/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2026/m/B/Bay3x3SV68dtQCNfLTyA/abertura-13.jpg)
Presidente avalia ampliar sua chapa atraindo MDB
Catia Seabra
Caio Spechoto
Folha
O presidente Lula (PT) desencadeou uma operação política em duas frentes para tentar fortalecer sua candidatura à reeleição e isolar seu provável adversário, o senador Flávio Bolsonaro (PL).
O petista tenta afastar os principais partidos do centrão da candidatura de Flávio. Além disso, em um movimento considerado mais delicado, foi receptivo à ideia de mudar o vice de sua chapa para tentar agregar o MDB à sua aliança formal –o que daria mais tempo de campanha na TV e reforçaria a mensagem de frente ampla propagada por ele na eleição de 2022.
ALIANÇAS – A ordem de Lula, já assimilada pelo PT, é ampliar o máximo possível seu arco de alianças para a eleição. Articuladores petistas acreditam que a maioria do eleitorado já decidiu de qual lado ficará, e que apenas algo em torno de 10% dos votos está em disputa. Por isso, qualquer ajuda para atrair mais eleitores é valiosa.
“Temos que trabalhar, fazer alianças para ganhar as eleições. Não estamos com essa bola toda em todos os estados, tem estados que precisamos compor. A gente precisa decidir se quer ganhar ou se quer perder. Como eu quero ganhar, Edinho [Silva, presidente do PT], você vai ter que fazer as alianças”, declarou o presidente no evento de aniversário do PT no último sábado (7).
A tentativa de atrair o MDB é sensível porque envolveria tirar da chapa o atual vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB). Ele é próximo do chefe do governo e quer continuar no cargo no caso de reeleição. Além disso, diretórios poderosos do MDB, como os de São Paulo e do Rio Grande do Sul, devem resistir a uma aliança.
APROXIMAÇÃO – Como mostrou a coluna Painel, da Folha, a cúpula emedebista está se aproximando do PSD, que tem três pré-candidatos a presidente. Dos 27 diretórios estaduais do partido, 17 estariam afastados de Lula e 10, próximos ao governo petista.
Há o risco de Lula magoar e perder seu atual vice e a aliança ser derrotada na convenção emedebista, inviabilizando a coligação. Alckmin já disse à cúpula do PT que, se não estiver na chapa presidencial, apoiará a reeleição de Lula sem se candidatar a nada. O presidente discutiu o assunto em dezembro com os senadores lulistas Renan Calheiros (MDB-AL) e Eduardo Braga (MDB-AM). Ficou de marcar nova reunião, mas não o fez até agora.
Na quinta (5), porém, Lula disse publicamente que Alckmin tem “um papel a cumprir” na eleição em São Paulo. A frase foi entendida como um sinal de que ele quer o vice concorrendo a algum cargo e reforçando seu palanque no estado com maior eleitorado.
GESTOS MAIS FORTES – Emedebistas a par da articulação avaliam que a declaração foi uma espécie de “ok” para avançarem na tentativa de formar uma maioria no partido em favor da aliança. Esse grupo, porém, ainda quer que o presidente faça gestos mais fortes. Dois dias depois, durante celebração dos 46 anos do PT neste sábado (7), em Salvador, o presidente afagou Alckmin dizendo que teve sorte com seus vices: “O Geraldo Alckmin foi uma dessas coisas que Deus fez acontecer na minha vida. É um homem extraordinário que eu respeito e admiro”. O vice esteve presente no evento.
Na reunião com os dois emedebistas, Lula disse que via no MDB a única chance de agregar um novo partido à sua aliança –que deve contar com as siglas de esquerda. Renan disse ao petista que a única maneira de tentar levar o MDB para a coligação seria oferecendo a vice, porque isso daria um argumento forte na convenção que decidirá o caminho da sigla na eleição. As convenções partidárias serão de 20 de julho a 5 de agosto.
Há três emedebistas cotados para a vice de Lula, caso a articulação dê certo: o ministro dos Transportes, Renan Filho; o governador do Pará, Helder Barbalho; e a ministra do Planejamento, Simone Tebet. O principal destino especulado para Tebet, porém, é uma candidatura a senadora por São Paulo. Existe a possibilidade de ela mudar de partido, uma vez que o MDB paulista apoia o governador bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos).
SOLUÇÃO – Aliados de Lula no PT e no MDB, porém, ainda tentam uma solução que permita a Tebet ser candidata e apoiar a reeleição de Lula sem mudar de legenda. Tanto o presidente do PT, Edinho Silva, quanto Eduardo Braga querem conversar com o presidente do MDB, Baleia Rossi, sobre o tema.
O principal obstáculo a uma aliança entre Lula e o MDB paulista é a proximidade do prefeito de São Paulo, o emedebista Ricardo Nunes, com Tarcísio. O governador foi fundamental para a reeleição de Nunes, em 2024. Ajuda Lula o fato de Tarcísio ter decidido ser candidato à reeleição em São Paulo. Forças políticas de direita e de centro queriam que ele disputasse o Palácio do Planalto e ficaram sem um candidato preferido.
Além da tentativa de atrair o MDB, Lula busca obter a neutralidade dos principais partidos do centrão na disputa nacional. O objetivo do petista é que essas legendas não deem apoio formal a Flávio Bolsonaro e que suas direções nacionais não dificultem sua busca por alianças com líderes locais.
REUNIÃO – Um dos principais movimentos nesse sentido, revelado pela Folha, foi reunião de Lula com o presidente do PP, Ciro Nogueira, na qual ouviu dele uma proposta de neutralidade nacional do partido. A contrapartida seria facilitar a reeleição de Nogueira como senador no Piauí.
Deputados e senadores filiados ao PP e originários de regiões onde Lula é mais popular, como o Nordeste, dão como certo que a legenda liberará seus filiados para se associar ao candidato a presidente que preferirem.
O presidente também mira líderes locais do União Brasil. Um dos estados onde esse esforço deve ser maior é o Ceará. Principal líder do PT cearense, o ministro da Educação, Camilo Santana, tenta impedir que o União Brasil apoie Ciro Gomes (PSDB) na disputa pelo governo local. Lula julga ser fundamental derrotar Ciro e reeleger o governador Elmano de Freitas (PT).
FEDERAÇÃO – O PP anunciou a formação de uma federação partidária com o União Brasil, chamada União Progressista. As duas legendas, juntas, constituiriam a maior bancada da Câmara e seriam obrigadas a agir em conjunto na eleição nacional. Ciro Nogueira é um dos líderes dessa associação, que ainda não foi definitivamente reconhecida pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Esse grupo queria apoiar Tarcísio para presidente. Sem uma candidatura de Tarcísio, a prioridade passou a ser eleger o maior número possível de congressistas, o que aumenta a possibilidade de alianças entre Lula e diretórios estaduais dessas siglas.
O presidente da República também se aproximou do presidente da Câmara, Hugo Motta. O partido de Motta, o Republicanos, também tem setores que querem disputar a eleição associados a Lula. O deputado tem participado das articulações do presidente da República inclusive fora de seu partido. Ele intermediou a reunião entre o petista e Ciro Nogueira.
‘Barba negocia ($$$) alianças?’
È dando que se recebe..
O Ladrão não quer indisposição com o Congresso…
Governo Lula libera recorde de R$ 1,5 bi em emendas no início do ano
Valor supera o dobro do liberado pelo Planalto no mesmo período de 2025
Governo não deseja criar indisposição com Congresso Nacional em ano eleitoral
Governo Lula libera recorde de R$ 1,5 bi em emendas no início do ano.
Folha, 10.02.2026
Sr. Newton,
No discurso diárrelico alcoólico na sexta-feira para comemorar o aniversário da Facção Criminosa, o Ladrão soltou vários palavrões….
Tive problemas com o vômito , só tinha um balde de 20 litros……
O que está acontecendo com o “amor” e o “lulinha paz e amor”?
aquele abraço
Justiça Ambiental…
“…Resort ligado a Ratinho teve aval de órgão estadual para construção em área de preservação no Paraná…””
Sr. Newton
O tarado é um serial killer…..
Ministros do STJ (Superior Tribunal de Justiça) foram avisados no fim da semana passada de que uma segunda mulher formalizaria queixa contra o colega de corte Marco Buzzi, já alvo de uma representação feita por uma jovem de 18 anos que diz ter sido importunada sexualmente por ele em uma praia…
https://noticias.uol.com.br/colunas/daniela-lima/2026/02/10/stj-tende-a-afastar-buzzi.htm?cmpid=copiaecola
PRÓXIMAS ELEIÇÕES, JESUS E EPSTEIN: VOTAR, INCORPORAR O ESPÍRITO SANTO OU VESTIR AS ARMADURAS METÁLICAS CRISTÃS SANGUINÁRIAS DA IDADE DAS TREVAS? Jesus Cristo, para dominar o mundo todo, propalou o amor e a liberdade dos escravos de Roma; Jeffrey Epstein preferiu dominar o mundo econômico, financeiro, político, por meio das teocracias cristãs atuais com o sexo, não com amor, já que o amor de Cristo jamais passou de um grande golpe publicitário, midiático, isto é, tal paixão sanguinolenta de Cristo vem fracassando desde a Criação bíblica. Aliás, Epstein era judeu, povo que os cristãos barbarizaram de modo impiedoso e sanguinário desde os primeiros dias do cristianismo! Aliás, Jesus Cristo tem seu confessionário para espionagens! Jeffrey tirava segredos dos políticos e castas financeiras globais por meio das luxúrias, das alcovas cristãs! Afinal, para que servem os crucifixos e as cruzes nas paredes dos Três Poderes Republicanos Ocidentais globais? Teria sido pretensa vingança de Epstein? Ele foi mais um ‘’anticristo’’ que fracassou? Mas não é vergonha para Epstein ter cometido o ‘’suicídio’’. Jesus Cristo também se suicidou, não foi? Claro que sim, se não foi suicídio foi eutanásia ou assassinato! Que história é essa de o ‘’Pai ‘’dar’’ seu único filho para salvar a humanidade que se provou historicamente a mais vagabunda, viciada, criminosa, hipócrita, mentirosa, genocida, de todo o planeta Terra e de todo o universo onde possa haver vida? Além disso, Jesus praticamente obrigou Judas a Traí-lo, caso contrário não existiria essa religião teocrática, dominista, de sádicos e masoquistas, chamada Cristianismo ou Constantinismo! Depois que Jeová criou nossos ancestrais ele viu a porcaria que tinha feito e afogou quase todos no Dilúvio, assim como os cristãos costumam fazer afogando gatinhos e cãozinhos recém nascidos! Um ou dois dos bichinhos mais bonitinhos são deixados vivos, como descarga de consciência para ver se alguma vizinha ou amiga quer ficar com eles. Mas, ainda assim, é melhor do que queimar vivos todos os gatos pretos da cidade em dias cristãos comemorativos, (gatos pretos eram considerados agentes do demônio e parceiros das bruxas), como faziam os cristãos medievais súditos do Papa Gregório IX. Jeová viu a porcaria que tinha feito igualmente quando expulsou a Eva do Paraíso! Maria Madalena também não foi a ‘’grande prostituta’’? Grande chance, aliás, de Jeffrey Epstein, prostituir menores e maiores de idade, não? Noé já havia adquirido a Síndrome de Estresse Pós-Traumático, haja vista que logo que desceu da Arca procurou, tal qual um marinheiro doido por sexo, encher a cara de vinho, e ainda por cima foi aquela baixaria pornográfica de nudez explícita. É que Jeová esqueceu de não colocar na sua criatura a mesma testosterona que colocou nas outras espécies animais! Vocês viram o estado que fica um elefante adolescente quando a testosterona o ataca? Pobre bicho diabo, cria as maiores no grupo! Na ‘’Justiça’’ brasileira os adolescentes entupidos de testosterona fazem também o que bem entendem! É a Justiça Garantista dos advogados do Diabo dos Três Poderes, do Estado, das Bancas advocatícias bilionárias hereditárias! Pobre Jeová, Pobre Pai, passou a vida estressado punindo sua prole, escravizando-a no Egito, na Babilônia, mas o pior castigo dos judeus foi ficarem por 2 mil anos nas mais dos diabólicos cristãos, sem terem para onde correr! Mas Jeová também deu maus exemplos! Para que ordenar invasões, massacres, genocídios, extermínios em terras abandonadas há 400 ou mais anos? Para que matar os pobrezinhos dos animais? Quem é mais animal, afinal, Jeová ou os habitantes de Jericó e demais cidades de Canaã! Isto não é exemplo para tornar-se uma religião que invadiu o Século XXI, ‘’dos Direitos Fundamentais da Pessoa Humana’’! Ou é? A Grande Mídia Aberta Ocidental grita a todo instante que existem 2 bilhões de cristãos e que a Bíblia é o Livro mais vendido do mundo! O grande problema da loucura é que o louco não sabe que é louco! Ainda mais se for uma loucura coletiva de 2 bilhões de aloprados! Algum cristão já assistiu ‘’Guerra dos Tronos, Uma História Real, na proibitiva TV paga? A prostituída TV aberta não mostra nada, essa TV dos pobres, guarda tais segredos do cristianismo a Sete Chaves! Aliás vou revelar outro segredo sujo do cristianismo, agora mesmo! Quem pensa que as guerras, carnificinas e massacres de 150 anos, entre cristãos, em nome do Deus do amor e da liberdade (?), entre protestantes (evangélicos) e católicos aconteceram por causa de falta de moral, ética, princípios, valores, etc., dos católicos está profundamente enganado! Todos aqueles apocalipses sanguinolentos, bárbaros, indescritíveis, espantosos, tenebrosos, atrozes, na realidade, foram por terras, ouro, prata, joias, poder político, administrativo, estatal, etc.! O cristianismo e os estados europeus e globais dividiam todos os saques e pilhagens coloniais! Quem, ainda hoje, na TV aberta, divulgar uma produção, fizer uma fala qualquer que atente contra os ‘’princípios e valores’’ do cristianismo vai para sofrer censura de uma forma ou de outra! Lembram que o ‘’Sur Ney’’ proibiu o filme francês ‘’Je Vous salue, Marie’’, é, aquele presidente brasileiro caquético, decrépito, mumificado, da inflação de 100%, lembram da ‘’Caça ao boi no Pasto’’? Você sabia cristão, pelo menos, que quem ensinou ditadores e regimes totalitários incendiarem livros e bibliotecas não foi o Hitler e sim os cristãos, já a partir da Alexandria? Acordem cristãos ‘’inocentes’’, analfabetos! Acordem loucos incautos! Despertem de seus lindos sonhos milenares paradisíacos, utópicos, lunáticos, alucinados, aloprados! Vamos lá, cristãos brasileiros comunistas e nazistas, o Brasil é uma lixeira há 40 anos! É claro, verdade, os vermes também não sabem que vivem dentro de uma latrina! Olha o carnaval aí gente! As próximas eleições divinamente eletrônicas, científicas, tecnológicas, vão mudar tudo! o resto é pura ilusão! LUÍS CARLOS BALREIRA. PRESIDENTE MUNDIAL DA LEGIÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA
Quando o comentário é maior que o texto, desisto…
Idem, não leio.
Nessa tertúlia medonha de corridas eleitorais, vamos ter narrativas bagarayo,
Cada macaco quer seu cacho de banana.