculo ser encerrado. E o outro sócio, Panella, não quis comentar (leia mais abaixo).
Em nota, o Ministério da Justiça destacou que não há que se falar em conflito de interesses porque a PF e a Controladoria-Geral da União (CGU) apuraram o esquema das associações “com o mais absoluto rigor, sem poupar qualquer instituição envolvida” (leia mais abaixo).
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – O único que disse a verdade foi Sérgio Cabral. Sem ninguém perguntar, ele revelou que era “viciado em dinheiro”. Por isso, não parava de desviar recursos públicos. Os demais não reconhecem, mas também são viciados em dinheiro. Tenho desprezo total a essa gentalha que envergonha os três Poderes no Brasil. (C.N.)
É o que vovó dizia, enojada: “Farinha pouca meu pirão primeiro “. BLEAAAARRRGGG! (pra quem nao conhece, é a vomitada gráfica do Jaguar).
O que quer dizer novo PAC, Novo Programa de Aceleração da Corrupção?
https://www.youtube.com/watch?v=w-KbU_2LtW8
O original Programa de Aceleração da corrupção:
https://gauchazh.clicrbs.com.br/politica/noticia/2015/07/sete-das-dez-maiores-obras-do-pac-sao-investigadas-pela-lava-jato-cj5w13u2n15r3xbj0jli0n4z2.html
Painho tá parecendo meio demente, da sua cabeça não sai uma ideia nova.
Precisa aprender a ser mais criativo com o lawfare, baseado na totalitária Teoria Penal do Inimigo.
https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2024/08/14/use-sua-criatividade-diz-juiz-auxiliar-de-moraes-ao-pedir-investigacao-contra-revista-oeste.htm
Use sua critividade, Lules!
se fosse no governo passado, o randolfo rodrigues, já estava sentado no colo de um dos sinistros do stf pedindo uma investigacao
1*A ARRECADAÇÃO DA SEGURIDADE SOCIAL INCLUI O COFINS, O CSLL, O PIS-PASEP, IMPOSTOS SOBRE EXPORTAÇÕES, IMPOSTOS SOBRE AS LOTERIAS, ENTRE OUTROS. “O GOVERNO USA A DRU (DESVINCULAÇÃO DE RECEITAS DA UNIÃO) PARA TRANSFERIR O SUPERÁVIT DA SEGURIDADE SOCIAL, PROVENIENTE DOS TRIBUTOS, E COBRIR OUTRAS DESPESAS. O DÉFICIT NO INSS É FICTÍCIO E FRUTO DE UMA MANIPULAÇÃO DE DADOS.
2*OS PRIVILEGIADOS DO BRASIL SÃO OS BANCOS, E SERÃO ELES QUE NOVAMENTE GANHARÃO COM ESSA PEC DA PREVIDÊNCIA SEGUNDO A AUDITORA, A POPULAÇÃO SÓ ESCUTA FALAR DE DÉFICIT E QUE NÃO TEM DINHEIRO, ISSO DESMOBILIZA AS PESSOAS E AS FAZEM ACEITAR OS CORTES, MAS O DÉFICIT É UMA GRANDE MENTIRA. “DESDE A PROMULGAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO, ATÉ 2015, AS CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS DERAM CONTA DE TODO GASTO COM A SEGURIDADE, E AINDA SOBRAVAM, TODO ANO, DEZENAS DE BILHÕES DE REAIS, QUE FORAM DESVIADOS PELA DRU (DESVINCULAÇÃO DE RECEITAS DA UNIÃO) E POR OUTROS MECANISMOS, PRINCIPALMENTE, PARA PAGAR OS JUROS DA CHAMADA DÍVIDA PÚBLICA.
3*DE ACORDO COM A AUDITORA, HISTORICAMENTE, O PROBLEMA NUNCA ESTEVE NA PREVIDÊNCIA SOCIAL, MAS NA POLÍTICA MONETÁRIA DO BANCO CENTRAL. “É AÍ QUE ESTÁ E SEMPRE ESTEVE O DÉFICIT, NO GASTO COM JUROS ABUSIVOS E OUTROS MECANISMOS DE POLÍTICA MONETÁRIA, COMO A REMUNERAÇÃO DA SOBRA DE CAIXA DOS BANCOS, UM ESCÂNDALO QUE CUSTOU MAIS DE UM TRILHÃO NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS. O TRILHÃO QUE A REFORMA QUER ARRANCAR DAS APOSENTADORIAS E PENSÕES.
SERVIÇO Leia a íntegra da decisão: Acórdão 634/2025 – Plenário Processo: TC 008.309/2024-8 Sessão: 26/3/2025 Secom – ed/va Atendimento à imprensa – e-mail: imprensa@tcu.gov.br Atendimento ao cidadão – e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br