
Charge do Duke (O Tempo)
Carolina Brígido
Estadão
Mais do que uma sessão de desagravo a Alexandre de Moraes e à própria Corte, o Supremo Tribunal Federal (STF) deixou claro nesta sexta-feira, 1º, que as punições serão rígidas não apenas aos acusados de tramarem um golpe de Estado, mas também a quem tenta coagir o tribunal a enterrar as investigações. Apenas dois dos outros dez ministros discursaram na sessão em apoio ao colega.
Em mensagens duras, Moraes e Gilmar Mendes fizeram referência à atuação do deputado federal Eduardo Bolsonaro e do blogueiro Paulo Figueiredo, que articulam com o governo dos EUA sanções aos ministros do Supremo e barreiras tarifárias ao Brasil. Os dois ministros avisaram que “pseudo-patriotas” terão resposta à altura do Judiciário.
NO MESMO PACOTE – Nos discursos, os ministros colocaram no mesmo pacote a trama golpista e a tentativa de coação ao Supremo no curso no processo. “O modus operandi golpista é o mesmo”, declarou Moraes.
O ministro também verbalizou o que já havia demonstrado na condução das ações penais sobre a tentativa de golpe: a tentativas de intimidação pelos EUA não mudarão o rumo investigações. Segundo ele, todos os acusados serão julgados neste semestre.
Primeiro a discursar, Luís Roberto Barroso fez a defesa institucional do tribunal e enfatizou que os réus serão julgados com base em provas concretas, ”sem qualquer tipo de interferência, venha de onde vier”. Mendes e Barroso elogiaram a atuação de Moraes à frente das investigações.
GONET E MESSIAS – Depois das manifestações dos ministros, entoaram o coro pró-Moraes o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e o advogado-geral da União, Jorge Messias. A sessão durou mais de uma hora. Não houve tempo para o plenário julgar os processos previamente pautados.
Apesar do apoio efusivo de Gilmar e Barroso, também ecoou o silêncio da maioria no plenário. O microfone estava aberto a todos os ministros que quisessem se manifestar, mas os outros oito integrantes da Corte não fizeram isso.
Nos dias anteriores à sessão, alguns dos ministros que optaram pelo silêncio chegaram a comentar, em caráter reservado, que gostariam de prestar apoio público a Moraes. Na hora da sessão, desistiram.
JANTAR NA VÉSPERA – Na noite anterior, todos os ministros do STF foram convidados para um jantar no Palácio da Alvorada com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em um sinal de desagravo a Moraes.
Seis compareceram — entre eles, Barroso e Mendes, que se pronunciaram na sessão de hoje, e Flávio Dino, que prestou homenagem ao colega em uma rede social.
Nos bastidores, nem todos os ministros do Supremo estão de acordo com a forma como Moraes conduz as investigações. Ainda assim, apesar de não terem levantado a voz para defender o colega, não o criticam publicamente, em nome da unidade institucional da Corte.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Boa matéria de Carolina Brígido. Muitas vezes, o silêncio é muito mais revelador do que esses discursos de fancaria, como se dizia antigamente. (C.N.)
A torcida do Corinthians foi ao delírio.
O povão é quem manda.
Sim, foram ao delírio quando o sr. Magnitsky levantou o dedo do meio. Ficaram excitados.
Esse cara vai acabar sem ninguém, vai chorar suas mágoas na fronha de um travesseiro
São os eternos meninos da Terra do Nunca do Lula Peter Pan.
Descanse em paz José Roberto Guzzo.
A luta contra as versões únicas, patrocinadas e chapa branca continua.
“Jornalismo é oposição”
Independentemente de quem terá sido o arquiteto deste Universo que vemos e observamos – e que sobre o qual mudamos a maneira de vê-lo e o chamamos de Natureza– não é digno de crédito aquele que faz mau uso do corpo que lhe destinou este arquiteto ou esta Natureza.
Seja emocionalmente, racionalmente, intestinalmente, figadalmente ou mesmo rabalmente
Esta bagaça, – que despreja a realidade concreta, os fundamentos legais do que seja uma Democracia e que, na disputa pela hegemonia da Nova Ordem Mundial, advinda da Quarta Revolução Tecnológica, posiciona-se do lado do Eixo Ditatorial, tornando o Estado Brasileiro mero offie-boy de luxo dele, buscando tornar o país plataforma ocidental não econômica, mas ideológica deste – nunca dará certo.
Esta adesão é fruto de mera psicopatia esquizoide ou teria alguma recompensa econômica?
A China, lider do Eixo deixa o imbecil, farsante e inocente inútel, Lula e sua babá , o STF, jogando pedra na Lua sozinhos.
O STF, que assumiu a vacância do poder, sem qualquer noção da Realpolitik, tenta salvar, em vão, o titanik já naufagrado.
Como recordar é viver, lembremos do caráter desta trupe, relembrando a Lava Jato.
Possibilidade de sucesso é zero vezes 1.000 vezes zero.
______
Precisamos superar o pior e mais medíocre período da política brasileira, o lulobolsonarismo, uma mesma moeda com duas faces absolutamente semelhantes em seus fundamentos.
Não se manifestaram por covardia? Nem a favor, nem contra, muito pelo contrário.
Sabem do que fizeram ontem.
A propósito da popularida do office-boy do Eixo Ditatorial.
https://cbn.globo.com/politica/noticia/2025/08/02/popularidade-de-lula-segue-estagnada-mesmo-apos-conflito-com-trump-e-discurso-de-soberania-mostra-datafolha.ghtml
Ainda que seja difícil pra maioria da população perceber o que esteja em jogo no cenário internacional e sua Nova Ordem Mundial.
Falas tanto em Nova Ordem Mundial e que o Brasil não está entrando na onda da inteligência. Mas será que o Brasil será beneficiado, alinhando-se incondicionalmente aos EUA, em detrimento á sua autodeterminação e independência, a outros países, cmo a China? https://www.youtube.com/watch?v=BbY7YNaZqrA
Creio que a questão, perdão da simplicidade, é simples.
Alguém de sã consciência quer Lula ou bolsonaro como presidente da república na próxima gestão?
simples assim, ninguém quer não, tô fora!!
Os outros nove já sabem que o Moraes está ferrado e que em boca fechada não entra mosca. O Beiçola bem como o Barroso estão ferrados e na lista estão o Gonet e o Messias. Os outros tentam escapar mas, talvez, só quatro o consigam.
São os cúmplices do torturador, os arquitetos da fraude eleitoral de 2022, os traficantes Beiçola e Boca de Veludo. Pra defender o cúmplice, o Boca de Veludo mentiu mais do que o Luladrão e o Beiçola estava mais irado do que o xanxionado.
O psicopata Xandão do PCC apontou o dedo do meio para o resto da quadrilha: “tudo foi referendado pelo pleno”. No STF, o pleno era ele mesmo. O abusador dos direitos humanos, sabe que virou carniça contaminada, até os urubus (togados) fogem dele.
Senhor José Vidal , lembre-se que os EUA nunca beneficiaram o Brasil em nada , no que concerne as transferências de ” conhecimentos e tecnologia ” até hoje , estão aí as FFAAs-BR super sucateada e usando ” equipamentos e materiais ” bélicos norte-americanos extremamente obsoletos , com o agravante de que ao Brasil não é permitido atualiza-los sem a permissão e consentimento dos EUA , isso graças aos nossos inimigos nacionais internos Brasileiros .