
Lula é visto como mais preparado para a economia
Vanessa Araujo
Estadão
Pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta segunda-feira, 9, mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente nas simulações de primeiro turno contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e possíveis candidatos do Partido Social Democrático (PSD) nas eleições de outubro.
O levantamento testou três cenários com diferentes possíveis candidatos do PSD, partido comandado por Gilberto Kassab, e apontou vantagem de Lula em todas as hipóteses. A pesquisa não incluiu cenário para o segundo turno das eleições. No primeiro cenário, que inclui o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), o presidente aparece com 39% das intenções de voto, ante 30% de Flávio Bolsonaro. Ratinho soma 10%. Os demais nomes ficam abaixo de dois dígitos: Romeu Zema (Novo) tem 3%, Aldo Rebelo (DC) marca 2% e Renan Santos (Missão), 1%. Brancos e nulos totalizam 7%, e 8% não souberam ou não responderam.
DIANTEIRA – No segundo teste, com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), Lula chega a 40%, enquanto Flávio Bolsonaro registra 32%. Leite aparece com 5%, seguido por Zema (4%), Aldo Rebelo (3%) e Renan Santos (1%). Brancos e nulos somam 7%, e os indecisos permanecem em 8%. Já no terceiro cenário, que inclui o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), Lula mantém 40% das intenções de voto, contra 32% de Flávio Bolsonaro. Caiado aparece com 6%, Zema com 4%, Aldo Rebelo com 2% e Renan Santos com 1%. Brancos e nulos totalizam 7%, e 8% não souberam ou não responderam.
Além das intenções de voto, a pesquisa traçou a percepção do eleitorado sobre temas centrais da agenda eleitoral. No recorte econômico, Lula é visto como o candidato com maior capacidade para melhorar a economia: 29% dos entrevistados citaram o presidente, contra 20% que apontaram Flávio Bolsonaro. Na sequência aparecem Ratinho Jr. (14%), Eduardo Leite (7%), Romeu Zema (6%) e Ronaldo Caiado (4%). Renan Santos soma 2% e Aldo Rebelo, 1%. Outros 13% disseram não ver nenhum dos nomes como mais preparado para a área, e 4% não souberam ou não responderam.
VANTAGEM MAIOR – No quesito social, Lula amplia a vantagem. Questionados sobre quem teria mais condições de melhorar a vida da população mais pobre, 44% apontaram o presidente. Flávio Bolsonaro aparece em segundo lugar, com 17%, em empate técnico com Ratinho Jr., que registra 13%.
No recorte político, o instituto também perguntou qual dos possíveis candidatos teria mais capacidade de pacificar o País. Nesse item, o presidente Lula e o senador Flávio Bolsonaro aparecem empatados, com 24% das menções cada um, indicando divisão do eleitorado quando o tema é articulação política e redução de conflitos.
A pesquisa Real Time Big Data ouviu 2.000 eleitores entre os dias 6 e 7 de fevereiro, por meio de entrevistas presenciais. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento foi realizado com recursos próprios do instituto e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-06428/2026.
“Lula é visto como mais preparado para a economia”???????!!!!!!!!
Como ensinou certo filósofo grego, de quem nao me lembro o nome, o local nem a época: “SERÁ QUE ESTAMOS MORTOS E SONHAMOS VIVER? OU SERÁ QUE ESTAMOS VIVOS E A VIDA É QUE MORREU?”.
Caramba!!!
Lula é visto como mais preparado para a economia
Deixa ver se entendi esse “grande ecomunista”..
O Ladrão dá um aumento de 6,7% no salário nano-minimo para o trabalhador e aposentados e um simples pastel de feira em um ano aumenta em torno de 30%……
Se pegar os aumentos das carnes, ovos, azeite, pão, leite, os aumentos batem na estratosfera….
aquele abraço…
Rachadinha acaba de ser lançado candidato e já ameaça Barba, que se lançou à reeleição há três anos, e faz campanha desde então
Lula 39%, Flávio 30% e Ratinho 10%;
Lula 40%, Flávio 32% e Leite 5%;
Lula 40%, Flávio 32% e Caiado 6%.
1º turno – Pesquisa Real Time Big Data publicada em 09/02/2026
Caiado (6%), Leite (5%) e Zema (4%) ficam entre coadjuvantes, dublês e figurantes.
Kassab na hora H pode negociar com o Lula e o partido que ele possui como feudo (nem sei a sigla de araque) não lançar ninguém “fortalecendo a bancada no senado” facilitando DEMAIS a vida do apedeuta trazendo de volta a polarização burra entre o sujo e o mal lavado. Bolsonaro nunca mais então se Kassab sentir que é melhor fazer bancada no congresso, ganhando ministérios e agências certamente se venderá ao Lula que é seu parceiro antigo. Só não mais antigo que o dinheiro, claro!!!
Qualquer candidato que concorrer com o tal Flávio Bolsonaro ganha – até o Lula.