Caio Junqueira
CNN Brasil
Lula ignorou a pressão do PT e deu aval para que militares brasileiros comprem blindados de uma empresa de Israel. Setores do PT defendiam nos bastidores transformar uma decisão técnica em uma decisão política, e que uma empresa chinesa fechasse o negócio.
Mas não era um negócio da China. A empresa israelense venceu a licitação do Exército porque, segundo os militares brasileiros, o produto deles é o melhor do mundo e ofereceu as melhores condições de negócio.
APOIO À LICITAÇÃO – Após o anúncio do resultado da licitação, Lula, segundo fontes militares e do governo, avalizou a compra, a despeito da oposição de setores do PT e do governo a ela. Na conversa, o presidente teria sido alertado de que o processo licitatório foi rigoroso e que venceu a que ofereceu melhores condições, preços e tecnologia. O presidente teria pedido apenas para que a lei fosse seguida.
Como mostrou a CNN, o partido criticou a possibilidade de que a empresa israelense fechasse o negócio e afirmou que a decisão final da compra só sairia após uma avaliação política do Palácio do Planalto e do Itamaraty.
O principal incômodo era o fato de o governo de Israel ter declarado Lula persona non grata após declarações do presidente comparando a ofensiva israelense em Gaza ao Holocausto. Lula foi alertado disso e preferiu seguir uma máxima militar: quem escolhe arma é quem usa.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – O PT estava viajando na maionese e o presidente agiu certo. Não tem de se intrometer em assunto militar. (C.N.)
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – É claro que Lula está furioso com o PT e vai passar um Semana Santa infernal, digamos assim. Antigamente, o PT obedecia a Lula, porque sabia que o presidente era mais importante do que o partido. Mas a idade avança, Lula já não diz coisa com coisa, chamou o Macron de Sarcozy, e o partido já está perdendo o respeito, o que é um erro, porque o PT acaba assim que Lula for desta para a melhor, como se dizia outrora. (C.N.)
Essa nota do nosso Editor-Chefe é a realidade atual do partido que tem mais ladrões corruptos por metro quadrado.
Quando o ladrão partir para o lado das queimadas o partido já era..
Abraço
Então Lula, restará perdoado, pelo que vociferou!
Com todo a contenção de gastos, bloqueio de orçamento e permite compra de 1 bilhão para o exercito…. Sei não, fica parecendo que é tudo lorota o deficit
Pode ser que Loola esteja cumprindo acordo com o Exército.
Por outro lado, o menos pior, armamento produzido em Israel é melhor que o produzido na China.
Quem diria , o Brasil foi um dos maiores e principais fabricantes e exportadores de armamentos do mundo , através de sua então pujante e moderna indústria bélica , mas a mesma foi destruída e desmantelada pelo então governo de Fernando Collor de Melo , sendo que o país passou a adquirir sucatas mundo afora para suas FFAAs, navios , aviões e tanques , e mesmo assim sob restrições de uso das mesmas sucatas bélicas , pelos seus fornecedores .