
Pepe Mujica era a imagem da sabedoria e da simplicidade
Roseann Kennedy
Estadão
A morte de Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, deixa recados silenciosos para líderes brasileiros, que precisariam ser ouvidos, por exemplo, pelo presidente Lula e pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Mujica soube desapegar-se do cargo quando deixou a presidência, em 2015, e respeitou a alternância de poder.
Analistas políticos apontam que, ao apostar em um diálogo harmonioso entre esquerda e direita, ele contribuiu para o país escapar da polarização radical.
FIGURAS RARAS – “Chegamos a um ponto em que tivemos pouquíssimas figuras que representavam essa expressão mais harmoniosa do viés político. Mujica é uma dessas figuras raras que o pensamento de esquerda produziu. Ou seja, o combate era pelas ideias, não pela força do poder político e muito menos das armas”, diz Paulo Niccoli Ramirez, professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.
Para Guilherme Casarões, professor de política internacional da FGV-EAESP, o estilo “muito particular” de Mujica foi importante para mitigar a polarização em seu país. “Como presidente, ele teve um papel de colocar o Uruguai no rumo da estabilidade, consolidando o país, talvez o único da América do Sul, que não é vítima dessas alternâncias bruscas de poder que vimos em outros lugares.”
“O recado que Mujica deixa é que o papel principal do poder público é garantir o bem-estar da população, essa é a tarefa número um, e não ostentar o cargo que possui. Essa foi a grande marca dele”, complementa Ramirez, da Fesp.
CONTRA DITADURAS – Presidente do Uruguai entre 2010 e 2015, Mujica ascendeu à política após anos de atuação na guerrilha armada Tupamaros. Chegou a ser preso durante a ditadura militar uruguaia e se tornou símbolo da esquerda latino-americana.
Já no fim da vida, condenou os regimes ditatoriais de esquerda de Nicolás Maduro na Venezuela e Daniel Ortega na Nicarágua. Mujica morreu nesta terça-feira, 13, aos 89 anos, em decorrência de complicações de um câncer de esôfago.
“Grande amigo do Brasil, o ex-Presidente Mujica foi um entusiasta do Mercosul, da Unasul e da Celac, um dos principais artífices da integração da América do Sul e da América Latina e, sobretudo, um dos mais importantes humanistas de nossa época”, pronunciou-se o governo brasileiro, por meio de nota divulgada pelo Itamaraty.
Agora fiquei com dúvidas.
è mais um carniceiro açougueiro que matou centenas de milhares de pessoas, ou
é um bom samaritano, gente boa, que ia ás missas todas as quartas, sábados e domingos e ainda tinha uma banquinha de churrasco uruguaio nas festas juninas….
“….Mujica liderou roubos a bancos e a empresas, distribuindo o saque entre os mais pobres. Um dos episódios mais conhecidos foi em 8 de outubro de 1969, quando cerca de 50 guerrilheiros invadiram a delegacia de polícia, o corpo de bombeiros, a central telefônica e bancos da cidade de Pando. O grupo costumava realizar ainda sequestro de políticos…
– Os Tupamaros foram uma guerrilha urbana que teve uma atuação recorrente antes e durante a ditadura militar do Uruguai. A trajetória foi iniciada na década de 1960 e se estendeu até 1985…
– O movimento ficou marcado por ações armadas —como atentados e sequestros—contra a ditadura uruguaia. A lista inclui assaltos a bancos e empresas. Eles se apresentavam como benfeitores do povo e distribuíam alimentos e bens em bairros pobres de Montevidéu…
“…Há poucos crimes piores do que fundar um banco, ganhar dinheiro com o dinheiro dos outros é como um destilado, a quintessência do capitalismo… é a coisa mais linda entrar em um banco com uma .45 na mão: todos te respeitam”
PS…
Aqui vai meu torpedo fatal
E todos os tupamaros adoram ir visitar e fazer turismo na Big Apple.
Mesmo com um inverno de 30 graus abaixo de zero, lá estão todos se esbaldando com cafés na 5a Avenida……
ops, esqueci,, cafés,, caviar, lagosta, camarão, salmão e uma boa garrafa de vinho francês com 50 mil euros á garrafa..
Nénão, Capitão Cueca.??
PS.2
Tem vários tupamaros comunas petralhas que adoram também ser rentistas…
Aplicam o seu dinheiro (roubado) nos bancos da vida….
“..Durante seu mandato, o Uruguai implementou uma série de políticas consideradas progressistas, como:
a legalização da produção e venda de maconha sob controle estatal,
a descriminalização do aborto em determinadas circunstâncias e
o reconhecimento legal do casamento entre pessoas do mesmo sexo.
“A gestão também aumentou consideravelmente os gastos públicos com programas sociais. ”
e tome bolsa-miséria….
Papai Estado sempre cuidando dos pretos, brancos pobres favelados e donas de casa e também dos velhinhos aposentados….
“Uruguai investiga corrupção envolvendo governo Mujica e OAS…
https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/ansa/2016/11/17/uruguai-investiga-corrupcao-envolvendo-governo-mujica-e-oas.htm?cmpid=copiaecola
Como diz aquele meme clássico dos clássicos.
“Nada a ver, irmão.””
Aqui tem tudo a ver…
eh!eh!eh
Direto do Òrgão de Propaganda do Regime Soviético….(Rede Corrupta Esgoto de Televisão)
“…Mujica é atingido por críticas internas e escândalo em estatal
Idolatrado no exterior, ex-presidente tem legado ameaçado após denúncias..
https://oglobo.globo.com/mundo/mujica-atingido-por-criticas-internas-escandalo-em-estatal-19201750
Adivinha quem está no meio da corrupção roubando os “hospitais”…?
Eles estão em todas, o Sindicatos do Crime,
Pelegos comunas corruptos em ação….
Um caso de corrupção na saúde complica o partido de Mujica no Uruguai
A investigação de um complô para o desvio de verbas em hospitais mancha a governista Frente Ampla, que em outubro enfrenta eleição presidencial com Tabaré Vázquez como candidato
https://brasil.elpais.com/brasil/2014/07/23/internacional/1406145103_027315.html
Por enquanto é só
Voltaremos mais tarde.
E vamos em frente que atrás vem o Narco-Tupamaro Nine Fingers de sempre atrás das nossas carteiras e também das carteiras dos velhinhos aposentados…
aquele abraço
Essa moçoila, que nem é da Fôia, é lamentável. Digo isso para ser fino e cavalheiro.
Por que será que os que detestam pobres odeiam Mujica? Porque ele doava 90% do seu salário quando era presidente? Por que aumentou a renda média dos trabalhadores em sua gestão (SM aumentou 250%)? Por que diminui bastante a pobreza em seu país?
Claro, os críticos e defensores do “mercado” sempre chiam quando se aumentam os gastos nas áreas sociais.
Ele cometeu crimes, seguindo uma ideologia na juventude, coisa que se arrependeu. Pagou por isso ficando preso por mais de dez anos.
Como ele dizia: todos chegam aqui em minha chácara e me admiram por essa vida que levo. Nenhum me copia.
.
O interessante, José, é que não vemos esses que odeiam o Mujica condenando os mortos pelas ditaduras militares, nem os seus torturadores… E falam de “centenas de milhares de mortos” pelos Tupamaros que “se apresentavam como benfeitores do povo” e ignoram solenemente a estima do povo uruguaio pelo seu presidente, durante e após seu mandato..
Sr. Wilson…
Vou lhe responder usando a sua própria régua..
Interessante, também não vejo o Sr. condenando os carniceiros açougueiros que mataram centenas e , centenas de milhões de pessoas, e ainda matam até hoje por meios diferentes., exemplo com a “caneta”…
josefinho stalinho, lenin, mao tsé tung, adolfinho do chucrutes, mussolini, pol pot, fidel, che guevara, Kim Il-sung,
Kim Jong-il , kim jong on, noriega, chaves, maduro, tupamaro são os grandes ídolos da comunada psicopata doente….
O nosso Narco-Tupamaro de Nove Dedos chega a chamá-los de “cumpanhero”.
Fora os sanguinários que tocaram o terror aqui no Brasil, pelas ruas de São Paulo, Rio de Janeiro, roubando, sequestrando, e matando pessoas inocentes.
Em nome da sua “ditadura particular” ideológica, matam-se pessoas inocentes., para poder fazerem o mesmo com o povo o que fazem as ditaduras dos generalecos. ou afins….
è só ver o que dizem a comunada psicopata doente , como o eduardo jorge e o maconheiro terrorista gabeira, todos, livres leves e soltos, e mamando nas tetas públicas.
Sou contra todos os tipos de ditaduras em qualquer estágio.
Sr. Wilson, o que eu faço é apenas expor a hipocrisia , demagogia, mentiras do seu “pessoal”……
Um grande abraço da Terra da Garoa…
PS..
Cuidado com a sua carteira, o Narco-Tupamaro de Noves Dedos pode estar de olho nela…..
Sr. Wilson
Está aqui é para coroar as mensagens de hoje e com certeza vou ganhar um Oscar e uma dúzia de Prêmio Pulitzer…
Direto do Òrgão de Propaganda do Regime Soviético do Narco-Tupamaro de Nove Dedos….
“…Lula se reuniu 4 vezes com o ‘amigo e irmão’ Kadafi
BRASÍLIA – Ao longo de seus oito anos de mandato, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve pelo menos quatro encontros com o ditador líbio Muamar Kadafi. Numa das reuniões, na abertura da Cúpula da União Africana, em Sírte, na Líbia, em 1º de julho de 2009, Lula chamou o ditador de “amigo e irmão”.
Há 42 anos no poder, Kadafi está sendo acusado de reprimir com mão-de-ferro as multidões que saem às ruas de algumas cidades da Líbia para pedir por democracia no país.
https://oglobo.globo.com/mundo/lula-se-reuniu-4-vezes-com-amigo-irmao-kadafi-2820150
PS.
Sr. Wilson é por essas e outras que o Narco-Tupamaro foi lá no Páis do Xing Pinga para desligar minha internet…
aquele abraço
Por que os comunistas corruptos e encharcados de mordomias, orçamentos secretos, fazem tanta apologia Mujica?
A expressão “comparar alhos com bugalhos” é uma forma idiomática em português que significa confundir coisas muito diferentes ou misturar coisas que não têm nada em comum. É como dizer que se está a comparar maçãs com laranjas. Podem até parecer em alguns pontos, mas guardam diferenças profundas.
Bolsonaro pode ter e tem muitos defeitos, mas daí a comparar a Lula existe uma distância imensa. Afaste a paixão política e coloque lado a lado as biografias. Destaque bem, “carregue nas tintas (cores)”, especialmente nas partes ruins tanto para um quanto para o outro. Faça o mesmo nas coisas boas (ou razoáveis) de ambos (que o leitor considere). Mesmo tosco, Bolsonaro ficará bem colocado à frente do petista. Depois de mensalão, petrolão vem a “cereja do bolo”, o roubo a aposentados e pensionistas, um crime covarde e macabro, que leva o descondenado, para onde repousam resíduos biológicos (fezes, urina) produzidos pelo ser humano ao longo da história.
Quanto a Mujica, algumas pessoas seguem o mesmo raciocínio quando falam de Fidel Castro, Zé Dirceu, Gabeira, dona Dilma Rousseff e etc., nessa ou em outra ordem, esquecendo propositalmente o passado e celebrando boas ações depois de velhos.
Sim, o tempo ensina as pessoas, oferecendo-lhes diversas lições importantes. O tempo afeta a forma como enxergamos as coisas, nos ajuda a crescer, a valorizar o que importa e a aprender com o passado para um futuro melhor. Ele nos permite desenvolver paciência, resiliência e sabedoria, além de nos ajudar a fortalecer relações e a entender melhor o mundo ao nosso redor. Claro, não vale para todos, pois pessoas como Lula insistem em cometer os mesmos desatinos, onde a ausência de bom senso é imperdoável, tendo em vista afetarem milhões de brasileiros, mantendo o país num atraso eterno. O apedeuta nem se dá conta…
PS.: O ex-presidente uruguaio José Pepe Mujica, que morreu aos 89 anos, era um líder do Movimento de Libertação Nacional-Tupamaros (MLN-T), uma guerrilha urbana que teve uma atuação recorrente antes e durante a ditadura militar do Uruguai. A trajetória foi iniciada na década de 1960 e se estendeu até 1985. O fundador do grupo foi Raúl Sendic. O nome é uma homenagem ao inca Túpac Amaru II, líder de uma rebelião indígena no século 18, que era contrário ao domínio espanhol no Peru. A principal influência do movimento era a Revolução Cubana.
PS. 01: O movimento ficou marcado por ações armadas —como atentados e sequestros—contra a ditadura uruguaia. A lista inclui assaltos a bancos e empresas. Eles se apresentavam como benfeitores do povo e distribuíam alimentos e bens em bairros pobres de Montevidéu.
PS. 02: Por volta dos 30 anos, Mujica decidiu se radicalizar e aderir ao Tupamaros. Nascido em uma família de pequenos agricultores em Montevidéu, ele trabalhou no campo e, desde cedo, atraiu-se pelas lutas sociais, iniciando a militância no movimento estudantil.
Mujica liderou roubos a bancos e a empresas, distribuindo o saque entre os mais pobres. Um dos episódios mais conhecidos foi em 8 de outubro de 1969, quando cerca de 50 guerrilheiros invadiram a delegacia de polícia, o corpo de bombeiros, a central telefônica e bancos da cidade de Pando. O grupo costumava realizar ainda sequestro de políticos.
PS. 03: O político disse não se arrepender de nenhuma de suas ações como guerrilheiro. A declaração foi dada em seu livro biográfico, intitulado ”Mujica” e publicado pelo romancista e ensaísta Miguel Ángel Campodónico em 1999.
PS. 04: O uruguaio foi preso três vezes ao longo da vida. Nas duas primeiras, ele conseguiu escapar da prisão de Carretas em uma fuga em massa ao lado de outros companheiros guerrilheiros. A terceira prisão, durante a ditadura militar uruguaia, custou 13 anos de sua vida. Na noite de sua detenção em 1972, o ex-presidente estava em uma pizzaria. As autoridades pediram que ele se identificasse e, em vez disso, ele sacou um revólver. Mujica foi alvejado por seis tiros de policiais e quase sangrou até a morte na calçada.
Fonte:
https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2025/05/13/quem-eram-os-tupamaros-grupo-guerrilheiro-onde-pepe-mujica-atuou.htm
https://www.brasilparalelo.com.br/noticias/o-guerrilheiro-que-virou-presidente-conheca-a-face-oculta-de-pepe-mujica