Apenas dois ministros manifestaram apoio a Moraes; os outros silenciaram

STF PERDEU A CONFIANÇA DO POVO BRASILEIRO E NECESSITA FAZER UMA AUTOCRÍTICA - Cariri é Isso

Charge do Duke (O Tempo)

Carolina Brígido
Estadão

Mais do que uma sessão de desagravo a Alexandre de Moraes e à própria Corte, o Supremo Tribunal Federal (STF) deixou claro nesta sexta-feira, 1º, que as punições serão rígidas não apenas aos acusados de tramarem um golpe de Estado, mas também a quem tenta coagir o tribunal a enterrar as investigações. Apenas dois dos outros dez ministros discursaram na sessão em apoio ao colega.

Em mensagens duras, Moraes e Gilmar Mendes fizeram referência à atuação do deputado federal Eduardo Bolsonaro e do blogueiro Paulo Figueiredo, que articulam com o governo dos EUA sanções aos ministros do Supremo e barreiras tarifárias ao Brasil. Os dois ministros avisaram que “pseudo-patriotas” terão resposta à altura do Judiciário.

NO MESMO PACOTE – Nos discursos, os ministros colocaram no mesmo pacote a trama golpista e a tentativa de coação ao Supremo no curso no processo. “O modus operandi golpista é o mesmo”, declarou Moraes.

O ministro também verbalizou o que já havia demonstrado na condução das ações penais sobre a tentativa de golpe: a tentativas de intimidação pelos EUA não mudarão o rumo investigações. Segundo ele, todos os acusados serão julgados neste semestre.

Primeiro a discursar, Luís Roberto Barroso fez a defesa institucional do tribunal e enfatizou que os réus serão julgados com base em provas concretas, ”sem qualquer tipo de interferência, venha de onde vier”. Mendes e Barroso elogiaram a atuação de Moraes à frente das investigações.

GONET E MESSIAS – Depois das manifestações dos ministros, entoaram o coro pró-Moraes o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e o advogado-geral da União, Jorge Messias. A sessão durou mais de uma hora. Não houve tempo para o plenário julgar os processos previamente pautados.

Apesar do apoio efusivo de Gilmar e Barroso, também ecoou o silêncio da maioria no plenário. O microfone estava aberto a todos os ministros que quisessem se manifestar, mas os outros oito integrantes da Corte não fizeram isso.

Nos dias anteriores à sessão, alguns dos ministros que optaram pelo silêncio chegaram a comentar, em caráter reservado, que gostariam de prestar apoio público a Moraes. Na hora da sessão, desistiram.

JANTAR NA VÉSPERA – Na noite anterior, todos os ministros do STF foram convidados para um jantar no Palácio da Alvorada com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em um sinal de desagravo a Moraes.

Seis compareceram — entre eles, Barroso e Mendes, que se pronunciaram na sessão de hoje, e Flávio Dino, que prestou homenagem ao colega em uma rede social.

Nos bastidores, nem todos os ministros do Supremo estão de acordo com a forma como Moraes conduz as investigações. Ainda assim, apesar de não terem levantado a voz para defender o colega, não o criticam publicamente, em nome da unidade institucional da Corte.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Boa matéria de Carolina Brígido. Muitas vezes, o silêncio é muito mais revelador do que esses discursos de fancaria, como se dizia antigamente. (C.N.)

15 thoughts on “Apenas dois ministros manifestaram apoio a Moraes; os outros silenciaram

  1. São os eternos meninos da Terra do Nunca do Lula Peter Pan.

    Descanse em paz José Roberto Guzzo.

    A luta contra as versões únicas, patrocinadas e chapa branca continua.

    “Jornalismo é oposição”

  2. Independentemente de quem terá sido o arquiteto deste Universo que vemos e observamos – e que sobre o qual mudamos a maneira de vê-lo e o chamamos de Natureza– não é digno de crédito aquele que faz mau uso do corpo que lhe destinou este arquiteto ou esta Natureza.

  3. Esta bagaça, – que despreja a realidade concreta, os fundamentos legais do que seja uma Democracia e que, na disputa pela hegemonia da Nova Ordem Mundial, advinda da Quarta Revolução Tecnológica, posiciona-se do lado do Eixo Ditatorial, tornando o Estado Brasileiro mero offie-boy de luxo dele, buscando tornar o país plataforma ocidental não econômica, mas ideológica deste – nunca dará certo.

    Esta adesão é fruto de mera psicopatia esquizoide ou teria alguma recompensa econômica?

    A China, lider do Eixo deixa o imbecil, farsante e inocente inútel, Lula e sua babá , o STF, jogando pedra na Lua sozinhos.

    O STF, que assumiu a vacância do poder, sem qualquer noção da Realpolitik, tenta salvar, em vão, o titanik já naufagrado.

    Como recordar é viver, lembremos do caráter desta trupe, relembrando a Lava Jato.

    Possibilidade de sucesso é zero vezes 1.000 vezes zero.

    ______

    Precisamos superar o pior e mais medíocre período da política brasileira, o lulobolsonarismo, uma mesma moeda com duas faces absolutamente semelhantes em seus fundamentos.

  4. Creio que a questão, perdão da simplicidade, é simples.
    Alguém de sã consciência quer Lula ou bolsonaro como presidente da república na próxima gestão?
    simples assim, ninguém quer não, tô fora!!

  5. Os outros nove já sabem que o Moraes está ferrado e que em boca fechada não entra mosca. O Beiçola bem como o Barroso estão ferrados e na lista estão o Gonet e o Messias. Os outros tentam escapar mas, talvez, só quatro o consigam.

  6. São os cúmplices do torturador, os arquitetos da fraude eleitoral de 2022, os traficantes Beiçola e Boca de Veludo. Pra defender o cúmplice, o Boca de Veludo mentiu mais do que o Luladrão e o Beiçola estava mais irado do que o xanxionado.

    O psicopata Xandão do PCC apontou o dedo do meio para o resto da quadrilha: “tudo foi referendado pelo pleno”. No STF, o pleno era ele mesmo. O abusador dos direitos humanos, sabe que virou carniça contaminada, até os urubus (togados) fogem dele.

  7. Senhor José Vidal , lembre-se que os EUA nunca beneficiaram o Brasil em nada , no que concerne as transferências de ” conhecimentos e tecnologia ” até hoje , estão aí as FFAAs-BR super sucateada e usando ” equipamentos e materiais ” bélicos norte-americanos extremamente obsoletos , com o agravante de que ao Brasil não é permitido atualiza-los sem a permissão e consentimento dos EUA , isso graças aos nossos inimigos nacionais internos Brasileiros .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *