
TCU retira do caso Master o ministro Jhonatan de Jesus
Raquel Landim
Estadão
Numa sala com mais de 20 pessoas, o Tribunal de Contas da União (TCU) concordou em avalizar as ações tomadas pelo Banco Central na liquidação do Master. O compromisso foi de uma diligência rápida – que nem chega a ser uma inspeção – feita pelo corpo técnico do TCU, unidade respeitada conhecida como “audibancos”, e não mais pelo gabinete do ministro relator do caso, Jhonatan de Jesus.
A “audibancos”, aliás, já tinha concordado em relatório com o que havia sido feito pelo BC. Nenhuma chance de reversão de liquidação ou de congelamento de venda de ativos.
SAIA JUSTÍSSIMA – Conforme interlocutores ouvidos pela coluna, a situação dentro da sala de reuniões onde representantes do BC receberam os ministros do tribunal nesta segunda-feira, 12, era bem diferente do que foi descrito publicamente.
Enquanto o presidente do TCU, ministro Vital do Rego, contava aos jornalistas que o BC havia “pedido” a inspeção e queria o “selo de qualidade” do tribunal, na reunião, ficou evidente o constrangimento com a situação.
Desde que o TCU decidiu entrar no caso Master, ameaçando reverter ou dificultar a liquidação do banco de Daniel Vorcaro, muitas vozes da opinião pública se insurgiram contra.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Com Moraes, Toffoli e Jhonatan fazendo a defesa do Master, isso significa que o resto do mundo deve ser contra… (C.N.)
Com Moraes, Toffoli e Jhonatan fazendo a defesa do Master, isso significa que o resto do mundo deve ser contra…
Nem todos nem todos …
‘É cada vez mais intrigante o comportamento dele no caso.’
E não dá para imaginar que esteja atuando assim de ‘motu proprio’ e/ou por suposta incompreensão das normas.
‘Há algo no ar além de aviões de carreira’, não é possível.
______________
Master é um caso que vai muito além de uma fraude bancária, dizem gestores da Faria Lima
A complexa estrutura montada para as práticas ilícitas do Banco Master, segundo apontaram as investigações da Polícia Federal e do próprio Banco Central, envolvendo gestoras, administradoras e fundos de investimento em participações (Fips) mostra que diversas pessoas com conhecimento técnico do mercado de capitais participaram do esquema.
Para gestores da Faria Lima, não se trata apenas de uma simples fraude bancária cometida pelo banqueiro Daniel Vorcaro, mas de um esquema muito mais sofisticado de crime contra o sistema financeiro.
Nova fase da operação Compliance Zero atinge centro financeiro e fundador do Banco Master
(…)
O Globo, Economia, 14/01/2026 12h02 Por João Sorima Neto
https://oglobo.globo.com/economia/noticia/2026/01/14/master-e-um-caso-que-vai-muito-alem-de-uma-fraude-bancaria-dizem-gestores-da-faria-lima.ghtml?li_source=LI&li_medium=news-page-widget
Jhonatan de Jesus (???) é médico. Deve ter feito o juramento do Hipócrata.
Pressionada por Malafaia, Damares expõe lista de igrejas e líderes evangélicos envolvidos na CPI do INSS
Senadora divulga requerimentos da CPMI que pedem quebra de sigilo e convocações de instituições religiosas e pastores citados em relatórios oficiais
A senadora Damares Alves divulgou uma lista de igrejas e líderes evangélicos que tiveram pedidos de convocação ou de transferência de sigilo aprovados no âmbito da CPMI do INSS.
A publicação foi feita após o pastor Silas Malafaia afirmar nas redes sociais que faria um “desafio” público à parlamentar, cobrando explicações sobre declarações que ligaram igrejas e pastores a esquemas de fraude contra aposentados.
(…)
Fonte: O Globo, Sonar, 14/01/2026 18h56 Por Felipe Gelani – Rio de Janeiro