
Cheia de si, Carla pegou pena maior do que a do hacker
Lucas Schroeder e Gabriela Boechat
da CNN
Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, na quarta-feira (14), a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a dez anos de prisão por invasões dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e inserção de documentos falsos. Os magistrados determinaram ainda a perda do mandato da parlamentar.
Antes da execução da pena, porém, cabem recursos. A deputada pode apresentar ainda embargos de declaração, uma espécie de recurso no Supremo que não altera a condenação, mas adia o trânsito em julgado do processo. E uma eventual prisão da deputada precisa ser autorizada pela Câmara, assim como a perda de mandato, que também cabe à Casa Legislativa
STF DECIDIRÁ – No entanto, a jurisprudência do STF é que, se a pena for superior a 120 dias de prisão em regime fechado, a própria Corte pode determinar a medida porque a Constituição prevê que o deputado perderá o mandato se faltar a um terço das sessões. Neste caso, a Mesa Diretora da Câmara apenas declararia a perda de mandato.
O hacker Walter Delgatti Neto também foi condenado no âmbito do processo a oito anos e três meses de prisão pelos crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica.
Juntos, Zambelli e Delgatti Neto terão de pagar uma indenização estimada em R$ 2 milhões. A dupla havia sido denunciada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em fevereiro pelos ataques aos sistemas do CNJ. O objetivo das ações seria incitar atos antidemocráticos.
DOCUMENTOS FALSOS – Segundo as investigações, Zambelli e o hacker inseriram documentos falsos no sistema do CNJ, como, por exemplo, um mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.
Conforme a denúncia da PGR, a parlamentar teve “papel central” na invasão dos sistemas eletrônicos do CNJ e foi a “autora intelectual” do ataque hacker.
Zambelli, segundo a acusação, “arregimentou” Walter Delgatti, prometendo a ele benefícios em troca dos serviços. Conforme a acusação, entre agosto de 2022 e janeiro de 2023, Delgatti invadiu “por várias vezes dispositivos de informática usados pelo Poder Judiciário, adulterando informações, mandados de prisão, alvarás de soltura, decisões de quebra de sigilo bancário, e inclusive determinando ao sistema que emitisse documento ideologicamente falso”.
SEM PROVAS? – Mas o que diz Zambelli? Em nota divulgada na sexta-feira (9), quando os ministros formaram maioria pela condenação, a defesa da deputada disse ser “absolutamente injusto” que Zambelli tenha sido “julgada e condenada sem provas irrefutáveis e induvidosas”.
“Absolutamente injusto que a Deputada tenha sido julgada e condenada sem provas irrefutáveis e induvidosas, ainda mais por fatos que desconhecia, como, por exemplo, os alvarás falsos que o mitômano Walter fez para seu primo e terceiras pessoas”, disseram os advogados, que também criticaram o processo conduzido pelo Supremo, dizendo que houve “inúmeras nulidades desprezadas e cerceamento de defesa”.
Consideraram ainda “inadmissível” a falta audiência com os integrantes da Turma e da possibilidade de sustentação oral dos advogados.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Uma deputada atuante, que teria futuro na política, mas se perdeu por ingenuidade e desfaçatez. Ser parlamentar é uma honra e uma missão, que não inclui contratar criminoso a pretexto de fazer brincadeirinhas com autoridades. É uma cassação merecida, mas o Supremo exagerou na dosimetria. Pena de quatro anos de prisão já estava de bom tamanho. (C.N.)
Sr. Newton,
Mais uma lapada no Cabeça de Azeitona…..
Desse jeito não vai ter como fazer uma “Estátua” para o Sinistrão…..
Justiça da Espanha nega de novo extradição de Oswaldo Eustáquio
A Audiência Nacional Espanhola indeferiu recurso do governo brasileiro que alegou a punibilidade de Eustáquio pelos crimes cometidos
https://www.metropoles.com/mundo/justica-da-espanha-nega-de-novo-extradicao-de-oswaldo-eustaquio
aquele abraço
Namorada de Lula teve contratação para Itaipu questionada
Muito antes de se tornar conhecida como namorada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a socióloga Rosângela da Silva, de 40 anos, chamou a atenção pelo seu emprego em Itaipu Binacional. Em fevereiro de 2006, a Câmara dos Deputados aprovou um requerimento do hoje ex-deputado Luiz Carlos Hauly (foto), do PSDB do Paraná, questionando…
https://crusoe.com.br/diario/namorada-de-lula-teve-contratacao-para-itaipu-questionada/
Sr. Newton
Por isso que o Giga-Híper-Mega-Ultra-Tera-Byte-Super Blaster Democrata e amante da democracia foi lá no Pais do Sanguinário e Carniceiro pedir para “censurar” minha internet…
Veja a que ponto chegou o Narco-Gabirú Cachaceiro
Existe um mundo que não é o da política (em seus vários níveis, poderes e formas!) e, este mundo não é menos poderoso do que o dos políticos. Os políticos devem tomar consciência de que eles não são o poder, eles estão no poder, o qual pesa nas suas cabeças muito mais do que na dos não políticos. Em outras palavras, os políticos devem ser mais cautelosos e responsáveis do que os outros.
Prezado Editor,
Tens um coração de ouro!
O Sr. seria um juiz bonzinho e não botaria ninguém em cana. rsrs
Parabéns pelo seu jeito tipo paizão, mas a zambelli, não foi atuante em nada, trabalhou incansavelmente pra provar que as urnas eram fraudáveis. Conspirou de forma pesada contra a democracia a mando daquele demônio.
Eles tinham certeza que o golpe iria dar certo, eram favas contadas… Por isso a ousadia.
No episódio da arma apontada pro jornalista, ela já estava achando que estava num Estado de Excessão. Totalmente empoderada e perversa.
Brincou com a justiça e se meteu a engraçadinha, na verdade foi extremamente irresponsável.
Não dá pra passar a mão na cabeça dessa descerebrada.
Ela sabia que se o golpe fosse adiante, iria virar uma poderosa, totalmente sem limites pra agir, endossada pelo capeta.
O que eu acho?
Eu acho, é pouco!
Eu daria pra essa intrépida 20 anos de jaula. Que com bom comportamento, sai em cinco anos.
Um forte abraço pro Sr.
José Luis
1) Tenho a honra de ter almoçado algumas vezes com o CN e outros mais…
2) Um ser humano impar… alma boa…
A paciência, é um dos seus maiores predicados.
Este processo, amigo, nada tem a ver com a arma, e eu daria mais quatro anos. O total, oito anos, está de bom tamanho.
Forte abraço,
CN