Organizadores do 08/01 sabiam do veto do Exército, mas deixaram os militantes se danarem

Charge dp Seri (Arquivo do Google)

Pedro do Coutto

Os organizadores, financiadores e os idealizadores do 8 de janeiro, um ato de desespero contra a democracia, deixaram que  os integrantes das caravanas que invadiram Brasília se danassem em meio às depredações que praticaram, pois a tentativa de golpe contra Lula havia sido vetada pelo comando do Exército, como revelou Andréia Sadi, em matéria publicada no O Globo deste domingo.

A reportagem resultou de uma entrevista com o general Tomás Paiva, atual comandante do Exército e o texto deixou claro que a cúpula de golpistas sabia do veto, já que numa reunião no Palácio do Planalto o general Freire Gomes, a quem Tomás Paiva sucedeu no comando, havia vetado frontalmente o projeto de golpe exposto por Jair Bolsonaro, ameaçando-o até de prisão.

ATENTADO – Mas, os subversivos, extremistas da direita, mesmo assim, armaram um atentado à bomba para o aeroporto de Brasília e invadiram a cidade com multidões irresponsáveis, no dia 8 de janeiro. Os invasores e depredadores foram, portanto, os robôs humanos de um desespero fanático. Os que financiaram e organizaram as caravanas estavam, no fundo, pouco se importando com o destino dos que passaram da teoria à prática. Hoje, respondem às penas da lei e os principais protagonistas estão sendo condenados à prisão.

Por aí se vê o desprezo dos que estruturaram os movimentos em relação ao futuro de todos os que se lançaram na rota da subversão. Os incentivadores e financiadores nesta altura estão longe dos fatos. Mais uma vez, a história se repete. Aqueles que mandaram milhares de pessoas para a frente da invasão, hoje não atendem sequer os telefonemas.

ANISTIA – Luiza Marzullo e Marlen Couto, O Globo desta segunda-feira, revelam que a maioria das deputadas federais estão apoiando o projeto constitucional de anistia aos partidos, texto no qual foi incluído um dispositivo flexibilizando o preenchimento de cotas reservadas às candidaturas de mulheres. Supresa? Sem dúvida. Mas existe uma explicação.

Como o eleitorado aumenta de ano para ano, se o número de candidatas permanecer, as atuais deputadas ganham mais possibilidade de reeleição, levantando a bandeira legítima do feminismo na política e na administração pública. Assim, o voto de eleitoras vai se dirigir, como é natural, em grande parte para mulheres que já estão desempenhando os seus mandatos. Política é assim. A reportagem acentua que uma pesquisa assinala o apoio à emenda por parte de 76% das deputadas.

ESQUERDA –  Numa excelente matéria publicada na Folha de S. Paulo de domingo, Ângela Pinho fala sobre a esquerda no mundo e suas várias fases. Ela lembra que o termo surgiu no final do século XVIII com a Revolução Francesa. Mas houve uma série de mudanças que foram registradas nos séculos XIX, XX e agora no XXI.

Já foi uma posição radical, como a União Soviética de 1917. Anti-religiosa também. Mas deixou de ser. A extrema esquerda não existe mais. E nem a ideia do fim da propriedade privada. Hoje, a meu ver, ser de esquerda é se basear no humanismo cristão e de valorização do ser humano pelo trabalho e ser favorável a uma efetiva redistribuição de renda que só pode ser alcançada por intermédio do trabalho e dos salários.

RENDA – Os salários, conforme sempre digo, não podem perder para a inflação. Enquanto isso não ocorrer, a redistribuição de renda não sai do papel e do discurso. A inflação gera lucros. Se não gerasse, ela não teria se mantido através de vários séculos. A posição, aliás, mudou de esquerda para centro-esquerda. A extrema-esquerda desabou com a queda do muro de Berlim em 1989.

No Brasil, a esquerda democrática, adversária do Partido Comunista, surgiu na redemocratização de 1945 como uma sub-legenda da UDN. Em 1950, se transformou no Partido Socialista Brasileiro, tendo como candidato à Presidência, João Mangabeira. As eleições de 1950 foram vencidas por Getúlio Vargas.

16 thoughts on “Organizadores do 08/01 sabiam do veto do Exército, mas deixaram os militantes se danarem

  1. Ora pois eram necessários incautos tidos “bois de piranhas” para que o dedtrambelhado “Evento de Falsas Bandeiras” transcorrece e fosse atribuida a e transferida a culpa aos tidos inimigos “cristãos e patriotas”, tal qual numa arena, na Roma Antiga!
    PS. Então, Calígula condena de dedo em riste e manda para o calabouço centenas de INOCENTES!

    • Mais uma aula de história e de política do mestre Pedro do Couto.

      Realmente, foi uma covardia do golpista, viajar para os EUA e deixar seus apoiadores depredar o Planalto, o Congresso e o STF, para criar o caos e abrir caminho para uma GLO e a intervenção militar com Bolsonaro no Poder.
      Foi um sonho de uma noite de verão, porque uma intervenção armada, pressupõe um general no comando, nunca um capitão, considerado um mal militar, dito pelos generais, Ernesto Geisel e Leônidas Pires Gonçalves.

      Tenho absoluta certeza, que todos os envolvidos serão punidos, quando as condutas individuais forem esclarecidas no Inquérito, a cargo da Polícia Federal.

  2. Os idealizadores e financiadores, que hoje estão num silêncio constrangedor, enquanto a Raia miúda, permanece na Papuda, são uns covardes. Não atendem o telefone, permanecem mudos, quando convocados a depor.
    Que sirva de lição para os ” patriotas”. Embarcar em aventuras de Golpistas, que miram Poder e Dinheiro, é o mesmo que bater palmas para maluco dançar.
    Na hora H, a hora da onça beber água, os manda chuvas fogem ou contratam bons advogados, que conseguem através de gincanas jurídicas, a prescrição das penas. Os mais humildes, com advogados a procura de palcos, vão sendo condenados sem dó nem piedade, que afinal, eles também não tiveram, quando destruíram os prédios e monumentos públicos com uma selvageria ímpar.

    Que esses exemplos, sirvam de lição no futuro, porque a história brasileira, é uma saga de Golpes de Estado sem fim, desde a implantação da República, que nasceu de um Golpe Militar.

  3. “Organizadores do 08/01 sabiam do veto do Exército, mas deixaram os militantes se danarem.”
    PS. Se esse foi o propósito porque boicotariam a própria má obra?
    Fizeram tudo destrambelhadanente, conforme suas incapacidades mentais e operacionais, nada fazem com perfeição, tendo que apagar e negar vestígios(EVIDÊNCIAS EM VÍDEOS).
    Coisas de deformados psicopatas!

  4. A PEC da ANISTIA, se insere entre os maiores absurdos, em votação no Congresso Nacional.

    Está empreitada, em proveito próprio dos senhores Parlamentares, que pretendem anistia geral, ampla e irrestrita de todas as multas aplicadas pelo TSE. A ANISTIA une praticamente todas as siglas partidárias. Coloca no mesmo saco de gatos, tanto a Direita Bolsonarista do PL, presidido pelo deputado federal Valdemar Costa Neto e a Esquerda Lulista do PT, presidido pela deputada federal Gleise Hoffmann.

    São tantos pontos em comum entre direita e esquerda, consubstanciada pela defesa de Gleise Hoffman, deputada federal do PT, pela extinção da Justiça Eleitoral. É o que pregava constantemente, políticos e apoiadores do governo de Direita eleito em 2018.

    Trata-se de uma Vergonha, que espelha o atual quadro dantesco, do quadro político institucional do Brasil. O povo está a deriva, sem representação política, que se preocupa somente com seus interesses eleitoreiros e de perpetuação no Poder.

  5. No parágrafo destinado a ESQUERDA, a análise é tão perfeita, que coloca um ponto final, na narrativa de membros da Direita Radical, sobre o perigo comunista.

    O conceito de Esquerda e Direita é fruto dos episódios da Revolução Francesa.
    Na Assembléia Nacional Francesa, situada em frente ao Rio Sena, a direita do Parlamento, ficavam os Girondinos/ Direita. No Centro, ficavam os Planaltinos/ Nem Esquerda nem Direita e na esquerda, se posicionaram os Jacobinos/ Esquerda.
    Pois bem, isso tudo foi convencionado no século XVII.

    Portanto, incabível essa narrativa em pleno século XXI, sobre o perigo esquerdista, principalmente com a implosão do regime comunista da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, a partir da implosão do Muro de Berlim. Portanto, hoje não existe nenhum país comunista em condições materiais de influenciar nenhuma nação do globo terrestre. A China, que foi comunista sob a presidência de Mao Tse Tung deixou de ser, após a presidência de Den Xiau Ping e hoje sobre o comando de Xi Jinping a China vive um Capitalismo de Estado, logo, não se justifica essa narrativa de perigo comunista, que tentam incutir no inconsciente coletivo da sociedade.

    Um exemplo da proeminência do Capitalismo no Brasil, que é o que nos interessa, as idéias do Conservadorismo e dos Progressistas, são praticamente as mesmas e a PEC da ANISTIA é uma prova cabal, de que todos estão no mesmo Barco. Qual a diferença, então? Sim existe é claro, mas, são tão pontuais e a mais significativa é o Humanismo, que não é tolerado pela Direita e pelas bancadas da Bíblia e da Bala todos no barco Conservador. Se não são Humanistas, também ignoram o lema da Revolução Francesa:
    Solidariedade, Liberdade e Fraternidade.

    • “Solidariedade, Liberdade e Fraternidade.”
      PS. Isso é coisa engolida e vomitada pela “fraterna irmandade” via jugo imposto pela “Máfia Khazariana”!
      Abobados serviçais grávidos, gestando o “rei na barriga”!

  6. Enquanto a extrema esquerda foi se amaciando, flexibilizando e pintando a unha de branco em protesto contra a violência, a extrema direita virou um Bicho Papão fascista, genocida que quer um golpe sangrento contra o bom mocismo da nova esquerda.
    Báh esse discurso adocicado deixou muita gente prenhes pelos olhos e ouvidos.
    Outro báh!

  7. “”Hoje, a meu ver, ser de esquerda é se basear no humanismo cristão e de valorização do ser humano pelo trabalho e ser favorável a uma efetiva redistribuição de renda que só pode ser alcançada por intermédio do trabalho e dos salários.””

    Sr. Pedro

    Não caia nesta onda da extrema-esquerda.

    Ela jamais quis a redistruibuição de renda para o povo

    A única redistribuição de renda são entre eles.

    Estão se lixando para o povo.

    Neste domingo, mais um exemplo bem clássico da ‘redistruibuição” da esquerda-light-show..

    O Sr. e eu pagamos 41,6 mil para a Ministra de Qualquer Coisa, e mais uma boca livre de 46,0 mil na Empresa Tupy.

    Ela e suas assessoras deram um Show no Ar com o Jato da FAB para assistir o jogo da final da Copa do Brasil ..

    Essa é a redistribuição de renda entre a extrema-esquerda-light-show..

    O meu e seu dinheiro partindo para o ralo do desperdício…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *