No Pará, a Polícia Federal prende Bruno Heller, ‘o maior devastador da Amazônia’

Mais uma grande operação da Polícia Federal no meio ambiente

Deu no UOL

A Polícia Federal prendeu hoje o empresário Bruno Heller, apontado pelos investigadores como o “maior devastador” da Amazônia já identificado. O empresário foi capturado em Novo Progresso, no Pará, em meio à Operação Retomada, que mira um esquema de invasão de terras da União e desmatamento para criação de gado na floresta amazônica. Também foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em Novo Progresso (PA) e Sinop (MT).

A Justiça autorizou o bloqueio de R$ 116 milhões, além do sequestro de veículos, 16 fazendas, imóveis e a indisponibilidade de 10 mil cabeças de gado. O valor, segundo a PF, é o mínimo para o restauro ambiental das áreas afetadas.

REI DOS GRILEIROS – Bruno Heller foi preso em flagrante com ouro bruto e uma arma ilegal, afirmou a PF. Ele foi conduzido ao sistema prisional em Itaituba (PA), onde deve passar por audiência de custódia amanhã.

Heller teria desmatado 6,5 mil hectares de floresta e se apossado ilegalmente de 21 mil hectares de terra da União, diz a PF. A área destruída equivale a quase quatro ilhas de Fernando de Noronha, destacou a corporação.

PF diz que o empresário já havia sido autuado 11 vezes e recebido seis embargos do Ibama por irregularidades. Uma perícia identificou danos do grupo do grileiro à Terra Indígena Baú.

CADASTROS FALSOS – Desmatamento ocorria para liberar área para pastagem, assim como esquema de grilagem de terras, incluindo em terras indígenas. O pecuarista e sua família realizavam cadastros falsos no Cadastro Ambiental Rural em nome de terceiros para, depois, destinar a área à criação de gado.

O grupo desmataria tais áreas e as destinaria para criação de gado. Assim, os verdadeiros responsáveis pela exploração das atividades se sentiriam protegidos contra eventuais processos criminais ou administrativos, os quais seriam direcionados aos participantes sem patrimônio

O UOL tenta contato com a defesa de Bruno Heller. Se houver resposta, o texto será atualizado.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG –
Auspiciosa matéria enviada por Armando Gama. Mostra que nem tudo está perdido e a Polícia Federal continua sendo uma das instituições mais eficientes do País, após o esquema Lava Jato, que foi por ela descoberto. Os delegados federais deveriam assumir o governo inteiro durante quatro anos, para varrer da política essa gentalha que hoje a ocupa. Com isso, o Brasil poderia usar a crise climática a seu favor para diminuir a desigualdade. Os EUA nos oferecem uso de satélites para monitoramento da Amazônia, mas os militares brasileiros não têm medo do ridículo e fazem o governo recusar, alegando que não aceitam o país ser espionado. Ah, Brasil… (C.N.)

10 thoughts on “No Pará, a Polícia Federal prende Bruno Heller, ‘o maior devastador da Amazônia’

  1. Esse “deveria assumir o governo inteiro” é péssimo. A política deve ser feita por político e o fato de existirem péssimos políticos não muda isso. Pensar em “mundos perfeitos” onde quem manda é PF, militar, etc. já deveria ter sido esquecido, sobretudo após as lições recentes. E pense um pouco na Lava-Jato de maneira menos apaixonada. Claro que havia um esquema, claro que havia corrupção, mas será que nunca compreenderá que a própria Lava-Jato se corrompeu? Ela caiu na mais pura ilegalidade, goste ou não desse fato. Figuras como Moro e Dallagnol são desprezados hoje. E não apenas pela classe política. Ele burlaram o devido processo legal. E é preciso entender isso mesmo que se odeie o Lula e esse tenha sido o maior beneficiário.

  2. Os delegados federais assumiriam o governo em detrimento dos que foram eleitos,bem ou mal, pelo povo?
    Que infantilidade ou maldade é essa.?
    Criminalizar a Política e o Judiciário nunca tem boas intenções.

    • Pois é, Jaco. Incrível! O brasileiro parece fadado a não aprender isso nunca. Ainda que muitos políticos sejam péssimos, ainda que quase todos! Quantas vezes esse país terá que andar para trás para que o povo entenda essa ideia básica de democracia?

  3. Ele tem paixão pela Lava-Jato (de quem ele é viúva) e por qualquer coisa que tenha conexão com a operação falida. Dá na mão do “conje” que tudo se resolve.

  4. Até que enfim apareceu um Devastador Amazônico maior que Bolsonaro.
    O novo devastador é podre de rico, vamos ver até onde chega a justiça.

  5. “O maior devastador da Amazônia” … hahaha … sabe de nada, inocente.

    Enquanto isso os narcotraficantes dominam as atividades ilegais na hiléia … garimpo, plantações de cogumelos, hauasca, diamantes … e os “yanomamis” continuam morrendo de inanição sob o silêncio cúmplice da imprensa prostituída.

  6. Prezado CN,

    O LADO BOM: a Polícia Federal continua sendo uma das instituições mais eficientes do País.

    O LADO RUIM: as ações da PF são direcionadas conforme o desejo e a vontade do governo plantonista. Do grupo que usa o poder para se proteger dos seus atos nada republicanos e atacar o inimigo pelos mesmos atos praticados do lado de lá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *