Quando o governo é forte, o Judiciário passa a sofrer dominação e intimidação

A charge do Alpino | VEJA

Charge do Alpino (Notícias Yahoo)

Roberto Nascimento

Os Três Poderes não se entendem há muito tempo. Harmonia e Interdependência ficaram para o passado não tão remoto. Uma parte da culpa cabe ao Legislativo, empoderado pelas e emendas parlamentares.

É tanto dinheiro na mão deles, com quase nenhuma transparência, que até estão recusando o convite presidencial para os cargos de ministro, caso do líder do União Brasil, deputado maranhense Pedro Lucas, que recusou o Ministério das Comunicações, deixando Lula completamente constrangido.

LULA APÁTICO – O presidente não deveria ter lutado tanto para se eleger ao terceiro mandato. É visível a sua apatia para as funções de governo. Está enclausurado no Palácio, ou viajando pelo Brasil e pelo mundo, sem noção do que se passa nas ruas.

Muito triste. O Executivo virou refém do Legislativo. Nenhum governo consegue governar dessa maneira. Aliás, não é de hoje essa anomalia.

Sem maioria na Câmara, Jânio Quadros tentou a manobra da renúncia, lá nos idos de 1961, sonhando em ser ungido nos braços do povo, como aconteceu com Fidel Castro em Cuba. Não conseguiu.

STF SE AGIGANTA – Importante destacar que a Suprema Corte só age quando é provocada, nunca de Ofício.

A inércia e a omissão do Parlamento em votar leis do interesse do país, estimula o olho do furacão da crise que está assolando o Brasil.

Suas excelências, os deputados e senadores, só estão preocupados na manutenção das emendas parlamentares e com o projeto de anistia, para livrar da condenação os atuais réus da tentativa de golpe, podendo beneficiar também todos os parlamentares alvos de inquérito ou processo em andamento.

GOLPE FUTURO – Passar pano para quem planejou e financiou a tentativa de golpe, na prática estimula nova preparação de golpe mais adiante. A anistia que o saudoso presidente Juscelino Kubitschek concedeu as duas intentonas golpistas no seu governo, facilitou o golpe de 1964.

Na política atual, os Três Poderes não se entendem há muito tempo. Harmonia e Interdependência ficaram para o passado não tão remoto. Uma parte da culpa cabe ao Legislativo, empoderado pelas emendas parlamentares.

É tanto dinheiro na mão deles, com poica transparência, que estão até recusando cargos de ministro, como o líder do União Brasil, deputado Pedro Lucas, que recusou o Ministério das Comunicações, deixando Lula completamente constrangido.

LULA APÁTICO – O presidente não deveria ter lutado tanto para se eleger ao terceiro mandato. É visível a sua apatia para as funções de governo. Está enclausurado no Palácio ou viajando pelo país e pelo mundo, sem noção do que se passa nas ruas.

Muito triste. O Executivo virou refém do Legislativo. Nenhum governo consegue governar dessa maneira. Não é de hoje, essa anomalia, pois Jânio Quadros tentou a manobra da renúncia, para ser ungido nos braços do povo, como ocorreu com Fidel Castro em Cuba. Não conseguiu.

Atos Institucionais, censura, prisões, mortes, injustiça e controle do Judiciário e do Parlamento. Quem contestasse os generais era confinado, como ocorreu três vezes com o jornalista Hélio Fernandes.

CRISE MUNDIAL – O atual quadro dantesco de tentativas de controle das Supremas Cortes, não é um fenômeno do Brasil, trata-se de uma catarse mundial.

Na Turquia, o ditador Erdogan controla o Judiciário; na Hungria, o ditador Orban, também submete a Suprema Corte; na Venezuela, o ditador Maduro faz o mesmo; na Nicarágua, o ditador Ortega subjuga o Judiciário; em Israel, o premiê Netanyahu tenta fazer o mesmo.

Todas as autocracias do Oriente Médio controlam o Judiciário. E agora a maior democracia do mundo, os EUA, tem o presidente Trump sonhando em dominar a Suprema Corte, para ficar em igualdade com o ditador russo Putin e o ditador chinês Jinping. Portanto, está em curso no mundo a política de enfraquecimento do Judiciário, mas não podemos seguir essa moda irracional.

6 thoughts on “Quando o governo é forte, o Judiciário passa a sofrer dominação e intimidação

  1. Roberto, quanto ao tópico, “LULA APATICO”, não tem problemas neste poder, o executivo, posto que Janja da Silva assumiu o protagonismo e dá as cartas do que acontece nas corredores do palácio do Planalto, e seus subterrâneos. Parabéns a todos: somos inviáveis.

  2. Esse cara deve estar arrependido do fachin ter aberto a a porta da cadeia para ele. Quando estava preso tinha aquela aura de injusticado, que a turma da esquerda divulgava. Hoje está solto, mas ao mesmo tempo, preso. Pois não pode sair do Palácio.

  3. Como tudo na vida, equilíbrio é a recomendação para uma vida longa.

    Isto vale para o ser humano e para as instituições.

    Alerta importante feito pelo Nascimento de que o enfraquecimento do Judiciário, interessa obviamente a quem se beneficiaria desta situação: os violadores da lei e os amantes das ditaduras.

    Mas o que vemos no Brasil, parece uma ultrapassagem deste limite de bom senso, com o judiciário assumindo vazios de poder e emitindo sentenças de ocasião, com consequente aumento do espaço e poder deste mesmo poder.

    A apatia e o cansaço da sociedade, a vocação secular de misturar público com privado, a malandragem exaltada que leva todo mundo a buscar “se dar bem” resultam em homes públicos, fracos, venais e com preços fixados, onde se pode comprar consciências, votos e trajetórias.
    Infelizmente, parece que o Brasil serve como uma luva ao ditado popular:

    Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.

  4. Pelas Barbas do Profeta..!!!

    Sr. Newton

    Acho que estou vivendo no Fantástico Mundo de Bob…

    Só pode ser.

    Me tira o tubo..!!!

    aquele abraço

    • Sr. Newton

      Só para o Sr. ter uma ideia a que ponte estão chegando os jornazistas, principalmente aqueles que prestam vassalagem ao Narco-Pato-Manco de Nove Dedos…

      “”….André Trigueiro experimentou larvas de inseto numa reportagem da Globonews. Ele provou uma larva antes de ser levada para a bandeja de engorda, onde cresce dez vezes mais para ser usada na produção. Ele brincou que as larvas são “nojentas”, mas também mais nutritivas. Além disso, ele fez reportagens sobre o bom negócio da proteína de insetos, incluindo o consumo de larvas de mosca. ..””

      Isso que é jornazismo…..

      Logo vai experimentar outra coisa e dizer “Veja como isso é bom”….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *