Israel transforma ONU em novo alvo da guerra e pede a renúncia de Guterres

Israel declara guerra e inicia novos ataques contra território palestino -  Opera Mundi

Guerra salvou o governo de Netanyahu, que estava em crise

Bernardo Mello Franco
O Globo

O governo de Israel elegeu um novo alvo de guerra: a Organização das Nações Unidas. Em meio aos ataques a Gaza, o embaixador israelense cobrou a renúncia do secretário-geral António Guterres. Alegou que ele não estaria “apto a liderar” a entidade.

Na terça-feira, Guterres reforçou o apelo por um cessar-fogo humanitário. Ele criticou as “claras violações” do Direito Internacional e pediu que as operações militares parem de sacrificar civis inocentes.

OCUPAÇÃO SUFOCANTE – O português condenou os “atos de terror” do Hamas e afirmou que “nada justifica” o assassinato e o sequestro de israelenses. Em seguida, disse que os atentados “não aconteceram no vácuo” e lembrou a “ocupação sufocante” de territórios palestinos há 56 anos.

“Mas o sofrimento dos palestinos não pode justificar os chocantes ataques do Hamas”, reiterou, numa tentativa de evitar que suas palavras fossem distorcidas. Mesmo assim, ele entrou na mira do governo de Israel.

Em reação agressiva, o embaixador Gilad Erdan acusou Guterres de “demonstrar compaixão pelas mais terríveis atrocidades cometidas contra os cidadãos de Israel e o povo judeu”.

DOBROU A APOSTA – No dia seguinte, o secretário-geral disse que sua fala foi deturpada e negou ter justificado os ataques do Hamas. “Isso é falso, foi o oposto”, defendeu-se. O governo israelense dobrou a aposta: anunciou que passará a negar vistos a funcionários da ONU. “Chegou a hora de lhes ensinar uma lição”, declarou Erdan a uma rádio militar.

O embaixador israelense não é diplomata de carreira. É um político de extrema direita, que militou contra os Acordos de Oslo e tem longa folha de serviços prestados ao premiê Benjamin Netanyahu.

Ao hostilizar Guterres, ele segue uma estratégia clara. Busca fragilizar o secretário-geral e minar a legitimidade da ONU para se manifestar sobre o conflito e os crimes de guerra contra civis.

RECADO DE NETANYAHU – Na prática, o recado do governo Netanyahu é que a ofensiva em Gaza não diz respeito à comunidade internacional.

Seria tema a ser decidido por Israel e seus aliados americanos, que já bloquearam a chance de um armistício mediado pelo Conselho de Segurança.

De um grupo com práticas terroristas, é perda de tempo esperar sensatez. De um país que se diz a única democracia do Oriente Médio, é justo cobrar mais respeito às Nações Unidas.

11 thoughts on “Israel transforma ONU em novo alvo da guerra e pede a renúncia de Guterres

  1. Quem realmente estuda História…nao pode deixar de usar a Torah…como prumo Histórico da Humanidade.
    E quem usa a lógica plena…com relação a História ao longo da linha do tempo…Sabe muito bem que este povo que se diz Israel ..NÃO são os descendentes das doze tribos do patriarca Yacovh…
    Este Israel NUNCA foi o Israel Raiz
    …mas sim os descendentes de Edom misturado com os povos Asquenazes e Sefarditas Indo Europeus…
    E o termo “judeu ” é uma aberração criada por estes degenerados malditos que citei logo acima.
    Repito se querem idolatrar esse maligno “Israel” tudo bem …cada um depois segure sua “rabiola”.
    Os Verdadeiros descendentes das doze tribos estão espalhados pelos continentes…Conforme preconiza a Torah nos seus livros…O resto é seguir uma nação do maligno que NADA tem para oferecer se não somente:MENTIRAS…TRAIÇÕES…E MUITO MAIS MUITO AMOR AO DINHEIRO.

    O resto como diz o Sr.Nery…É Folclore.

    YAH NOSSO CRIADOR SEJA LOUVADO/ADORADO

  2. Como disse nosso Editor-Chefe em uma Nota da Redação…

    NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Lula prometeu mostrar que os livros de Economia estão ultrapassados, mas até agora, nada. E disse que “o dinheiro ia sai de onde está, para ser usado onde deveria estar”. A ideia é ótima, mas só funciona se houver dinheiro

    Lula contraria Haddad e diz que meta fiscal ‘dificilmente será zero’…

    https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2023/10/27/lula-contraria-haddad-e-diz-que-meta-fiscal-dificilmente-sera-zero.htm?cmpid=copiaecola

    Ênfase minha.

    O dinheiro vair sair do nosso bolso, para entrar no bolso onde tem que entrar……

    Que o diga o Empresário-Bandido Emilio Odebrejo….

    Meu dinheiro entrou aos montes no bolso desse desgraçado maldito…..

    Mas, tudo tem um fim, e com certeza o dinheiro roubado vai se perder……

    Grande Abraço

    AGM

    Tempo fechado com chuvas,

    19o.

    Atenção.

    Alerta

    Aviso no. 01 – Cuidado ao embarcar ou desembarcar nos Aeroportos de Congonhas e Guarulhos., os filhotes do Luladrão atacam para roubar malas e celulares…

    Aviso no. 02 ´- Cuidado ao caminhar pelas ruas Centro-Velho (região Praça da Sé-Luz). e Novo (Av.Paulista)., os filhotes do Luladrão estão á espreita da próxima vitima,

  3. Tudo que a ONU vota é sempre contra Israel.
    Os brabos da Internet tem peito para criticar Israel e cristãos, criticar os muçulmanos e e o Coral não é boa pedida.

    • Segundo o jornalismo de esquerda a guerra salva quem ela quer, salvou Netanyahu.
      A única coisa que uma guerra não salva, é a vergonha na cara.
      O Hamas salvou Netanyahu!
      Quanto ao Renato: Procure seu chiqueiro e lavagem, eu atiro pérola aos porcos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *