Ao elogiar os “acertos” do STF, Barroso está viajando ou partiu para o deboche?

Tribuna da Internet | Barroso defende 'pacificação nacional', mas quem está  em guerra são os Três Poderes

Charge do Gilmar Fraga (Gaúcha/Zero Hora)

Rodrigo Constantino
Gazeta do Povo

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal, afirmou na manhã desta segunda-feira, 13, que a Corte máxima foi um ‘dique relevante contra avanço do autoritarismo’, rebatendo alegações de ativismo judicial por parte da Corte. “Com frequência as pessoas chamam de ativistas as decisões que elas não gostam, mas geralmente o que elas não gostam mesmo é da Constituição ou eventualmente de democracia”, alertou.

Isso vem do mesmo que gritou, em evento político da esquerda radical em comício da UNE: “Nós derrotamos Bolsonaro!”. O mesmo que rebateu para um patriota em Nova York que pedia, educadamente, o código fonte das urnas: “Perdeu, mané! Não amola!”. Imagina se houvesse ativismo…

VAREJO POLÍTICO – “A democracia e a Constituição ao longo dos 35 anos têm resistido a tempestades diversas, que foram dos escândalos de corrupção às ameaças mais recentes de golpe. A Constituição e a democracia conseguiram resistir e a resposta é afirmativa: quem é o guardião da Constituição? O STF. Então é sinal que ele tem cumprido bem seu papel e o resto é varejo político”, declarou Barroso.

Eis um típico exemplo de referência circular: a Constituição ainda existe formalmente? Então isso prova que seu guardião formal, o STF, cumpriu bem sua missão!

Não importa que a Constituição tenha sido rasgada inúmeras vezes pelo próprio STF, para que uma suposta ameaça autoritária fosse debelada – na prática, todo tipo de perseguição política aos conservadores foi permitido à revelia das leis.

AÇÕES ATIVISTAS – Em sua exposição, o ministro narrou como o Supremo ‘impediu retrocessos diversos’ ao elencar como o populismo autoritário se manifestou no País.

Barroso citou por exemplo, o ‘negacionismo ambiental’, com o desmonte de órgãos de proteção, e o ‘negacionismo da gravidade da pandemia’. Ou seja, Barroso fornece ações ativistas com base em ideologias como prova de que não há ativismo ideológico!

Diante de declarações tão conflitantes com a realidade, temos apenas duas alternativas: ou Barroso vive mesmo em Nárnia, e lá os ministros “ungidos” podem “empurrar a história” sem respeito pelas regras do jogo e depois chamam a isso de proteger as regras do jogo, numa inversão insana; ou Barroso partiu de vez para o deboche, seguro de que não há mais qualquer resquício do mecanismo de freios e contrapesos no Brasil.

SEM CREDIBILIDADE – Fico com a opinião do jornalista Carlos Alberto Di Franco, que de maneira bastante elegante e sutil, e ainda com esperanças de alguma possibilidade de autocrítica dessa turma ativista e militante, concluiu:

“A corte suprema, infelizmente, não tem contribuído para fortalecer a sua credibilidade. Aos olhos da população, transformou-se num espaço político. Não creio que seja radicalmente assim. Mas é a percepção que existe. E isso não é nada bom. É hora de os ministros de STF fazerem uma sincera autocrítica. O Brasil merece”.

O Brasil decente, que trabalha de forma honesta, que respeita as leis e as tradições, certamente merece até um Scalia no STF; infelizmente, Barroso é o que temos, além de colegas tão ativistas quanto. O Brasil da corrupção, do autoritarismo e da esquerda radical agradece. 

(Artigo enviado por Mário Assis Causanilhas)

11 thoughts on “Ao elogiar os “acertos” do STF, Barroso está viajando ou partiu para o deboche?

  1. Sr. Newton

    Enquanto que os “cumpanheros” comunas petralhas “tem um dialógo cabuloso” com as Facções Criminosas dentro do Ministério da Liga da Gordiça…….

    …..Aqui na realidade brasileira a bandidagem não dá trégua para a população, que está sendo caçada todos os dias….

    Ladrões fazem arrastão e levam ao menos 40 celulares de cafeteria na região central de SP

    Grupo de criminosos invadiu estabelecimento no bairro da Santa Cecília; polícia procura suspeitos

    https://www.terra.com.br/noticias/brasil/cidades/ladroes-fazem-arrastao-e-levam-ao-menos-40-celulares-de-cafeteria-na-regiao-central-de-sp,89dd1227b2e06ae7f4562337876b1b8dhgxr12jl.html?utm_source=clipboard

  2. Essa é a narrativa da mídia, fazendo o jogo da estrema direita que nos últimos 4 anos fez tanto mal ao Brasil e ao povo.
    A base da estrema direita em todo mundo é desmoralizar o judiciário em especial o STF. que sem ele, pode-se burlar as leis, como Bolsonaro fez em sua gestão, motivo que o está levando à responder a vários inquéritos.
    Tudo que o ministro Barroso citou como exemplo contra o povo e democracia é verdade.

    O texto diz: ” não importa que STF tenha rasgado a Constituição inúmeras vezes para que uma suposta ameaça autoritária fosse debelada – na prática, todo tipo de perseguição política aos conservadores foi permitido a revelia da lei.

    É preciso dizer onde o STF rasgou a Constituição contra a tentativa do golpe que é o maior crime contra um país democrata.
    Essa suspeita de tentativa de golpe é ainda suspeita porque os vários processos contra os golpista ainda não transitou em julgado, mas tudo indica que serão condenados, pois são muitos os atos da tentativa de golpe. Acho que não precisa desenhar., sem falar no caso das joias e nos crimes cometidos durante a pandemia que são muitos. Agora vem com essa narrativa de perseguição política. Fazer justiça não é perseguição política.
    Bolsonaro não envenenou apenas a mente da manada, envenenou também parte da mídia que não tem compromisso com a democracia e o futuro do Brasil.

  3. Karl Marx tinha razão, o esquerdismo é a doença infantil do comunismo.
    O pensamento único é como dizia Nelson Rodrigues, que toda unanimidade é burra.
    Se eliminarem todos os jornalistas não alinhados o que seria da Tribuna da Internet, uma madraça ideológica onde só se pregaria para os já convertidos?
    O Partido Comunista Chinês, o Partido Comunista Norte Coreano e o Partido Comunista Cubano, esses partidos não admitem jornalismo que não seja da causa; É isso que se pretende par ao Brasil?

    • Karl Ha- Marx é só mais um carniceiro sanguinário dentre tantos que apareceram desde sua morte, comemorada até os dias de hoje pelo Planeta Terra…

      O Planeta Terra não aguentava mais ser pisoteada todos os dias por esse lixo carniceiro….

      O Planeta Terra ficou livre, leve e solta dessa aberração anômala……

      O resto é aquela conversinha fiada no boteco do Zé Arlindo……

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *