Extrema direita internacional avança sem resistência e utilizando a internet

Trump comparece a mais uma sessão do julgamento em Nova York30/04/2024 Curtis Means/Pool via REUTERS

Juiz multou Trump e ameaçou prendê-lo por desacato

Eliane Cantanhêde
Estadão

Assim como Donald Trump minou a confiança popular em sua adversária Hillary Clinton e tentou transformá-la em corrupta por ter usado e-mails oficiais para mensagens particulares – fichinha perto do que ocorre por essas bandas de cá –, a extrema direita da Espanha ataca e calunia a mulher do primeiro ministro Pedro Sánchez, Begoña Gómez, como forma de desgastar e jogar dúvidas sobre o governo socialista, que é aliado à direita não extremista.

A extrema direita, embolada com as redes sociais, elegeu Trump nos EUA, deu a vitória ao Brexit na Inglaterra, alavancou Jair Bolsonaro no Brasil, garantiu Javier Milei na Argentina e está por trás de partidos e movimentos radicais na Itália, Alemanha, Hungria, Polônia, na própria Espanha, com o Vox, e até no equilibrado Portugal, com o Chega. Há quem ache a extrema direita “uma ficção” e a força crescente da internet uma “bobagem”. Há controvérsias.

LULA PREOCUPADO – O presidente Lula avalia que nada disso é bobagem, ao contrário, é preocupante, e que o Brasil está no alvo. É o principal e mais rico País da América Latina, vive uma polarização insana entre a esquerda e a extrema direita e acaba de derrotar Jair Bolsonaro para trazer Lula de volta ao poder, como os EUA derrotaram Trump e elegeram o democrata Joe Biden.

A sequência não foi por acaso, nem por pura diversão: Elon Musk, do gigante X, atacou Alexandre de Moraes, o Supremo e a democracia brasileira; Milei encontrou-se com ele, fez juras de amor e endossou os seus ataques ao Brasil.

Ato contínuo, Israel Katz, chanceler do regime de Binyamin Netanyahu em Israel, deixou bem claro que Moraes foi só um pretexto, o verdadeiro alvo da extrema direita é o próprio Lula.

DISSE ISRAEL – “Se alguém deveria ser bloqueado ou censurado no X deveria ser você, @Lulaoficial. Você tem o hábito de censurar e distorcer a verdade, então não é surpresa que esteja tentando censurar os outros”, escreveu Katz, engrossando os ataques e chamando a atenção da extrema direita internacional para o Brasil e Lula.

A extrema direita articula golpes de Estado e atentados contra resultados eleitorais, enquanto inverte a realidade e acusa os adversários de fazerem o que eles próprios fazem: ameaçar a democracia, a liberdade de expressão, a oposição, sem abandonar velhos slogans de extremistas ao longo da história, que Bolsonaro, por exemplo, usou e abusou nas duas campanhas presidenciais e nos quatro anos de mandato, de boca para fora: Deus, Pátria e Família.

Lula está atento. Sem holofotes, sem barulho, vem conversando com o francês Emmanuel Macron, o português Marcelo Rebelo de Sousa e o espanhol Pedro Sánchez, a quem defende ostensivamente dos ataques da extrema direita.

AMEAÇA À DEMOCRACIA – Depois de uma forte resistência democrática no Brasil, que uniu da esquerda à direita contemporânea, é hora de articular a resistência internacional. A extrema direita está muito articulada e conta com uma arma poderosa, a internet. E o outro lado? Está dormindo no ponto?

É nesse contexto que Pepe Mujica, decisivo para transformar o Uruguai num oásis nas Américas e símbolo de líder político decente e justo, que defendeu liberdade, democracia, igualdade e diálogo a vida toda a vida, anunciou que, aos 88 anos, tem câncer de esôfago, com metástases.

Que falta fazem os Mujica, ainda mais nesses tempos assustadores.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Na matriz USA, o juiz Juan Merchan impôs uma multa de US$ 9 mil (R$ 46 mil) ao ex-presidente Trump, nesta terça-feira (30), por violação de uma ordem de silêncio que o impede de criticar envolvidos no julgamento criminal em que é acusado de fraude —tanto ao maquiar as contas da sua empresa para encobrir pagamentos a uma ex-atriz pornô quanto ao supostamente mentir para conseguir ser eleito em 2016. O que isso significa? Nada. A política no mundo inteiro é uma esculhambação mesmo. (C.N.)

16 thoughts on “Extrema direita internacional avança sem resistência e utilizando a internet

  1. “A política no mundo inteiro é uma esculhambação mesmo. (C.N.)”

    Subordinadas “legiões” à “imagem e semelhança” de seus rebeldes “cria-dores”!
    PS. Ouvidos moucos, para as respectivas carapuças!

    • Sendo, “para todos”, a “idéia”, uma só, a pretensa diferença entre os tais é malandra e criminosamente mentirosa!

  2. A história nos mostra aonde leva o extremismo. Contudo há uma forte tendência a porem o dedo do lado esquerdo no fiel da balança. De um lado a extrema direita perversa e má intencionada, do outro o socialismo benemerente e salvador. O jogo de palavras não ousa usar a expressão extrema esquerda. Falta à extrema direita um Foro de São Paulo para aferir e equilibrar os pesos da balança.

  3. A extrema esquerda mundial que conta com a mídia a que Pulitzer se referiu: ” Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma” Vai cinicamente demonizando a direita.
    Não é a direita que avança sem resistência, é a extrema esquerda mentirosa e incompetente que se atolou no mundo da corrupção.
    Eu gostaria de ver se a articulista num arreganho de sinceridade mostrasse o paraíso prometido pela extrema esquerda que não fosse a matança nos regimes dos carniceiros da humanidade.

  4. Ah, dona Eliana!!

    Como e bom ser da extrema comunista .e fazer parte do eixo do mal.

    Não dá nada, né, (como se dizia antigamente.

    Que falta faz a linha 208 Penha -lapa da CMTC.

    • Ps.

      A senhora tem frequentado os mercados e feiras?

      Seria bom ver a realidade dos preços principalmente da cesta básica.

      Arroz, feijão, batata, cebola, tomate, legumes, verduras, frutas.

      Tenho certeza que a senhora ficar horrorizada com a extrema comunista refinada.

  5. Essa velha carcomida essa imbecil essa desgraça vem falar de extrema direita. Deixa de ser otaria .Tu não ves o que tá acontecendo aqui nesse país vagabundo. Três vagabundos da pocilga acompanhados por outros vagabundos do stj da polícia federal ministros desse desgoverno tipo o imbecil polenta vão pra Londres Londres tudo a custa de empresa privada que tem processos lá lá lá na pocilga. Deixa de ser otaria. Ah país vagabundo.

  6. As bandeiras com a imagem de Lula e do PT desapareceram das bancas de camelôs no DF.

    Apenas as de alguns times de futebol e, acreditem, as de Bolsonaro estão estampadas nas vitrines populares em maio de 2024.

    Os governadores do DF são uma sucessão de erros eleitorais dessa população “tão educada” da capital inchada e que reflete em si todas as mazelas do Brasil exacerbadas, extremadas.

    Um ano de unanimidade nos grandes meios de comunicação é muita coisa e revela um poder significativo.

    Mas, ao primeiro escândalo, à primeira barganha mais vantajosa, a reviravolta acontece sem que sejamos capazes de compreender a enorme cara-de-pau.

    Até Bolsonaro teve seu armistício com os irmãos Marinho, que foram seu maior erro de propaganda, isso sem mencionar a tragédia completa que foi a gestão da pandemia.

    Lula, por sua vez, é memória viva de longa overdose de maracutaias ao seu redor e, em três décadas, representa tudo de ruim, inclusive com vieses ideológicos, que nos trouxe a esse estado de coisas.

    Somos gigantes por nosso povo, não por esse bando de demagogos, inclusive com maniqueísmo de pena patrocinada por interesses dos proprietários.

    Mas, como cantava o saudoso Nelson Ned:

    “Mas tudo passa,
    Tudo passará”

    Só o que não dá para engolir é a frase:

    “Só há democracia

    Enquanto o Estado gigante e perdulário patrocina e facilita meus interesses.

    “Quem paga mais?”

    Naquela velha parceria.

    Que sempre me beneficia.

    Em prejuízo do cidadão-contribuinte-eleitor…

    …Nos 135 anos de “República” que explora e zomba dos BESTIALIZADOS

    Há um acordão disfarçado de disputa entre os três perdulários e podres poderes que usufruem da nossa exploração.

    O povo merece protagonismo (interesse público primário).

    Não o Estado (interesse público secundário).

  7. Eis a máxima dos ditos salvadores da pátria , mundo à fora:
    Ou seja :
    Deus, Pátria e Família , sendo que :
    Deus = dinheiro , demoníacos
    Pátria = pervertidos , párias
    Família = fariseus , famigerados

  8. Eis a máxima dos ditos salvadores da pátria , mundo à fora:
    Ou seja :
    Deus, Pátria e Família , sendo que :
    Deus = dinheiro , demoníacos , degenerados , depravados
    Pátria = pervertidos , párias , pederastas
    Família = fariseus , famigerados , fornicadores

  9. Quanto a esconder que pagou os serviços de uma atriz pornô, acho muita covardia de Trump. Nesse ponto eu tenho que elogiar Lula, que assumiu compromisso com uma marafona, paga tudo pra ela e não esconde de ninguém. Vê se aprende com ele Trump.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *