BC reduz Selic a 10,75% ao ano, mas coloca o pé no freio, devido à inflação

Charge do JCaesar | VEJA

Charge do JCaesar | VEJA

Nathalia Garcia
Folha

O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central reduziu nesta quarta-feira (20) a taxa básica de juros (Selic) em mais 0,5 ponto percentual, de 11,25% para 10,75% ao ano. Em decisão unânime, o colegiado do BC também alterou a comunicação sobre os seus próximos passos e sinalizou um corte da mesma intensidade apenas na próxima reunião.

Isso significa que o comitê prevê uma nova redução de 0,5 ponto somente no encontro agendado para maio, deixando de se comprometer com a magnitude dos movimentos depois disso. Dessa forma, o Copom ganha mais liberdade para mudar o ritmo de cortes à frente.

SEM PLURAL – A orientação dada pelo Copom sobre o ritmo de redução da Selic foi alterada com a retirada do plural no trecho do comunicado que era aguardado com grande expectativa pelo mercado financeiro.

“Em função da elevação da incerteza e da consequente necessidade de maior flexibilidade na condução da política monetária, os membros do comitê, unanimemente, optaram por comunicar que anteveem, em se confirmando o cenário esperado, redução de mesma magnitude na próxima reunião”, escreveu o colegiado.

Na avaliação do comitê, essa é a condução apropriada para manter a política monetária contracionista —que busca desacelerar o crescimento da economia— no processo de redução da inflação.

DEPENDE DA INFLAÇÃO – As palavras “cautela”, “moderação” e “serenidade” continuaram fazendo parte do repertório do comunicado. “O comitê avalia que as conjunturas doméstica e internacional estão mais incertas, exigindo cautela na condução da política monetária”, afirmou.

Isso pode sinalizar uma possível redução de ritmo a partir de meados do ano. O Copom, contudo, reiteirou que a magnitude total do ciclo de flexibilização de juros ao longo do tempo dependerá da evolução da trajetória da inflação, dentro outros fatores.

O Copom manteve nesta quarta-feira o ritmo de cortes aplicado desde o início da flexibilização de juros iniciada em agosto do ano passado. Até agora, já foram seis reduções consecutivas na mesma intensidade de 0,5 ponto percentual. Com isso, a Selic chegou ao menor patamar desde fevereiro de 2022, quando a taxa básica estava fixada em 9,25% ao ano.

LULA CRITICA – Depois de um momento de trégua, Lula voltou a fazer pressão sobre Campos Neto na semana passada. Na ocasião, afirmou que o chefe da autoridade monetária mantém a taxa de juros alta “por teimosia” e que ele contribui para o “atraso do crescimento econômico” do país.

Com os efeitos defasados da política monetária sobre a economia, o BC passa a mirar com cada vez mais ênfase o alvo fixado para 2025, quando terá início o modelo de meta contínua após mudança no sistema de metas de inflação.

O comitê conta, desde janeiro, com quatro diretores indicados pelo governo Lula—Paulo Picchetti, Rodrigo Teixeira, Gabriel Galípolo e Ailton Aquino—, de um total de nove membros da diretoria, incluindo o presidente do BC, Roberto Campos Neto.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Um dos problemas de Lula é não ter medo do ridículo. Para Lula, tudo o que não dá certo é culpa do Banco Central.  Desde o início de sua gestão, vem criticando impiedosamente o Banco Central, sem perceber que vem sendo ajudado pela atual direção, considerada a melhor do mundo. São coisas do Brasil, como diz Pedro do Coutto. (C.N.)

8 thoughts on “BC reduz Selic a 10,75% ao ano, mas coloca o pé no freio, devido à inflação

  1. Sr. Newton

    Depois de algumas semanas de silêncio total na Mídia Nefasta Corrupta Bandida Assassina Genocida , o assunto voltou com tudo nesta semana..

    Maierovitch: Lewandowski fez espetáculo promocional com anúncio sobre Marielle

  2. Todos – TODOS! -, os presidentes do BC, desde a ditadura milico-servil recebem aplausos dos donos do grande Capital especulativo.

    [Aplausos esses reverberados pelas moscas (dos cavalos dos bandidos)]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *