Insatisfação crescente com as instituições não ameaça o viés democrático no Brasil

Fotos Povo Brasileiro, 79.000+ fotos de arquivo grátis de alta qualidade

55% têm medo do futuro, 61% estão tristes e 71% inseguros

Carlos Pereira
Estadão

A mais nova pesquisa Datafolha sobre a percepção da opinião pública brasileira acerca da confiança nas instituições políticas, que representam o coração da democracia, mostra que apenas 24% da população confia muito na presidência, 20% no STF, 19% no Ministério Público, 9% no Congresso Nacional e apenas 7% nos partidos políticos. Até mesmo a confiança nas Forças Armadas, que costumava ser mais alta (45% em abril de 2019), caiu para 34% depois das trapalhadas da sua participação no governo Bolsonaro.

Além disso, 61% dos brasileiros afirmam estar desanimados e tristes, 55% têm mais medo do futuro do que esperança e 71% se sentem inseguros com o país de hoje em dia.

OPÇÃO DEMOCRÁTICA – Por outro lado, a maioria da população (75%) identifica a democracia como a melhor forma de governo, atingindo a maior taxa de apoio da série histórica. Ou seja, três em cada quatro brasileiros avaliam que a democracia é sempre melhor. Em torno de 12% é indiferente entre uma democracia ou uma ditadura e somente 7% acredita que uma ditadura, em certas circunstâncias, é melhor do que um regime democrático.

Como explicar o aparente paradoxo das instituições democráticas não partilharem da confiança da maioria da população, mas, ao mesmo tempo, a democracia, que é praticada por meio dessas instituições, ser identificada como a melhor forma de governo?

A base das insatisfações da população e da sua baixa confiança com as instituições políticas brasileiras pode ser buscada na efetividade das ações e no fortalecimento das próprias instituições.

JOGO SUJO -Ao expor os meandros e bastidores do suposto “jogo sujo” da política, a atuação das instituições políticas tem o potencial de gerar um mal-estar generalizado. A imagem que fica é a de que as coisas estão fora do lugar. Contraditoriamente, o desempenho das instituições gera a sua própria rejeição, notadamente daqueles que, momentaneamente, estão do lado perdedor, que apresentam mais dificuldades de se distanciar para ter uma noção mais ampla da trajetória que o país se move.

O conjunto de informações – decorrente da ação das instituições políticas – termina por diminuir o suporte e a confiança que a população tem do governo e, em alguns casos, das suas próprias instituições democráticas. A atuação das instituições democráticas, portanto, pode ter o efeito colateral de diminuir a esperança das pessoas de que elas sejam capazes de resolver os seus problemas.

Mas, mesmo diante dessas frustrações, não enxergam alternativas à democracia, ainda que não se percebam satisfeitos com a atuação das instituições democráticas.

11 thoughts on “Insatisfação crescente com as instituições não ameaça o viés democrático no Brasil

  1. O nosso modelo institucional de democracia ê muito peculiar. Escolhe-se um dos lados da bagaça e esse torna-se o padrão-ouro.

    Parece que os garantidores institucionais da Democracia são um mero instrumento dos desejos e extravagantes dos de plantão nos governos.

    À massa, considerada ignara, simplesmente tem outras prioridades. Mas o trem está tão descarrilhado que começa a perceber que o Estado está a serviço das elites. Essas, sim, ignarase egoístas.

  2. Além disso, 61% dos brasileiros afirmam estar desanimados e tristes, 55% têm mais medo do futuro do que esperança e 71% se sentem inseguros com o país de hoje em dia.

    “A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera índice superior a 10 homicídios por 100 mil habitantes como violência epidêmica.””

    “”Média do país precisa melhorar para chegar a um policial para cada 450 habitantes como recomenda a ONU; Maranhão é o pior estado”””

    • Essa é a grande “herança maldita” dos 40 anos da Dinastia Franco-Tucanalha-Suiça…

      Conseguiram detonar a Segurança Pública..

      Secretário da Segurança de SP admite falta de policiais em SP

      Guilherme Derrite disse que governo paulista abriu concursos para contratar até 10 mil policiais até o fim do ano. Déficit é de 33% na Polícia Civil, 25% na Polícia Científica e 20% na PM, responsável pelo policiamento ostensivo.

  3. “Além disso, 61% dos brasileiros afirmam estar desanimados e tristes, 55% têm mais medo do futuro do que esperança e 71% se sentem inseguros com o país de hoje em dia.”
    Solução a moda de Stalin se 61 por cento estão tristes, matem-nos e deixem os 39 usufruindo do bom regime.
    Paragrafo único, só vão ser aceitos os alegres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *