Pesquisas mostram que não há notícia ruim capaz de abalar a confiança de bolsonaristas

TRIBUNA DA INTERNET

Charge do Newton Silva (newtonsilva.com)

Renata Agostini
Estadão

Jair Bolsonaro não pode reclamar de escassez. Neste momento, tem com ele todo tipo de problema. É eleição barrada, PF na sua cola, ex-amigo delator, centrão debandando pro lado de Lula, apoiador preso por tentativa de golpe… Nada indica que essa fase de sufoco passará. Mas há um alento.

Até agora, tal fartura de adversidades foi absolutamente incapaz de mover o eleitorado bolsonarista. Se foge à lógica Jair ser “imorrível”, como ele gostava de dizer, sua militância dá provas de que, sim, é “imexível”.

PAÍS DIVIDIDO – A base bolsonarista fincou raízes e segue representando um naco de 25% dos eleitores, mostrou o instituto Datafolha. É o mesmo porcentual do ano passado, aferido no calor do pós-eleição. Aos poucos, vai ficando evidente que Bolsonaro forjou uma relação com parte do eleitorado difícil de ser trincada.

Essa fidelidade — ao menos até agora – emula a fortaleza que o lulismo demonstrou mesmo em momentos nos quais o atual presidente amargava crises em série e estava na mira da Lava Jato.

Os que se dizem petistas convictos compõem um grupo apenas ligeiramente maior que os bolsonaristas. De acordo com a mesma pesquisa, são 29%. Considerando a margem de erro, temos um país cindido.

NADA DE NOVO – Pode não ser novidade a constatação que o País rachou. Mas, se o lulismo foi colocado a dura prova e resistiu, ainda assistimos ao teste de força de Bolsonaro. Neste momento, os números do Datafolha reforçam a ideia de que Jair é uma liderança de extrema-direita que, a despeito das muitas complicações, tem fôlego para ficar.

É por isso que parte do mundo político pode até torcer o nariz, mas ainda hesita em decretar o momento no qual Bolsonaro se tornará um político “tóxico”. Seria a partir da delação de Mauro Cid? “Depende do que ele disser. Muito cedo ainda”, me alerta um experiente político.

É também por isso que o PL tem dobrado a aposta em se adonar da simbologia bolsonarista. Tem feito isso nos discursos, peças publicitárias, inserções na TV.

CONFIANÇA INABALÁVEL – Pesquisas internas da legenda já apontavam para o cenário externado pelo Datafolha. As sondagens indicavam que não há mensagem golpista ou venda de joias que abale a confiança do militante de Bolsonaro.

Que ninguém se engane: o PL é um partido “centrão raiz”. Já esteve com Lula. Agora, está com Bolsonaro. A legenda se viu, no pós-eleição, alçada ao posto de maior sigla de oposição do País e lá tem permanecido não por convicção, mas de olho em dividendos.

Escândalo após escândalo, a legenda tem refeito suas contas e o resultado tem sido o de que ainda tem muito a ganhar com Bolsonaro.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Essa pesquisa é importante, porque indica que há uma larga avenida à espera de um(a) candidato(a) que represente a chamada terceira via. Se o PL lançar um bom candidato de centro, pode até ganhar a eleição. Ou seja, dois anos para procurar um nome que agrade a quem não gosta de extremos. (C.N.)

18 thoughts on “Pesquisas mostram que não há notícia ruim capaz de abalar a confiança de bolsonaristas

  1. Sim, há!
    UTILIDADE PÚBLICA!
    https://t.me/resistir_info
    “UM HOLOCAUSTO PROVOCADO.”
    Declarações do Prof. Fukushima em 07/Set/23:

    “Muitas pessoas morreram por causa da distribuição de uma arma biológica [as chamadas vacinas Covid]. É um massacre. É um Holocausto”.
    Sou o presidente do “grupo de estudo sobre problemas relacionados com as vacinas” (o nome oficial do grupo de estudo é “Sociedade Japonesa para as Complicações Relacionadas com as Vacinas “(JSVRC).
    Como médico e como cientista, tenho plena consciência de que estamos a enfrentar uma crise tremenda neste momento. Poderia dizer que esta crise está apenas a começar.
    Trata-se de uma crise da democracia. O direito das pessoas a acederem à informação está completamente comprometido.
    O governo adopta uma atitude desavergonhada para continuar a ignorar totalmente os direitos humanos básicos, como o direito de procurar a felicidade e o direito de viver, que são protegidos pela Constituição japonesa.
    Isto é absolutamente inaceitável!
    Académicos honestos têm documentado numerosos casos de danos e lesões relacionados com as “vacinas”, etc., nas suas conferências académicas.
    O número de casos relatados de danos causados por “vacinas” é de “muitas centenas”.
    Não se trata apenas de uma situação invulgar, nunca antes tinha acontecido nada do género.
    O que as “vacinas” estão a causar não são danos relacionados com medicamentos. Foi distribuída ao público uma substância totalmente incompleta chamada medicamento de ácido nucleico, que, de facto, nem sequer é um medicamento.
    E o que aconteceu em consequência disto?
    ATREVO-ME A DIZER: “HOMICÍDIO”.
    Poderíamos dizer que ocorreu um MASSACRE.
    Isto é mais um HOLOCAUSTO CAUSADO POR UMA ARMA BIOLÓGICA.
    Algo muito medíocre e mal cozinhado foi libertado no mundo.
    Milhões de milhões de dinheiros públicos foram desperdiçados num produto muito mal cozinhado.
    Vamos abordar a síndrome pós-vacinação, denominada “reacção adversa a medicamentos” de acordo com a classificação internacional.
    É mais do que tempo de prestar cuidados médicos adequados aos doentes afectados pela síndrome pós-vacinação de uma forma verdadeiramente séria.
    É necessário que todos os médicos, todos os cientistas, enfrentem imediatamente este enorme problema.
    Para mais informação assine https://t.me/covidbc e https://t.me/elaullido
    22/Set/23

  2. 22.09.2023
    ISTO É POLÍTICA, RELIGIÃO, CRENDICE, BESTIALIDADE OU SUPERSTIÇÃO?
    O povo brasileiro elege um Presidente da República para torná-lo refém das organizações criminosas do Congresso Nacional? (L. C. Balreira).

    Quantas centenas de bilhões de reais a população do bem paga, aos defensores públicos do diabo, para manter os criminosos fora das cadeias e penitenciárias? Quanto pagam ao infame e demoníaco Sistema Judicial Brasileiro os cidadãos do bem que, inevitável e implacavelmente, serão furtados, roubados, estuprados, assaltados, raptados, assassinados, pela impunidade estatal e republicana? (L. C. Balreira).

    O ESTUPRADOR DE JANDIRA! HUMANIDADE: 11 MIL ANOS DE URBANIZAÇÃO APOCALÍPICA DOMINADA PELA POLÍTICA, RELIGIÃO E MILITARISMO. A Ciência esteve aprisionada por essas castas governantes por todos esses milênios, assim como Prometeus. A grande esperança da humanidade surgiu com Gutemberg, Giordano Bruno, Galileu, Kepler e muitos outros. Apesar de todos os avanços a Ciência continua escrava das antigas castas, corroboradas e publicizadas pela grande mídia tradicional deísta que promove uma massiva lavagem cerebral religiosa. Resultado: tudo continua como há 11 mil anos. Corrupção, fanatismo religioso, injustiças, impunidades judiciais, guerras, carnificinas, barbárie, genocídios, etc. Sob os auspícios da República das Diretas-Já, administrada pela corrupção das castas dominantes, pelo cristianismo e pelos advogados do diabo, o estuprador de Jandira, quando ainda era uma ‘’belezinha ‘’di menor, angelical, inocente, vítima da sociedade do bem’’ estuprou e assassinou duas menores. Seguindo sua bela carreira de ‘’vítima da sociedade’’, o facínora sanguinário assassinou uma mulher e na sequência sequestrou e estuprou a enteada durante dias (Brasil Urgente, apresentador Luiz-Datena). Tudo continua igual como há 11 mil anos. As crianças desde a mais tenra idade sofrem lavagem cerebral com porcarias, como ‘’vida após a morte, milagres’’, ‘’ a vida é uma dádiva dos deuses’’, inferno, paraíso, anjos e demônios, etc. A partir da pré-adolescência, totalmente despreparados para o enfrentamento da dura e impiedosa realidade da vida, sem noção alguma da estupidez e brutalidade das castas governantes, os novos indivíduos começam a se revoltar. Graças a boa índole natural da maioria das crianças e adolescentes, eles não se tomam facínoras assassinos, monstruosos, sanguinários, como o ‘’estuprador de Jandira’’, pelo contrário, se tornam vítimas fáceis deles! A humanidade jamais necessitou tanto de governantes cientistas! LUÍS CARLOS BALREIRA. PRESIDENTE MUNDIAL DA LEGIÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA.

  3. Linha política depende muito do sentimento humano de cada um, noção do que é uma nação e grau de humildade para reconhecer que estava errado.
    Os que pensavam e tinham sentimento semelhantes ao de Bolsonaro, isto é, alienação política, insivilizado, elitista, com ódio no coração, desumano e achar que ninguém presta, encontra no extremismo de direita e numa ditadura da linha bolsonarista perfeita dentro de seu conhecimento simplista de política para resolver os problemas do país e, como torcedor de futebol vai defender Bolsonaro até a morte, independentemente do que ele fizer de errado. Alguns, que tem vergonha de defende-lo diretamente, passa a atacar o presidente eleito para iguala-lo ao Bolsonaro
    Quem não tem noção de política e de nação, resta a adoração à personalidade do presidente que se assemelha à sua.
    Grande parte do ser humano, é mau, essa é a dura realidade.

  4. Empresas de “pesquisa (?)” de dados (consulta espontânea e estimulada) chamadas pela mídia amestrada (ou porca) e jornalismo “australopithecus” de “Institutos” se acostumaram na “produção” de números (nem sempre coincidindo com os fatos), razão pela qual saíram das últimas eleições totalmente desacreditadas. A confiabilidade está em torno de “0” e, claro, sem margem de erro.

    Basta conferir os equívocos vergonhosos nas últimas eleições (tudo documentado) e na anterior (tudo documentado) que elegeu Bolsonaro, onde diziam que ele perderia para qualquer que fosse o candidato. O problema nem é gostar de Bolsoanro. O problema é a produção de inverdades e desrespeito aos eleitores com divulgação de dados que podem influenciar em resultados (essa deve ser as pretensão) eivados de coloração partidária e atendendo a encomendas dos fregueses.

    Observem que não cola a insistência de polarização. Todavia, mesmo nessa toada, seguem colocando que a base bolsonarista fincou raízes e segue representando um naco de 25% dos eleitores. Menos “instituto” Datafolha, menos. Naco? Onde estão os eleitores do farsante? Onde estavam nas comemorações do 7 de setembro? Em 2002 votei nesse embuste. Fui encantado por essa serpente (royalties para Ciro Gomes), mas acordei após festejar a chegada do operário ao poder, logo no início. Sua cara lambida e sua arrogância denotavam a fraude nos propósitos. Um político ensimesmado, que apenas queria o poder pelo poder, amante de viagens, conquisteis e banquetes, consoante hoje, onde tudo se repete (como em mandatos anteriores) enquanto aguarda sua nova aeronave (mais confortável) ao custo de R$ 400 milhões aos cofres públicos.

    Nesse campo, do político “boca nervosa” Ciro Gomes: “Brasil está na iminência de sofrer a maior fraude eleitoral”. E pasmem, mesmo diante dessa límpida declaração a mídia amestrada agora corre para afirmar que “Fala de Ciro Gomes é tirada de contexto para alegar fraude nas urnas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *