Com artrose e idade, a saúde do presidente Lula está despertando novas preocupações  

Terno azul, conjunto dourado: o look da posse de Lula, Alckmin, Janja e Lu  - 01/01/2023 - UOL Notícias

Lula se apoia em Janja para diminuir a dor ao caminhar

Deu no Correio Braziliense
(Agência Estado)

A artrose no quadril que deve levar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva à mesa de cirurgia, provavelmente em outubro, é o segundo problema de saúde a afetar a agenda do chefe do Executivo em seus sete meses de terceiro mandato. Antes disso, em março, Lula havia adiado por alguns dias uma viagem à China por causa de uma pneumonia.

Aos 77 anos, ele é o presidente mais velho que o país já teve, e sua saúde é motivo de preocupação.

INFILTRAÇÕES – Na manhã do último domingo (dia 23), Lula foi submetido a uma infiltração na região do quadril. Isso significa que um anestésico foi aplicado diretamente na articulação, com o objetivo de amenizar as dores.

Na manhã desta quarta-feira (dia 26), o presidente Lula teve de desmarcar seus compromissos, pois precisou realizar uma nova infiltração no Hospital Sírio Libanês, em Brasília, para aliviar as dores que sente no quadril.

A osteoartrose é caracterizada pelo desgaste das cartilagens articulares, que são os tecidos que revestem a extremidade dos ossos. No caso de Lula, o problema é na articulação do fêmur (o osso da coxa) com o quadril.

VAI OPERAR – Em sua live semanal, nesta terça-feira (25/7) o presidente disse que vai esperar até outubro para fazer a cirurgia porque pretende cumprir compromissos internacionais, como a reunião dos Brics, na África do Sul, em agosto, e o encontro do G-20, na Índia, em setembro. No início deste mês, o desconforto o fez cancelar a participação na festa junina do PT.

O presidente afirmou que quer passar pelo procedimento para aliviar a dor. Ele disse que sente desconforto no osso há tempos, e que isso afeta seu humor. “Você fica uma pessoa chata”, destacou.

Em maio, durante evento em Salvador, Lula declarou que vinha tomando injeções diárias para a dor. “Já não resolve.”

EXAMES EM BRASÍLIA – Em fevereiro deste ano, Lula chegou a realizar exames no Hospital Sírio-Libanês de Brasília, após se queixar de um incômodo na barriga e no quadril – que surgiu depois que o petista voltou para sua rotina de exercícios físicos. As atividades físicas variavam entre caminhadas na esteira, musculação e esportes, como boxe.

O histórico de saúde do presidente inclui hipertensão – uma crise de pressão alta o levou ao hospital em 2010, quando exercia seu segundo mandato – e um tumor na laringe, diagnosticado em 2011. Em 2013, o serviço médico que o acompanhava anunciou a remissão total do câncer.

Na campanha do ano passado, o então candidato chegou a cancelar compromissos por uma leucoplasia na garganta, que prejudicava as pregas vocais. De acordo com boletim médico, foi verificada a ausência de neoplasia, ou seja, não se tratava de tumor maligno. E agora a artrose se agrava e Lula terá mesmo de fazer a operação.

9 thoughts on “Com artrose e idade, a saúde do presidente Lula está despertando novas preocupações  

  1. Sugiro à Lula, a aplicacão da esticada de ponta cabeça “tração morcego”, que dará a folga para restabelecimento cartilaginoso!
    Pendurem o véio, que resolve!

  2. TÁ NA HORA, ISTO SIM, DO LEÃO, A PARTIR DE SAMPA, ENTRAR NA CENA ELEITORAL, VIA PDT REBELDE, LIVRE E ENOJADO DO SISTEMA APODRECIDO, PARA ALMOÇAR E JANTAR AS ANTA$ do lulismo e do bolsonarismo, que se rotulam reciprocamente de jumentos, e, por conseguinte, começar a acabar com a maldita polarização, enganosa e nefasta, do nada e do coisa nenhuma em termos de mudanças de verdade, sérias, estruturais e profundas, que tanto engana e infelicita o Brasil e o povo brasileiro, há 133 anos. https://noticias.uol.com.br/colunas/josias-de-souza/2023/07/29/lula-e-bolsonaro-armam-proximo-ringue-eleitoral-na-cidadela-de-sp.htm?fbclid=IwAR2P71HS4EEQBudqeIy8vYPmFJDj1CP1nZoQP3ki4EMKWpf5w5uY1oR_jZ0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *