Avanço da tecnologia de comunicações torna inviável querer controlar a imprensa

Charge do JCaesar | VEJACarlos Newton

A pretexto de combater as fake news, o governo Lula da Silva sonha em regular as comunicações, para exercer um maior controle sobre as redes sociais e a troca de informações por celular. Num país extenso como o Brasil, fica bem mais fácil tentar exercer um predomínio na mídia, porque apenas quatro empresas de comunicação (O Globo, Folha, Estadão e Diários Associados) continuam dominando a distribuição de informações, através de suas respectivas agências de notícias, que têm enorme efeito multiplicador.

Assim, pela força das verbas publiciárias que o PT sabe distribuir, ainda é possível domesticar e amestrar essas quatro grandes redes distribuidoras de notícias no país.

ISSO VAI MUDAR – A tendência é de que essa situação ainda permaneça, mas vá se modificando com o passar do tempo, devido à força da internet e à capilaridade da informação via celular.

É certo que ficará cada vez mais difícil dominar a mídia através dos quatro maiores grupos distribuidores de informação, simplesmente porque não se consegue controlar de forma absoluta os repórteres que criam a notícia original e os comentaristas que as analisam lá na outra ponta.

E como não se faz imprensa sem jornalistas, pode-se dizer que não adianta querer controlar ou regular a mídia, como é sonho do PT. Ou seja, a verdade dos fatos acabará por prevalecer.

BALANÇO DE OUTUBRO – Aqui na Tribuna da Internet, lutamos para nos manter sob o signo da liberdade. Por isso, não temos patrocinadores e dependemos da colaboração dos participantes. amigos e amigas que contribuem para a existência de um espaço verdadeiramente livre, sem vinculações políticas, ideológicas ou partidárias. É uma utopia, sabemos, mas tem funcionado a contento.

De início, agradecemos as contribuições na Caixa Econômica Federal.

DIA  REGISTRO    OPERAÇÃO          VALOR
16    161152         DP. DIN LOT…….100,00
26    000001         CRED TED………….30,00

Agora, o apoio através do Itaú/Unibanco.

02   EST SQ 24H918001087…………380,00
02   TBI 6695.02702-6………………….100,00
02   PIX TRANSF PAULO R…………….100,00
02   PIX TRANSF JOSE FR……………..150,00
02   PIX TRANSF JOAO NA………………50,00
04   TED 001.3097.HENRIQUE A…..150,00
16   TED 001.4416.MARIO ACRO….300,00
24   PIX TRANSF DUARTE……………..150,00
30   TED 033.3591.ROBERTO S…….200,00

Por fim, a contribuição no Banco Bradesco.

23    TRANS LUIZCBPAIM…………….300,00

Agradecendo muitíssimo a todos os que colaboram para a manutenção deste espaço utópico na web, vamos em frente, sempre juntos.

9 thoughts on “Avanço da tecnologia de comunicações torna inviável querer controlar a imprensa

  1. Combater fake news é uma obrigação do Estado. Elas fazem mal à sociedade e à democracia.

    E a imprensa deve ser livre. Não vejo como amestrada uma imprensa que critica quando tem que criticar. E elogia quando tem de elogiar.

    Mas é claro que quem é contra o governo de plantão, sob qualquer circunstância, só quer saber de críticas.

  2. ISSO VAI MUDAR – A tendência é de que essa situação ainda permaneça, mas vá se modificando com o passar do tempo, devido à força da internet e à capilaridade da informação via celular.

    Na mosca,

    È só questão de tempo para a Extrema-Imprensa Maldita Nefasta Corrupta e seus jornamazistas lulánaticos amestrados anômalos perderem esse domínio da informação….

    E por consequência disso torcemos para o “grande fim ” desses jornalecos lixo corruptos….

    Abraço

  3. A internet é importante para
    informações sociais, políticas, cultura etc, mas os vigaristas a usam para desinformar, espalhar fake news, caluniar, distorcer os fatos e enganar os trouxas, é um vale tudo, como querem os bolsonaristas. Isso é crime de acordo com o Código Penal e não liberdade de expressão e tem de ser combatido.
    Nas eleições de 2018 foi as fake news e as calúnias que tiveram grande importância na eleição de Bolsonaro. Por isso os bolsonarista querem um vale tudo nas redes sociais alegando que é liberdade de expressão.

    • Lula e comparsas querem completar suas “missões” sem críticas, interferências e tidos intrometidos alertas! Quanto vale o teu silêncio?

  4. Caro CN e colegas deste espaco

    A polarizacao, citada em seu artigo outro dia, continua , livre leve e solta.

    Com o tempo, deduzimos a posicão politica de cada um dos que frequentam este espaco e facilmente podemos adivinhar qual será sua manifestacao sobre cada um dos assuntos.

    Como a diversidade é muito grande, temos estilos mais diretos, outros mais rudes ( o popular curto e grosso), outros mais elegantes, outros mais obliquos e sutis, mas um olhar equidistante e desapaixonado, identifica imediatamente , o posicionamento ideológico que o motiva e conduz.

    Isto se traduz tambem nos comentários sobre esta observacao do artigo acima

    Quem acompanha as noticias e principalmente o editoriais , sejam diretos ou pelos porta vozes (jornalistas identificados com o canal de comunicacao, seja radio, jornal, tv ou blog) facilmente identifica o rumo da conversa.

    Brinco com minha esposa ( e ela normalmente fica furiosa pois divergimos em alguns aspectos) quando ouvimos a chamada pela TV, por exemplo de alguma noticia.

    Ja digo antes do texto: ” agora vai dizer que….. ou entao lá vem o início de uma serie de matérias para pavimentar o caminho para outra paulada la adiante” etc.

    Infelizmente , quase sempre acontece do jeito previsto.

    Isto torna o Brasil, nosso presente e nosso futuro, cansativo, repetitivo, chatissimo e muito violento.

    Quase nao existe a divergencia, a troca de ideias e co isso a possibilidade de absorver algo novo é proxima de zero.

    Tudo termina em conflito ou abandono da discussao e a volta para o abrigo seguro da tribo que pensa como elel.

    Serve para tudo:

    Bolsonaristas desencantados com o fim do sonho verde amarelo autoritario, que torcem desesperadamente pelo insucesso do governo Lula e buscam qualquer noticia ou manipulacao para mostrar que com o Bozo era melhor

    Vejam só o nivel de delirio

    Do outro lado e igual ou muito pior pois o bastao do poder, a chave do cofre, a militancia formada em decadas, o costume de distorcer os fatos e principlamne criar factoides a todo momento, facilutam muito o processo.

    Um desgoverno, sem projeto, sem rumo, sem comando, vivendo de factóides ampliados pella imprensa e inteligentsia amiga, nos massacra todo dia.

    E quando a situcao fica preta (olha ai Ministra!!!!) chama o STF amigo, a PF pronto uso, a imprensa “vigilante”e dá uma lustrada em mais um velho e tenebroso escandalo de Bolsonaro e vamos inundar o cenario com mais uma manobra diversionista.

    Triste passado

    Insuportável presente

    Tenebroso futuro

    Por isso precismaos dos otimistas.

    Mas nao de pensadores permanentemente e secularmente engajados e alinhados

  5. Pois e’, veja só, conseguimos concordar em algo

    Nem Cristo, Gandhi e nem Buda conseguiram ser humildes sempre e em todas as situacoes, o que diremos dos simples mortais?

    Mas talvez possamos concordar que é muito mais facil pertencer a uma tribo e estar sujeito a receber pancadas ( entre outras coisas, pela falta de autocritica) de apneas o lado opositor do que tentar estar equidistante e receber , quase sempre, dos dois lados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *