O segredo das joias abalou fortemente a posição política de Jair Bolsonaro

Charge do Amarildo (agazeta.com.br)

Pedro do Coutto

Pesquisa do Datafolha, reportagem de Igor Gielow, edição da Folha de S. Paulo deste domingo, revelou que 68% dos brasileiros consideram que o ex-presidente Jair Bolsonaro estava ciente da venda de joias recebidas por ele de autoridades sauditas, com 52% deles enxergando tal ação como crime.

Como se observa, o índice de 68% é muito acima do volume de votos alcançado por Lula da Silva nas eleições presidenciais de outubro de 2022, o que conduz à certeza de que nesses 68% encontram-se eleitores e eleitoras que votaram no próprio Bolsonaro. Não se trata apenas de uma pesquisa que refletiu em sua essência posições políticas divergentes, a exemplo daquela que recentemente o Datafolha fez também sobre a aprovação e desaprovação do governo Lula.

POLARIZAÇÃO – Basta comparar os resultados; 38% aprovam o atual governo, considerando-o entre bom e ótimo. Mas 31% desaprovam, classificando-o como ruim e péssimo. A proximidade dos números como as pesquisas indicam podem confirmar o impulso de lulistas e bolsonaristas se manifestarem, reproduzindo uma polarização que nas urnas de outubro foi decidida pela margem de apenas 1,5%.

A manifestação de 68% extrapola largamente o limite da divergência entre os que votaram em Lula e os que votaram em Bolsonaro. Inclusive, vale acentuar que uma faixa de 52% de eleitores e eleitoras consideram que o ex-presidente praticou crime, enquanto 38% acham que não.

A perda de apoio popular e de liderança relativa no quadro político está configurada nos números do Datafolha. É uma sensação inevitável porque é praticamente impossível que uma parte dos que chegam ao ponto de admitir a prática de crime, possam apoiá-lo com o mesmo vigor com o qual o fizeram nas eleições. Tanto assim, que o prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, numa longa entrevista a Artur Rodrigues e Joelmir Tavares, Folha de S. Paulo, afirma que Bolsonaro não é seu padrinho político, embora o considere um democrata.

RESSALVA – Com as declarações, o atual prefeito de São Paulo procura claramente não se caracterizar como um bolsonarista de raiz. Deixou aberta a porta para a ressalva de não ser um afilhado político do ex-presidente, demonstrando assim que estrategicamente pretende receber os votos do bolsonarismo contra Guilherme Boulos, mas não se compromete com a caracterização de se alinhar com ele em todas as questões.

As eleições para a Prefeitura de São Paulo incluem também como candidata do PSB, Tábata Amaral que está bem próxima de Ricardo Nunes nas pesquisas, e com ele, portanto, espera competir para ver qual dos dois disputará o segundo turno com Guilherme Boulos.

O panorama assim não é favorável ao ex-presidente da República, sobretudo porque na análise atual não se inclui ainda concretamente o efeito da delação do tenente-coronel Mauro Cid. de qualquer forma, no entanto, não tem cabimento admitir que a delação do ex-ajudante de ordens poderá somar para Jair Bolsonaro.

REFORMA TRIBUTÁRIA –  Reportagem de Vinicius Neder, O Globo, destaca que a reforma tributária deve destravar a independência financeira das prefeituras do país. A matéria baseia-se em dados do Ipea que traçam um caminho otimista para o poder técnico da reforma.

Mas acho, principalmente, que a independência financeira das prefeituras, da mesma forma que o equilíbrio financeiro da União, depende do avanço da produção e do consumo, principalmente porque o sistema tributário brasileiro tem o seu êxito dependente do consumo. E, para elevar o consumo, é indispensável ampliar o poder de compra dos salários, uma decorrência lógica e clara do mercado de empregos.  

12 thoughts on “O segredo das joias abalou fortemente a posição política de Jair Bolsonaro

  1. Se não fosse o quase, os colaboracionistas já teriam lisas as testas franzidas!
    Alguma coisa farão para “sepultar” resistências, à exemplo do “Evento Gongonhas” cujo alvo foi Redecker, o atuante Deputado da CPMI do propositado e criminoso “Caos Aéreo”!

    • Eles não se importaram com as centenas de vidas ceifadas desde que o assassinato de seus alvos, venha a aterrorizar e desmotivar as equipes que expõem suas corruptas e empossadas criminosas quadrilhas!

  2. Vai se falar muito em Bolsonaro durante as investigações. Depois que for preso, que certamente ocorrerá, cairá no ostracismo político.
    Quem vai querer apoio de um péssimo ex-presidente.

    O tempo, é o senhor da razão.

  3. O militante Pedro do Coutto viciou-se no Bolsonaro. Tentou se libertar da dependência, escrevendo um artigo sem uma única citação ao ex-presidente, uma façanha que não durou 48 horas. Agora, a coisa piorou, num texto com 10 parágrafos, ele fala do Bolsonaro em 9.

    Enquanto isso, o ladrão de estimação do Pedro do Coutto, faz turismo sexual mundo afora, numa gastança que beira R$ 1 BI (UM BILHÃO), corta verba da educação, da saúde e da segurança pública, loteia ministérios e estatais e o jornalista não diz um ai.

    Pra comprar a fidelidade da narco-imprensa, o narcotraficante Lula anunciou que reservou R$ 700 milhões de verba publicitária para 2024, um aumento de 100%. Sorria, otário, você é o pagante.

    • Parabéns…Sr.Sergio…É deprimente ver uma lenda do Jornalismo como o Sr.Pedro…descer a um nível de subserviência incondicional..ao sistema politico ora no podet…e isso de forma politica criminosa cometido por uma corte”suprema”.
      Que vergonha para um ancião que devia honrar o seu passado de luta em prol da coletividade…se é que foi isso que no íntimo ele queria.
      Sr.Pedro…se espelha no nosso querido CN…o qual eu acompanho desde de 1980…na nossa querida Tribuna da Imprensa…Se espelha em quem prima pela VERDADE e JUSTIÇA…nao fica babando um bandido maldito…e nem babando um falastrão doidão…
      YAH NOSSO CRIADOR…abençoe aos leitores da nossa …Tribuna da Internet…e seus Gestores…

  4. Mestre Pedro do Coutto, é uma lenda viva do jornalismo analítico. Pedro, um craque, tem um estilo professoral, na análise sintética sobre os mais variados assuntos, do Brasil e do Mundo.

    Lembrei do Mestre, tão atacado e incompreendido, por comentaristas da Tribuna da Internet, quando li hoje, no Estadão, uma homenagem ao jornalista francês, Gilles Lapouge – 100 anos – Um Barqueiro Entre França e Brasil, na exposição gratuita na Universidade de São Paulo, do dia 18/09 até 20/10.

    Enquanto isso, nosso mestre, Pedro do Couto, leva pedradas todo santo dia. Que fazer? É a Democracia, tão vilipendiada e morrendo a cada dia.

    Quando a coisa aperta, os ” modernos” viram um zero a Esquerda, então, é necessário chamar os idosos, segundo Gilles. É o ensinamento do jornalista francês, que se infere, quando se refere ao linchamento dos idosos, pelos novos:

    ” O progresso efetua- se matando o que ficou para trás, com a condição de recolher dele a sabedoria, a experiência, os resíduos”.

    ” Os americanos têm uma palavra para designar as discriminações em detrimento das pessoas idosas: ‘ageísmo’.
    Essa discriminação é reprovada, mas, faz parte da cultura americana “.
    No Brasil também é assim.

    “Os EUA ( Brasil) perdem seus velhos, porque eles são frágeis, claro, mas eles morrem igualmente de uma outra epidemia, que é ainda mais grave – a desvalorização da vida das pessoas idosas”.
    Percebo, como Gilles, que se aproxima o fim da gentileza, do respeito as ideias contrárias, fruto do desaparecimento lento e continuo da cultura clássica, da Literatura, da Filosofia.
    Hoje, poucos lêem Camões, Dante, Machado, Shakespeare, Pessoa, Eça, Graciliano, Jorge Amado e os imprescindíveis Mitos gregos.

    De todas as incompreensões, escritas contra o mestre Pedro do Couto, fica numa sentença:

    ” Daqui a 100 anos, Pedro será lembrado e homenageado, como Gilles Lapouge está sendo agora. Os seus detratores de hoje, estarão no linho do esquecimento.

  5. Parabéns pelo excelente comentário de Roberto Nascimento em defesa de Pedro do Couto.
    Mas, o que se pode esperar de bolsonaristas, senão ódio e ofensas

    • Sr..Nélio…Sr…Sr.Nelio…
      As vezes umas verdades não é ofensas…pense nisso..ofensa é uma outra cousa totalmente diferente.
      Afinal…tem certas cousas que o lendário Sr.Pedro…escreve que beira a um puxasaquismo…deprimente. E isso é visível…tentar obscurecer isso é lamentável e covardia.
      E pare de rotular pessoas que pensam ao contrário de tua pessoa…isso é feio e não condiz com sua vivência e cavalheirismo.ok.pense nisso.

      YAH SEJA LOUVADO SEMPRE…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *