Planalto constata “ataque especulativo” sobre Prates, presidente da Petrobras

 da Petrobras, Jean Paul Prates

Prates quer acabar com as ruinosas importações de diesel

Eduardo Gayer e Roseann Kennedy
Estadão

O Palácio do Planalto quer saber de onde surgiram os novos rumores de que o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, seria demitido. Nesta terça-feira, 19, o boato foi ventilado nos gabinetes de Brasília e nas mesas de operação do mercado financeiro, prejudicando as ações da estatal negociadas na Bolsa.

Para interlocutores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apesar da derrota do ex-senador na queda de braço sobre a distribuição de dividendos da empresa, uma eventual demissão não seria feita neste momento.

PALAVRA DE ORDEM – A sensibilidade de uma troca na Petrobras, argumentam, exigiria outro “timing” – neste momento, a ordem é enfraquecer a narrativa de que Lula faz interferências desmedidas na estatal.

Mais cedo, nas redes sociais, o presidente da Petrobras ironizou a situação. “Trabalho intenso o dia todo em Houston com mais de 15 reuniões por dia, sem olhar o telefone, e agora soube que já andaram me “derrubando” no Brasil… isso só me assegura que estou no caminho certo. Faz parte!”, publicou.

A equipe palaciana quer entender se os ruídos foram plantados por especuladores financeiros, por inimigos do presidente da Petrobras ou se houve a tentativa de criar uma espécie de onda “Fica, Jean”.

ALIADO DE HADDAD – Lula costuma realizar eventuais trocas na equipe de forma lenta e gradual. Foi assim com a substituição de Daniela Carneiro por Celso Sabino no Ministério do Turismo, em julho, e com a minirreforma ministerial de setembro. Além disso, Jean Paul Prates conquistou um aliado de peso frente à artilharia que sofre: o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

O ex-prefeito de São Paulo virou um ponto de equilíbrio nas desavenças entre o presidente da Petrobras e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que convenceu Lula a orientar a estatal a não distribuir parte dos dividendos aos acionistas neste momento.

Prates foi senador pelo PT do Rio Grande do Norte, mas sofre resistência até entre correligionários. Ele é visto por aliados como muito ligado ao mercado financeiro.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Prates é profissional do ramo do petróleo e está fazendo uma excelente administração na Petrobras. Como diria Trump, ele está trabalhando para fazer a empresa ser grande de novo. Mas os espertalhões do mercado querem tirá-lo a todo custo, porque ele pretende acabar com as importações de petróleo e óleo diesel, uma das maiores fontes de corrupção na Petrobras. Trabalhei vários anos lá e sei exatamente o que estou falando. (C.N.)

9 thoughts on “Planalto constata “ataque especulativo” sobre Prates, presidente da Petrobras

  1. Sr. Newton

    Só não vomitei assistindo vídeos e ouvindo audios desse crápula, covarde , calhorda, bandido, Chefão da Gangue de Estupradores porque já tinha preparado 10 caixas de medicamentos , prevenção é o melhor remédio, mesmo assim o balde de 100 litros estava do lado..

    Em videos, vi a cara de deboche desse lixo emprestável, dando risadas a mil, se achando o rei da cocada, e o pior, ao lado de outros jogadores e amigos , tomando um banho de sol na praia no Guarujá (cidade do Triplex do Ladrão). e jogando futvolei como se nada tivesse acontecido., o desgraçado chegou a participar de um churrasco com jogadores do Santos…

    Foram poucos jornazistas que comentaram em artigos sobre a Gangue dos Estupradores, a grande maioria dos jornazistas se calaram e ficaram em silêncio , a velha tática de empurrar para debaixo do tapete o que os “amigos” fazem de mal a outras pessoas.

    São tão covardes vagabundos como o Estuprador, o famoso “corporativismo” e passada de pano…..

    Outro fato que não é comentado, é que o estuprador é um dos Atletas de Cristo, (como o Neymar), são evanjegues, citam Deus, a Biblia , usam camisetas Jesus 100%, sou Jesus, mas na maldade esquecem de Deus.

    Na verdade cultuam o outro Deus….

    Robinho preso: nunca mais um estuprador famoso dormirá tranquilo…

    https://www.uol.com.br/esporte/colunas/alicia-klein/2024/03/21/robinho-preso-nunca-mais-um-estuprador-famoso-dormira-tranquilo.htm?cmpid=copiaecola

  2. Estimado amigo, sabe muito bem de minha opinião sobre seu admirável trabalho. Jamais sequer passei na calçada em frente à Petrobrás, nem faço idéia de onde fica. É que quando leio o mais mínimo “elogio” a uma dessas feras que aí estão, ecoam em mim as palavras do Poeta: “….mas como dói”. Abs.

  3. Senhor Carlos Newton , trabalhei muitos anos na bacia petrolífera de Campos , donde o óleo cru era embarcado nos navios e entregue e internado nos terminais , sob vários processos de controle , mas no governo de Fernando Henrique Cardoso , vulgo FHC ele permitiu que o óleo cru saísse direto do Brasil para o exterior , sem interna-lo e medição adequadas e sem controle , mas vou voltava como se importado fosse , pelo jeito esse crime de lesa-pátria continua até hoje , como a agravante de que o acidente com a plataforma P-36 , era perfeitamente evitável , nós recebíamos óleo cru dela e de mais três plataformas nas quais estávamos acopladas , nós éramos a cisterna ” Bauru ” , com capacidade para armazenar 130 mil mt .cúbicos de óleo .

  4. Atribuir “honestidade” a um membro da gangue corrupta do PT é até piada de mal gosto. Se Prates está lá com as bênçãos do PT é porque foi colocado para roubar para os companheiros. Ora, ora. Cada uma que eu leio..tsc tsc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *