A manobra silenciosa de Luiz Fux e o intrincado tabuleiro do Supremo

4 thoughts on “A manobra silenciosa de Luiz Fux e o intrincado tabuleiro do Supremo

  1. O tema trazido a baila pelo mestre Pedro do Coutto é mais político do que jurídico.
    A sociedade brasileira está dividida de forma generalizada. Não há consenso nos Três Poderes, que deixaram de ser harmônicos.

    O STF reflete ao extremo essa divisão entre garantistas, positivistas, lavajatistas, bolsonaristas e lulistas. E o Direito, bem aí é um mero detalhe.

    Luiz Fux declarou, que não é demérito nenhum mudar de opinião, para justificar seu voto pela absolvição de Bolsonaro, o chefe da organização criminosa e condenar seu ajudante de Ordens, o tenente coronel Mauro Cid. Considero essa incoerência, essa falta de lógica, completamente injustificável.

    Fux era antes do Processo do Golpe de Estado, o ministro campeão na negativa de habeas corpus e considerado um magistrado duro contra benefícios para réus envolvidos em ilícitos no penais.

    Mudou de opinião, nesse caso do Golpe de Estado, absolvendo Bolsonaro, generais, coronéis, só gente boa das classes privilegiadas .

    Um parênteses: ” abriu excessão para condenar os vândalos do oito de janeiro, o general Braga Neto e o tenente coronel Mauro Cid”.

    São coisas da vida, que nós, pobres mortais, não conseguimos entender ou explicar. Acho que nem Freud explica essa reviravolta de 360 graus do ministro Luiz Fux, de inquestionável detentor de notável saber jurídico.

    • STF dividido, Congresso dividido, Estados divididos, Executivo em minoria no Congresso, sociedade partida no fosso abissal entre a classe rica e a classe pobre, formam um caldo perigosíssimo para o retorno de movimentos separatistas como a Baianada os Alfaiates, Farroupilha, Canudos e a Revolução Constitucionalista de 1932.

      Uma nação dividida é mais fácil de ser manipulada por potências estrangeiras.

      A Espanha e a Inglaterra foram mestres nessa arte de dominação dos povos.

  2. Prezado articulista, me permita uma pequena correção: reviravolta de 360º, é retornar ao mesmo ponto, penso que o correto seria uma guinada de 180º, posição contrária ao ponto inicial.

    No demais também discordo tanto de V. Sa. como do autor, haja vista a morte do Clesão, dentro de uma cadeia, apesar de a própria PGR orientar pela prisão do dito cujo para uma prisão domiciliar devido ao seu estado de saúde, coisas tais que fizeram o Ministro Fux, repensar suas decisões anteriores.

  3. Obrigado pela correção, realmente 180 graus é o mais correto nesse caso específico.

    Discordo do motivo que alegaste para mudança de entendimento do ministro Fux, que não se limita a provável decisão da prisão domiciliar. Talvez seja absolvição total e a volta da elegibilidade para Bolsonaro concorrer em 2026 contra Lula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *