Jorge Béja completa hoje 75 anos e recebe uma homenagem muito especial

Resultado de imagem para jorge beja

“Nas relações humanas, são os iguais que se atraem”, diz Béja

Marcus Plácido

Hoje, dia 23 de abril de 2021, é uma data de muita alegria, uma data que marca mais um ano que todos nós podemos contar com a presença de uma pessoa ao qual não cabem adjetivos suficientes no nosso vocabulário para descrever sua grande importância. Nosso querido e amado Dr. Jorge Beja, colunista da Tribuna da Internet, hoje completa 75 anos. 

Em todos esses anos exerceu sua missão na terra com maestria, humanidade e doação constante ao próximo. Além de ser um grande pianista, que toca não somente com os dedos, mas com a alma. 

ALÉM DOS TÍTULOS – Poderia descrevê-lo formalmente. Advogado no Rio de Janeiro e especialista em Responsabilidade Civil, Pública e Privada (UFRJ e Universidade de Paris, Sorbonne). Membro Efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Colunista do Tribuna da Internet e Colunista do Jornal da Cidade Online.

Mas gostaria de apresentar aos queridos leitores do Dr. Jorge Beja e do Tribuna da Internet, o que vai além dos grandes títulos.

Em todos os seus anos de atuação profissional, ele se dedicou em ajudar a todos que chegaram ao seu encontro pedindo auxilio e foi além, também foi e ainda vai ao socorro daqueles que não o pedem auxilio, mas que se encontram desamparados.

SEM NADA EM TROCA – Hoje em nosso mundo seres humanos como Dr. Jorge Beja estão escassos, pessoas que se dedicam ao próximo sem esperar nada em troca.

Desde minha infância, sempre o admirei muito, graças ao meu falecido pai, José Plácido, um grande homem assim como Jorge Beja, que sempre fez questão de me contar suas histórias de aventura na juventude, me mostrar as notícias de seus êxitos como grande advogado, me fizeram desde cedo ter uma imensa admiração.

A amizade, admiração e carinho entre meu pai José Plácido e Jorge Béja, eram de irmãos, mesmo não compartilhando o mesmo sangue. São laços feitos além do nosso entendimento, são desígnios divinos que jamais entenderíamos.

AO LADO DAS VÍTIMAS – Poderia aqui neste artigo enumerar todas as benfeitorias feitas em todos esses anos, como suas defesas para vítimas de tragédias, de acidentes, de erros médicos.

Lembro, por exemplo, suas dezenas de 33 ações contra o Estado pedindo indenização às famílias de detentos mortos nos presídios. Trabalhou de graça e por um ideal.

Defendeu vítimas da chacina da Candelária, da queda do edifício Palace II, do naufrágio do Bateau Mouche, da queda do Elevado Paulo de Frontin, e sem esquecer do bebê Gabriel e outras inúmeras e incontáveis pessoas que foram auxiliadas por esse grande homem. 

OS IGUAIS SE ATRAEM – Poucas pessoas nesse mundo têm a oportunidade de nos mostrar uma história de vida tão rica, não digo no sentido financeiro e de poder, mas rica de altruísmo e devoção ao próximo.

Certa vez, Dr. Béja me disse uma frase que jamais me esqueci: “Nas relações humanas, ao contrário da Física, são os iguais que se atraem e os opostos se repelem”. 

Levo isso como uma lição de vida.

20 thoughts on “Jorge Béja completa hoje 75 anos e recebe uma homenagem muito especial

  1. Parabéns meu querido amigo Dr. Jorge Béja pelo seu aniversário, neste dia de São Jorge (motivo pelo qual seus pais escolheram esse nome – Jorge), grande advogado carioca e que por amizade tantas vezes advogou por mim, trabalhou comigo no caso do Alto-Comissário da ONU Sérgio Vieira de Mello por ocasião da certidão de óbito deste grande brasileiro, que veio errado, provindo do Exército dos Estados Unidos , mandando retificar – o que foi feito – pelo Exército Norte-Americano, trazendo alívio para a mãe de Sérgio, dona Gilda, bem como por seus mais de quarenta anos trabalhando pelos pobres gratuitamente e advogando em causas nobres em casos que chocaram o povo carioca e brasileiro, como no caso de Bateau Mouche, nos desabamentos do prédio provocado por Sérgio Naia, que fez muitas vítimas, no trágico desabamento do Viaduto Paulo de Frontin, processando o Estado em benefício das vítimas, provendo aos familiares das vítimas Justiça, e por tantas outras ações de interesse público, sem cobrar honorários..

    Desejo a você um feliz aniversário, e faço uma prece a São Jorge, hoje homenageado, para que você tenha uma longa vida e com saúde, ao lado de sua querida esposa, dona Clarinda, que neste comentário também cumprimento. Você honrou e tem honrado a advocacia brasileira, com sua sabedoria jurídica e com seus atos junto aos que precisaram de suas ações, muitas das quais você sequer cobrou honorários.

    Um grande abraço,

    Ednei

  2. Dr Jorge Béja! Meus parabéns! Hoje é dia de festa. Comemore. Merecido.
    Tipo de pessoa que nos dias de hoje não se encontra fácil. A humanidade carece de mais pessoas assim.

  3. Parabéns jovem.
    JORGE BEJA.
    Assim como as letras maiúsculas, também o és.
    Somos septuagenários, não o conheço pessoalmente, mas, orgulho em te-lo visto neste mundão de Deus.
    Que sua família e amigos comermorem ainda em vida, sua juventude,
    “E TENHO DITO”
    Um fraterno abração.

    Caliman

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *