No caso da Uber, a culpa é dessa “gente malvada” que divide mal a abundância… 

- Olhar Digital

Uber diz que não vai aumentar incentivos para motoristas

Eduardo Affonso
O Globo

A riqueza global voltou a crescer, depois da queda registrada em 2022. Estima-se que aumente 38% até 2027 — e que esse aumento, nos países emergentes, contribua para a redução da desigualdade. Os culpados são os capitalistas, essa gente malvada que prefere dividir mal a abundância a ratear salomonicamente a miséria.

Felizmente, há pessoas boas e sensíveis, que ficam chocadas com o aumento no número de milionários — e, no bom combate aos muito ricos, acabam nem percebendo que os pobres têm ficado menos pobres.

O CASO DA UBER – Uma dessas almas nobres é o ministro do Trabalho, Luiz Marinho. O ex-sindicalista está incomodado com o liberalismo das relações entre a Uber e os motoristas que, voluntariamente, usam a plataforma para garantir o próprio sustento e o de suas famílias.

O ministro quer melhorar a vida de mais de 1 milhão desses trabalhadores — que hoje escolhem o dia e o horário em que desejam trabalhar, que clientes aceitam, para onde topam fazer a corrida e por quanto tempo estão dispostos a ficar no batente. Sabendo, claro, que seus ganhos dependem dessas escolhas.

Como as negociações andam difíceis (envolvem remuneração mínima, seguridade social, segurança no trabalho, autonomia ou vínculo empregatício etc.), o ministro meteu o pé no acelerador, seguido de uma guinada à esquerda, sem dar seta: “Se caso (sic) queira sair [do Brasil], o problema é só da Uber, porque outros concorrentes ocuparão esse espaço, como é no mercado normal”.

MAIS HUMANO – Marinho sugeriu o desenvolvimento de um aplicativo “mais humano”, que permita ao motorista “trabalhar sem a neura do lucro dos capitalistas” — missão entregue aos Correios, que, como estatal, não têm neura com a questão do prejuízo.

O “mercado normal” a que se refere o ministro deve ser aquele que ele abomina, justamente pela livre concorrência. Algo que, por sinal, já existe: não faltam outras plataformas no segmento (99, BlaBlaCar, inDriver). Todas, possivelmente, desumanas, eis que portadoras de NLC (Neura de Lucro Capitalista), enfermidade ainda não incluída no CID, mas endêmica nos países que geram riqueza.

Mas o ministro está certo. Se o Tinder não quiser garantir a seus usuários o direito a união estável, pensão, comunhão total (ou parcial, que seja) de bens — e insistir em mantê-los em condição análoga ao concubinato, sujeitos a ghosting (em português arcaico, “tomar chá de sumiço”) —, a Petrobras pode assumir o nicho dos apps de relacionamento. A petroleira tem experiência em encontrar parceiros: deu match com Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa, Galvão Engenharia, Mendes Junior, Odebrecht e Queiroz Galvão. E sempre encontrou bons partidos.

OUTROS EXEMPLOS – Se o iFood quiser ir embora, a Conab se encarrega — afinal, é a Companhia Nacional de Abastecimento. Se o Airbnb não se enquadrar na Lei do Inquilinato, entra a Caixa, com o Minha Casa por Temporada, Minha Vida.

O Estado não consegue garantir alfabetização, água encanada, esgoto, remédio e segurança. Mas se acha em condições de pegar, na porta de casa, em cinco minutos, o ilustre passageiro que foge do deficiente transporte público e de deixá-lo no destino.

E por valor menor que o do táxi, tendo na direção alguém em pleno gozo dos direitos trabalhistas. É capaz até de voltar a oferecer uma balinha — agrado que a neura do lucro capitalista sonegou.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Com todo respeito ao arquiteto Eduardo Affonso, o problema ocorre no mundo inteiro e merece maior reflexão. Em Nova York, por exemplo, a Justiça decidiu que Uber, DoorDash e GrubHub devem pagar US$ 18 por hora aos entregadores da cidade, causando um tumulto total. Como sabemos, a pobreza gera a necessidade, mas precisamos ter o mínimo de compaixão quando se constata que há demasiada exploração do homem por supostas empresas. Digo supostas empresas, porque a Uber é virtual e nem precisa ter sede. Pensem sobre isso. (C.N.)

15 thoughts on “No caso da Uber, a culpa é dessa “gente malvada” que divide mal a abundância… 

  1. Não existe essa besteira de exploração do homem ao dar emprego, isso é um daqueles delírios que destroem economias em todo o mundo.

    Se a pessoa não está sendo coagida a trabalhar então não existe essa besteira de exploração.

    É bom lembrar aos idiotas, que quem paga o uber, ifood etc… é o consumidor destes aplicativos, é que existe a opção de vc pagar mais.

    Seja sincero Sr. CN quantas vezes vc já deu uma gorjeta a mais para o motorista do uber? Ou ao entregador do ifood?

    Ou vc tbm está explorando estas pessoas?

    Vamos lá gente, dá pra fazer até sem o aplicativo saber, é só enfiar a mão na carteira e dar o dinheiro pro motorista ou entregador, pode ser pix tbm viram?

  2. Pensem sobre isso. (C.N.)

    A Uber é uma empresa que não faz a menor questão de esconder que literalmente rouba os motoristas parceiros.
    Aliás, faz questão de mostrar que rouba, sim! E daí?

    A Uber as vezes fica com 50% do valor de uma corrida.

    Dá calote na cara dura, em outra situações também, como promessa de ganhos por meta cumprida e não paga o que prometeu.

    Ela se dá esse luxo porque sabe que lida com esfomeados que não se unen para pedir melhores ganhos.
    E, o mais incrível, é que sem motoristas com automóveis, nenhum aplicativo desses existiria.

    Os caras nadam de braçada encima dos pobres desempregados.

    Quando a fome é negra, ninguém pensa direito.
    Eles sabem disso e sacaneiam até mais não poder.

    José Luis

    • Rouba em que?
      Como vc rouba alguém que não é obrigado a lhe dar dinheiro?

      O gênio aí não deve saber que o uber dá lucro em poucos lugares.

      Vá lá ver o balanço da empresa, só ano passado o prejuízo foi de mais de 700 milhões.

      Mas o gênio aí, tirando informações diretamente do fiofó acha que o uber rouba os motoristas!

  3. Neura do lucro capitalista é ótimo.
    O Estado não pode permitir uma desgraça dessas.
    Já estou pensando em fugir para a Coreia do Norte.
    Com o riso se castiga os costumes e o sarcasmo é a arte de insultar os idiotas sem que eles percebam ou fingem não perceber.

    • Sr. Pimenta,

      Mantenha-se informado antes de embarcar para o Paraíso Na Terra.

      Fome na Coreia do Norte atinge 40% da população

      Dez milhões de norte-coreanos sofrem com problemas relacionados à desnutrição e, segundo um relatório do Programa Alimentar Mundial (PAM) divulgado nesta terça-feira (9), 40% da população precisa de ajuda humanitária.

  4. Algo que deve ser pensado é a proteção desses trabalhadores.
    Caso fiquem doentes quem arca com as despesas? Eles contribuem compulsoriamente à Previdência para ter uma renda, em caso de adoecerem ou chegarem a uma idade avançada?
    Em todos os países essas empresas operam livremente, sem oferecer segurança, como no Brasil?
    Você pagaria a mais para que o motorista tenha cobertura social da Previdência? Ou acha que o motorista que se exploda?

  5. Pela minha experiencia a Empresa Uber vai repassar todas as novas despesas para o cliente, coisa normal em qualquer país. Caso não repasse a empresa quebra.

    Assim, o aumento do preço das corridas irá provocar uma redução no numero de corridas, causando redução na quantidade de motoristas na Uber e assemelhadas, aumentando o desemprego.

    Meu ponto de vista é que o ministro do Trabalho deseja na realidade é que todos os motoristas tenham Carteira Assinada, aproximadamente 1.000.000, para que o governo meta a mão no bolso do trabalhador FGTS, INSS, Imposto Sindical e outras verbas.

    • “Meu ponto de vista é que o ministro do Trabalho deseja na realidade é que todos os motoristas tenham Carteira Assinada, aproximadamente 1.000.000, para que o governo meta a mão no bolso do trabalhador FGTS, INSS, Imposto Sindical e outras verbas.””

      Bingo.!
      Na Mosca!
      Perfeito!.

      Assino embaixo.

      Acompanho o comentarista..

      E digo mais, os stalinistas sanguinários bandidos corruptos jamais se preocuparam com o povo e muito menos com o trabalhador..

      O resto é aquele papinho furado no boteco do Zé Arlindo.

  6. Parabéns ao autor do texto, resume muito bem a situação. O ministro do trabalho ainda está focada na fascista legislação trabalhista brasileira, que desestimula a contratação, que não protege o trabalhador, e que enche os cofres da Previdência Social. Ninguém é obrigado a trabalhar para qualquer tipo de aplicativo, só trabalha quem quer e quando quer, o resto é lorota. Espero que mesmo com as ameaças do ministro do Trabalho as plataformas não saiam do país deixando milhões de mais desempregados.

  7. Sr. Walsh,

    Se a Uber faz um contrato com seus motoristas prometendo que o percentual dela será de 20 porcento, e depois fica em algumas corridas com 50 porcento, isso é o que?

    ROUBO!

    Sr. Walsh, pra dar algum palpite, tem que estar muito por dentro do assunto, que é bem complexo.
    Eu sei bem do que estou falando porque tenho um primo que trabalha na Uber.
    Ele me conta a penúria que eles passam com a Uber.
    Lhe garanto que é uma empresa desonesta e parece que estão o tempo todo pensando em tirar cada dia mais vantagens pra ela em detrimento dos motoristas.

    Existem outras formas que a Uber engana os motoristas, mas não vale a pena elenca-las aqui, porque, são muitas.

    O que eu quero dizer, no final das contas é que a Uber age nestes países pobres, como se o motorista fosse um escravo.

    Claro que trabalha quem quer, isso é óbvio, mas as atitudes da empresa com os seus motoristas é o que há de pior.

    Respeitosamente,
    José Luís

  8. Espectro15 de outubro de 2023 at 16:07
    Furto de metralhadoras pode ter “consequências catastróficas”, diz Derrite
    O Antagonista.

    rsrs… os milicos não conseguem mais nem tomar conta das suas dentaduras.

    A moral militar já foi enterrada.
    Que gente é essa que estão nos quartéis?
    Ninguém toma conta de *orra nenhuma.

    Será que alguém será responsabilizado?

    Se acharem o ladrão, com certeza, fará uma delação premiada e vai ser condecorado, como querem condecorar o Cid por sua delação.

    Armando, socorroooooooo!!!
    Me arruma um balde!

    José Luis

    https://x.com/o_antagonista/status/1713589711069954444?t=uNNw_fhMl_VqxrIJWcqj4A&s=08

    Armando, já tinha te pedido um balde, mas você não viu. rsrs
    Agora, vou mandar um pra você… rsrs

    E vamos levando…

    Pergunto: Que tal seria acabar com as ffaa, que não servem pra nada. Só pra se empanturrar e comprar próteses penianas com a nossa grana?

    E ainda não satisfeitos, ROUBAM!

    Um abração,
    José Luis

    P.S. Vamos fazer como a Vista Rica.

    Costa Rica: perfil do país que extinguiu seu exército para investir em saúde e educação.
    Fonte BBC NEWS Brasil

    • È isso ai Amigão,

      Um exército que não serve para nada, se tornou uma coisa inútil para nós, e ainda por cima acontecem roubos e cadê as investigaçôes.?

      Como podem roubar armas de dentro de um quartel e ninguem viu nada.?

      Do jeito que as coisas estão, logo vão roubar os Pijamas de Bolinhas e as Pantufas do Mickey Mouse dos Generais e eles nem vão dar conta…..

      Demais….

      Uma esculhambação.

      Sem perperctivas de melhorias.

      Grande Abraço….

      AGM

  9. Aqui em Manaus houve uma situação inusitada , uma cidadã comprou uma TV e chamou o aplicativo UBER , sendo que ao chegar em casa , ela saiu do carro UBER esperando que o motorista abrisse a porta mala do carro , pra ela tirar a TV , mas o motorista não o fez , simplesmente fugiu com a TV da cidadã , ela fez BO denunciando o ocorrido identificando o motorista fujão/ladrão , foi na emissora de TV , mesmo assim o UBER disse que não iria pagar a TV , alegando que não se responsabilizaria por objetos esquecidos nos carros do aplicativo UBER , deixando a cidadã no prejuízo até hoje .
    Não sei como essa questão é tratada em outros países , mas no Brasil esses aplicativos fazem o que bem entendem impunemente , com o agravante de que são concorrentes desleais , com os taxistas regulares , que pagam inúmeros encargos oficiais para poderem trabalhar .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *