Na disputa de questões vitais, EUA cercam diplomaticamente o “antiamericano” Lula

TFBR - Victoria Nuland - "Esperamos que o Brasil influencie Maduro para  permitir eleições livres" - DefesaNet

Victoria Nuland pede apoio do Brasil no caso da Venezuela

Nelson de Sá
Folha

A subsecretária de Estado dos EUA, Victoria Nuland, encontrou-se em Brasília com o assessor especial de Lula, Celso Amorim, “para aprofundar nossa cooperação em questões globais vitais”. Segundo ela, “a relação EUA-Brasil segue forte graças ao nosso compromisso compartilhado com a democracia”, entre outras razões.

Semanas antes, como noticiou a CNN, entre críticas da MSNBC ao Guardian, o diplomata Elliott Abrams foi nomeado por Joe Biden para sua Comissão sobre Diplomacia Pública. Ele é lembrado por passagens como a “campanha para trocar” o governo venezuelano, o escândalo Irã-Contras e “o maior assassinato em massa na história recente da América Latina”, em El Salvador.

BRASIL E IRÃ – Abrams estava no Council on Foreign Relations, organização influente na política externa americana, e seu texto mais recente destacou que Lula não recebeu o presidente do Irã, em visita à região: “Será que Lula enfrentou reação forte o suficiente, ao seu abraço em Nicolás Maduro, para persuadi-lo de que a visita do iraniano era muito arriscada?”.

Na revista do CFR, Foreign Affairs, o brasileiro Matias Spektor, ligado à FGV e à organização Carnegie, publicou o artigo “O lado bom da hipocrisia ocidental” ou, mais precisamente, americana. Defende que “a hipocrisia ocidental pode ser benéfica” e “a alternativa – um mundo em que as potências nem se preocupam em justificar suas ações com valores morais – seria mais prejudicial”.

Em suma, “o Sul global deve reconhecer que crítica demais à hipocrisia pode colocar em risco a cooperação internacional ao gerar cinismo”.

LULA ANTIAMERICANO? – De sua parte, a Americas Society/Council of the Americas publicou na Americas Quarterly o artigo “Lula é antiamericano?”.

Brian Winter, vice da organização, escreve que “Lula e Amorim parecem acreditar que, para que o Sul Global se erga, o Brasil deve trabalhar para derrubar ou enfraquecer os pilares da ordem liderada pelos EUA”.

Para ele, “a evidência mais clara é a incansável defesa de que os países abandonem o dólar”. Por outro lado, “não é realista esperar grande mudança sem a reformulação total da equipe de política externa de Lula —o que quase ninguém em Brasília espera que aconteça. Isso significa que Washington precisa descobrir como lidar com a situação”.

GUERRA DA SOJA – Na notícia da Bloomberg, “Brasil está empurrando os EUA para fora do maior mercado de soja do mundo”.

No texto: “O mercado da soja é dominado por um comprador: a China. Há anos o Brasil tira dos EUA parcela cada vez maior. Agora começa a dominar até a baixa temporada. Os chineses estão comprando a soja brasileira para outubro, época em que as exportações dos EUA estão no auge. As vendas acontecem no momento em que o Brasil colhe safra recorde e oferece preços muito mais baixos. Refletem também o plano de Lula de buscar laços mais estreitos com a China como parte de seu plano de crescimento para a maior economia da AL.”

13 thoughts on “Na disputa de questões vitais, EUA cercam diplomaticamente o “antiamericano” Lula

  1. POR QUE A GRANDE MÍDIA BRASILEIRA TANTO ADORA A ‘’DEMOCRACIA E O ESTADO DE DIREITO’’ DAS DIRETAS-JÁ? Por que Jeová e Jesus Cristo Colocaram tantos cocôs em forma de gente no Brasil das Diretas-Já ou ‘’país não laico, de maioria cristã de Bolsonaro’’? Será que é por isso que essa infame, tirânica e genocida República produziu 2 milhões de assassinatos, em seus 40 anos, e uma média anual continuada (subnotificada) de 50 mil assassinatos por ano; sem contabilizar as mortes por agentes do Estado brasileiro? Sem contabilizar os assassinatos no trânsito corroborados pela impunidade ‘’garantista’’ dos advogados do diabo, de defesa, do Congresso Nacional e do Poder Judiciário? Assassinatos de Marielle/Anderson, Chacina Carandiru, chacina da Candelária, chacina de Paraisópolis, chacina do Jacarezinho, (…).

  2. Enfim, milhares de chacinas, massacres e carnificinas realizadas por agentes do Estado/República das Diretas-Já, dos comunistas, esquerdistas e nazistas de supremacismo branco. Lembram-se de Bolsonaro Bozo recebendo com a maior felicidade do mundo o casal nazista alemão Beatrix von Storch? Lembram-se do sinal de supremacia branca do nazista, cretino, bolsonarista, Filipe Martins? A mais recente novidade: Comunista e terrorista Dilma ‘’Carabina’’ Rousseff quer salvar Vladimir ‘’Vlad, o Empalador’’ Putin, para que os dois possam se tornar o casal restaurador da ex-União Soviética! Uma vez terrorista, sempre terrorista! Se este é ‘’o preço que temos que pagar pela ‘dádiva da democracia’’’, então, que ela seja completamente consumida por si própria. E está faltando muito pouco para isso!

  3. Uma grande verdade, a hipocrisia é o que os EUA praticam desde os tempos dos pais fundadores.

    A moral é cobrada dos outros, mas a praticada por eles passa longe. É tudo por dinheiro e poder.

    E o dólar precisa ser a âncora do mundo, pois para a imensa dívida dos EUA e o estilo consumista de sua população, o fundamental é que a moeda continue a ser vital ao mundo, a fim de que os outros países continuem o financiamento do estilo de vida dos americanos.

    Os EUA estão errados? Não, no modo atual de vida do mundo, onde vige o bem estar particular, em detrimento do coletivo (em primeiro lugar nós), como Trump, com sua sinceridade falava e que hipocritamente muitos repudiavam, escondendo seus sentimentos.

  4. “Isso”, é só um jogo de “faz de conta”, pois ambos engendraram a mesma “fórmula” fraudulenta de subida ao poder, com as mesmas condições morais, éticas e mentais necessárias para executar uma mesma nefasta e criminosa “idêia”(desmantelar as instituições de seus próprios países)!
    Em suma: São ZERO E ESQUERDA e iguais em gênero, números e graus!

  5. O que é bom para os EUA não é bom para o Brasil e para nenhum país da América Latina.
    O embargo à Venezuela a pretexto de ser contra a ditadura de Maduro, é hipocrisia, haja vista que os EUA têm ditadores como amigos e aliados.

    Se os EUA não está satisfeito com a política do governo Lula, é porque está no caminho certo em defesa dos interesses nacionais.

  6. A decisão chinesa de comprar soja do Brasil é de inteira responsabilidade dos EUA que insiste em deterioar as relações com a China, de modo que o brasil por ser o maior produtor do mundo naturalmente ocupe essa lacuna.

    Alias que momento oportuno ter Lula novamente na presidência para costurar acordos comerciais com a China em vez do jumento anterior que só vivia atacando os chineses.

  7. Lula, antiamericano?
    Abrólhos!
    Lula e seus marujos é e foi designado e utilizado pela pirataria internacional para saquear o Brasil, tendo como estandarte a bandeira da Bushniana Sociedade Caveira e Ossos-322, cujos representantes permanecem AINDA em Planaltina e desmanteladora ação.
    L=12=2
    U=21=2
    L=12=2
    A= 1=1
    ======
    46X7=322
    O total das respectivas letras na escala alfabética 46, multiplicado pelo total de algarismos dessas mesmas letras 7, resultam em 322, que é parte do logotipo da Sociedade Caveira e Ossos, o símbolo dos piratas do passado e dos atuais.
    Adendos, em
    https://www.espada.eti.br/ce1011.asp
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Bones_logo.jpg
    Em tempo: Todo e qualquer “alçado”, não escapa um, está “ligado” ao que “reluz”!

  8. O rato narcotraficante Lula da Silva está nas mãos dos corruptos democratas dos USA e dos vagabundos ESG. Através das negociatas com o petralha das mãos peludas, Barroso, os gringos forneceram o hardware para fraudar o processo eleitoral brasileiro, além de pressionar os generais venais (liderados pelo Tômais Rico) para sabotar o governo do presidente Bolsonaro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *