Lula agora tem condições de criar uma frente ampla pró-soberania

O Brasil negociará como país soberano, diz Lula no New York Times | Agência  Brasil

Brasil negocia como país soberano, disse Lula ao NYT

Josias de Souza
do UOL

Na política, a diferença entre a genialidade e a estupidez é que a genialidade tem limites. Segundo o Datafolha, quase nove em cada dez brasileiros (89%) avaliam que o tarifaço de Trump trará algum prejuízo para a economia brasileira. Para 77% o impacto negativo afetará as finanças pessoais.

Quer dizer: a pesquisa indica que, se a estupidez matasse, os políticos que defendem as sanções de Trump contra as exportações do Brasil teriam que colocar pontes de safena no cérebro. Mais da metade dos eleitores (57%) considera que o presidente americano erra ao pedir que a Justiça interrompa o julgamento de Bolsonaro.

DIZ A PESQUISA – A um ano e três meses da eleição presidencial, usar os dados da pesquisa para decifrar as urnas seria um exercício de quiromancia.

Mas fechar os olhos para os sinais de fumaça emitidos pelo Datafolha seria um desserviço à audiência.

Em 2018, o antipetismo soprou os ventos que formaram a onda que elegeu Bolsonaro. Decorridos quatro anos, a precariedade de Bolsonaro fez surgir o fator democrático que impulsionou em 2022 a vitória de Lula por pequena margem.

FRENTE-AMPLA – O tarifaço de Trump fornece pano para que Lula restaure a frente ampla que ele negligencia desde que tomou posse. Sai o risco à democracia.

Entra a ameaça à soberania. Se for bem-sucedido na troca, pode seduzir novamente o eleitor minoritário de centro que definiu a sucessão passada.

Para impedir o movimento, a direita precisaria se endireitar. Acorrentar-se a Bolsonaro não parece boa ideia. A essa altura, quem mata o tempo comete suicídio.

22 thoughts on “Lula agora tem condições de criar uma frente ampla pró-soberania

  1. Só 57% do povo brasileiro acham que a intromissão do Trump em nossa política é inaceitável ? Coitado do nosso Tiradentes, morreu enforcado para nada!
    Parece que temos algo errado em nossos gens. Deve haver algumas deformações em alguns dos nucleotídeos dos nossos DNAs que nos fazem asssim tão frouxos, acomodados, tão tendentes a sermos subservientes.

  2. Nesses tempos que cidadãos SPD, se autoproclamam patriotas, é bom definir o que seja patriotismo verdadeiro ou nacionalismo e o falso patriotismo que alguns usam para manipular massas incautas, para benefício próprio.
    O verdadeiro patriotismo ou nacionalismo requer:
    – Autogoverno ou um governo do próprio país;
    – Autodeterminação: onde o povo escolhe seus mandatários e o país decide por si mesmo, sem tutela estrangeira;
    – Sentimento de pertencer a um grupo por vínculos raciais, linguísticos e históricos, que reivindica o direito de formar uma nação autônoma;
    – O Nacionalismo (ou verdadeiro patriotismo) considera mais a resolução de problemas e que mantenha a independência e integridade da nação, do que a exaltação de símbolos patriotas, tais como camisetas, bandeiras. Ser um verdadeiro patriota implica amar a sua nação, apesar e independente dos problemas dela: O Dr. Sun Yat-sen, fundador da República da China e do Kuomintang, afirmava que a falta de nacionalismo é prejudicial para a identidade de um povo e que nacionalismo não é discriminar outros povos, mas sim se defender deles apenas e manter a integridade nacional.
    O patriotismo de fachada é conhecido pela manipulação dos que o professam em nome de interesses e ideologias específicos. Sobre isso, é famosa a frase de Samuel Johnson de que “o patriotismo é o último refúgio do canalha”.

  3. Há casos que o cidadão necessita urgentemente do entendimento do Congresso Nacional sobre sua liberdade – especialmente o Senado – e ele se mantém inerte. Se sua liberdade pode ser obtida por algum outro meio, porque não usá-lo ? Hipocrisia de conveniência.

    • Filho da Puta, eu nunca lhe respondi deste quando você apoiou o gaúcho ladrão que me levou 6 mil reais para “tratamento de saúde” e não pagou, alegando falecimento. E ainda me chamou de otário. Se eu fosse mesmo vira-lata, estaria transando com a sua senhora genitora há muito tempo !

  4. Alguma coisa não está muito certa, na minha modesta forma de observar algumas postagens nesta Tribuna.

    Fico a pensar se ser “patriota” é apoiar a devolução de valores à Empresas que, confessadamente, lesaram as finanças do Erário, apoiar quem surrupiou o INSS, não sendo, de forma alguma, obrigado a devolver na mesma moeda.

    Apoiar quem condena uma mãe que, apenas reproduziu com batom, uma frase dita por um de nossos magistrados, mas livra da prisão uma outra que surrupiou a SUPERVIA, no Rio de Janeiro, sendo que, esta mãe, não possuía filhos tão dependentes quanto aquela.

    Apoiar quem permitiu a morte de um cidadão de nome Cleriston Pereira da Cunha na prisão, quando o próprio PGR orientou para que o mesmo cumprisse prisão domiciliar em razão de seu estado de saúde.

    No meu modesto modo de ver as sanções impostas ao Brasil, e não somente ao Brasil, pois outras nações já sofreram das mesmas, tem muito mais a ver com os abusos aos “verdadeiros” direitos humanos e não aos “direitos dos manos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *