Comandante do Exército de Lula elogia almirante golpista delatado por Mauro Cid

0

Tomás Paiva perdeu uma boa oportunidade de ficar calado

Julia Chaib
Folha

O comandante do Exército, general Tomás Paiva, afirmou à Folha que a Força cumpriu a lei ao respeitar o resultado da eleição e disse que o almirante Almir Garnier Santos, ex-comandante da Marinha sob suspeita de golpismo, “sempre foi uma pessoa honrada”.

“Eu fui colega dele [Garnier], sempre foi uma pessoa honrada, correta. Eu acho difícil ele ter apoiado uma tentativa de golpe. Mas isso está sob investigação e eu não devo me pronunciar mais sobre isso”, declarou Tomás. Para ele, Garnier é uma pessoa “tranquila” e “inteligente”.

NAS QUATRO LINHAS – “O que eu posso garantir é que o meu comandante [general Freire Gomes], quando eu era integrante do Alto Comando, deixou claro que não tinha possibilidade de fazer qualquer coisa que não fosse constitucional”, continuou, ao ser questionado a respeito da delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid à Polícia Federal.

Segundo depoimento de Cid à PF, Jair Bolsonaro (PL) submeteu a militares de alta patente uma minuta de decreto para dar um golpe de Estado após o segundo turno das eleições de 2022.

De acordo com reportagem do UOL, Cid afirmou que Garnier, então comandante da Marinha, manifestou-se favoravelmente às intenções golpistas durante as conversas de bastidor, mas que o plano não teve o apoio do Alto Comando das Forças Armadas.

APOIO AO LEGALISMO – Tomás Paiva disse à Folha nesta quarta-feira (27) que não teve acesso à delação de Cid, mas afirmou que Freire Gomes, então comandante da Força, cumpriu com suas obrigações legais.

“Ele [Freire Gomes] definiu que a gente ia seguir o que está previsto na lei, não há nenhum mérito nisso. É cumprir a lei e ponto [respeitar as eleições]. A única pessoa que se expressa pelo Exército é o comandante. Ele tem essa obrigação legal”, afirmou Tomás, dizendo também não saber o teor das reuniões delatadas por Cid.

Tomás também comentou a decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que excluiu as Forças Armadas da lista de entidades que fiscalizam o processo eleitoral. Para ele, isso representa um “retorno à normalidade”.

POSIÇÕES DE GARNIER – Como a Folha revelou à época, o almirantado não era favorável às posições do comandante Garnier.

O conjunto de chefes da Marinha ainda se opôs ao comandante Garnier às vésperas do Natal, em reunião no Rio de Janeiro, quando o chefe militar ameaçou deixar o cargo antes da posse de Lula na presidência da República.

Em ato inédito na democracia, como protesto, Garnier faltou à passagem de comando da Marinha para o almirante Marcos Sampaio Olsen.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
O comandante do Exército deu uma de Noel Rosa e arriscou um palpite infeliz. O almirante Garnier extrapolou em suas funções e passou a tomar decisões meramente políticas, fora das quatro linhas, o que é público e notório. O general Tomás Paiva perdeu uma excelente oportunidade de ficar calado. (C.N.)

6 thoughts on “Comandante do Exército de Lula elogia almirante golpista delatado por Mauro Cid

  1. QUEM VAI HERDAR UM SUPOSTO BRASIL ECONOMICAMENTE PROGRESSISTA E DESENVOLVIDO? Um país no qual cidadão algum do bem está seguro, confiante, acautelado, pode ser salvo por reformas fiscais? Demarcação de terras indígenas? Taxas de Juros? Crescimento econômico? Aborto? Orçamento secreto? União estável homoafetiva? Mercosul e a União Europeia? O que pode ser mais importante do que a segurança dos cidadãos do bem que estão sofrendo holocaustos e genocídios há 40 anos! Quem herdaria um suposto Brasil ordeiro, progressista, desenvolvido? Os corruptos do Estado e dos Três Poderes? As organizações criminosas? Os piratas do asfalto? O novo Cangaço? Os feminicidas? Estupradores? Fraudadores? Estelionatários? Para que um país desenvolvido? Criar escolas? Empregos? Mas os membros do Estado e dos Três Poderes por acaso são analfabetos e desempregados? Por que então esses eleitos e concursados são tão corruptos, incompetentes, assassinos e genocidas seja por omissão, seja pela produção de legislações em prol da iniquidade e impunidade responsáveis por morticínios diários de cidadãos do bem? Onde estão os novos presídios? Centenas de milhares de tornozeleiras substituem penitenciárias? As vítimas inocentes de crimes de saidinhas não merecem indenizações? A culpa não é do Estado que colocou facínoras nas ruas? Impunidade soluciona tudo? 4 médicos não conseguiram diagnosticar a meningite bacteriana que matou o pequeno Nathan! Assassino que matou mulher já havia assassinado seis! Menor psicopata que foi impedido pela Polícia de invadir escola e provocar chacina, há 5 anos, matou e esquartejou irmão menor e escondeu embaixo da cama! Bandidos explodem ônibus com granada! Quantos mil ônibus a impunidade promovida pelo diretajatismo permitiu nesses 40 anos? Quem vai herdar um suposto Brasil progressista e desenvolvido de Primeiro Mundo? LUÍS CARLOS BALREIRA. PRESIDENTE MUNDIAL DA LEGIÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *