Barroso não vê razão para mudar o Supremo, e a bomba vai estourar no colo dele…

Relator de registro de Lula no TSE, Barroso é defensor ferrenho da Ficha  Limpa - 16/08/2018 - Poder - Folha

Congresso ataca Supremo no início da gestão de Barroso

Deu no g1 Brasília

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, comentou nesta quarta-feira (4) recentes movimentos de congressistas sobre o funcionamento da Suprema Corte do país. Em entrevista, o magistrado disse não ver “razão” para mudanças na composição e no funcionamento do Supremo. Ele acrescentou, no entanto, que, na democracia, “nenhum tema é tabu”.

Nas últimas semanas, ganhou força, no Congresso, a ideia de instituir um mandato com prazo fixo para o cargo de ministro do STF. O movimento se intensificou depois de o Supremo analisar temas de forte impacto social, como o julgamento sobre a demarcação de terras indígenas.

PEC AVANÇA – Além disso, mais cedo, nesta quarta-feira, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera, entre outros pontos, as regras para pedido de vista (prazo extra) e para decisões individuais de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A análise da proposta na comissão durou somente 42 segundos.

A jornalistas, Barroso destacou que o Supremo teve papel relevante nos últimos anos, no enfrentamento da pandemia da Covid-19 e na defesa da democracia.

“De modo que eu, honesta e sinceramente, considerando uma instituição que vem funcionando bem, eu não vejo vejo muita razão para se procurar mexer na composição e no funcionamento do Supremo”, declarou.

STF MUDOU REGRAS – O Supremo já havia aprovado, em dezembro de 2022, uma mudança nas regras internas das Corte. O tribunal fixou prazo de 90 dias para os chamados pedidos de vista – prazo menor que o previsto na PEC aprovada na Comissão de Constituição e Justiça.

A PEC, porém, define que pedidos de vista (tempo a mais para se analisar processos) em tribunais devem ser coletivos (por todos os membros) e limitados a seis meses, podendo ser renovados por mais três. Após o prazo do pedido de vista, o processo é incluído automaticamente na pauta de votações

Proíbe decisões monocráticas (feitas apenas por um único ministro) que tenham como efeito suspender normas que atinjam a coletividade ou que suspendamr atos do presidente da República ou dos presidentes da Câmara, do Senado e do Congresso.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG –
Barroso diz que não está preocupado, mas na verdade está preocupadíssimo. Os exageros e extravagâncias do Supremo vão explodir no colo de Barroso, igual à bomba que o Sargento Guilherme Rosário carregava no RioCentro, lembram? (C.N.)

12 thoughts on “Barroso não vê razão para mudar o Supremo, e a bomba vai estourar no colo dele…

  1. Eduardo Campos propôs mandato limitado para Ministros numa entrevista à noite.

    Ainda repercutiam suas palavras bem cedo, quando eu chegava ao gabinete no STJ, quando o noticiário foi substituído pela estranha morte em acidente aéreo.

    Putin, no Brasil para a Copa, não se assustou com os métodos.

  2. Barroso é o grande teórico do ativismo judicial, um dos principais culpados pela situação chegar onde chegou.

    Um cara arrogante, com um ego gigantesco que vê a si mesmo como um ser iluminado a quem cabe guiar a ralé ignorante. O que tbm o torna o mais perigoso, pois ao contrário de alguns outros ministros que são só safados, Barroso realmente acredita está fazendo o bem a humanidade.

    Deveria ser o primeiro a ser impeachmado para dar o exemplo.

  3. As Barrosíadas.
    Nunca a esquerda deveu tanto a tão poucos.
    Durante o bombardeio alemão sobre a Inglaterra, os pilotos da RAF (Royal Air Force) voavam junto as bomba voadoras V2 e com a ponta da asa as desviavam para que não caíssem sobre Londres.
    Daí que Churchill louvou os pilotos ingleses com a célebre frase, “Nunca tantos deveram tanto a tão poucos.”
    Não sei se a história se repete como farsa, drama ou ironia, a esquerda brasileira deve mais a Barroso que a Karl Marx.

  4. A tendência agora, com tudo dominado e o bolsonarismo aloprado na cadeia, é o congresso do militarismo e do partidarismo, politiqueiro$, e seus tentáculos velhaco$, tirar as mangas totalmente de fora e jogar de escorpião contra o STF.

    • “vão explodir no colo de Barroso, igual à bomba que o Sargento Guilherme Rosário carregava no RioCentro, lembram? (C.N.)”
      PS. Lembro que foi nessa mesma época segundo biografia do próprio ministro então estudante e que com seus amigos rodava nas madrugadas e nas oficinas da Tribuna da Imprensa o panfleto denominado “O Andaime”, com palavras de ordem contra o Governo Brasileiro!
      Galgou alturas!

      • E assim desde lá foram infiltrando e aparekhando os “organismos” e com os “para tanto alçados”!, usurpando, surfam TRAIDORES, nas ondas da maré vermelha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *