Bênção aos gays e divorciados reforça humanização do papado de Francisco

Papa Francisco saúda visitantes no Vaticano

No final de seuo papado, Franscisco faz uma revolução

Deu em O Globo

O Papa Francisco tem aproveitado brechas nos dogmas da religião católica para modernizar a visão que a Igreja tem da sociedade. Sem alterar o sacramento do matrimônio entre homem e mulher, ele autorizou a bênção a casais do mesmo sexo ou “em situação irregular”, referência cifrada aos divorciados.

A decisão histórica não surpreendeu. Francisco faz acenos aos homossexuais desde que foi escolhido para suceder a Bento XVI. “Se uma pessoa é gay e busca Deus, quem sou eu para julgá-la?”, afirmou depois de eleito Papa, ao responder a uma pergunta da correspondente Ilze Scamparini durante uma viagem de avião.

CASAMENTO GAY – A diferença é que, hoje em dia, o casamento gay — assim como outrora o divórcio — se tornou uma realidade incontornável em praticamente todas as democracias ocidentais. De alguma forma, a Igreja se viu obrigada a lidar com a questão.

O avanço no tratamento a casais homossexuais vem sendo preparado há muito tempo, sob a resistência da ala mais conservadora da Igreja. A permissão para a bênção está fundamentada em documento do Dicastério para a Doutrina da Fé, assinado por Francisco.

“A possibilidade de bênçãos de casais em situações irregulares e de casais do mesmo sexo não deverá encontrar qualquer fixação ritual por parte das autoridades eclesiásticas para não causar confusão com a bênção do sacramento do matrimônio”, diz o texto.

HOUVE REAÇÃO – A decisão de formalizar o acolhimento a casais gays e divorciados foi anunciada seis semanas depois da conclusão de um sínodo em que bispos, leigos, homens e mulheres debateram a questão dos LGBTQIA+ e dos divorciados.

Enquanto a discussão avançava, em outubro passado, cinco cardeais conservadores pediram ao Papa para reafirmar a doutrina católica sobre os casais homossexuais. Não tiveram êxito.

Como em qualquer embate político, a decisão não foi tomada sem avanços e recuos. Em 2021, o Vaticano infelizmente reafirmou que a homossexualidade “é um pecado” e ratificou que casais do mesmo sexo não podem receber o sacramento do casamento. Os mais conservadores comemoraram na ocasião.

PAPA SE SURPRENDEU – Pelos relatos, Francisco se surpreendeu com a reação negativa à declaração de 2021 e decidiu avançar até a autorização da bênção.

A resistência física do Papa desperta preocupação. Aos dez anos de pontificado, Francisco enfrenta problemas de saúde devido à artrose no joelho, dor no nervo ciático e bronquite. Muitos gostariam de vê-lo aposentado como Bento XVI, possibilidade que o próprio Papa não afasta. Outros temem retrocesso caso o sucessor venha da ala conservadora da Igreja. Uma recaída conservadora do Vaticano em um futuro pontificado poderia acarretar perda ainda maior de espaço da Igreja para denominações evangélicas. Francisco parece ter consciência disso.

Quanto à bênção a casais gays e divorciados, não poderá haver retrocesso, pois ela é protegida pelo dogma da infalibilidade papal.

12 thoughts on “Bênção aos gays e divorciados reforça humanização do papado de Francisco

  1. 1) Licença… católicos brasileiros progressistas lançaram um movimento chamado “Realmar a Economia – a Economia de Francisco e Clara”…

    2) Realmar vem de “alma”, trazer a alma para as decisões econômicas contemporâneas…

    3) Francisco é não apenas o atual Papa, mas São Francisco de Assis e Clara é Santa Clara, fundadora das Clarissas que vivem com votos de simplicidade…

    4) As Edições Paulinas (católicas) já publicou um livro com o título do movimento acima, 319 págs, e também o livreto “Subsídio Catequético para Crianças – Economia der Francisco e Clara”, 48 págs, na capa as imagens de São Francisco, Santa Clara e o Papa Francisco.

    5) Aliás, em 2015, nesta época, um frio doido, conheci em Madrid, o Convento das Clarissas Reales. Chegamos lá 6 horas da manhã, ficamos na fila do lado de fora, logo depois quando a portaria abriu entramos e visitamos várias partes do Convento…

    6) Lá pelas tantas, por uma das frestas das centenárias paredes ouvi um cântico com vozes femininas; fiquei contemplando e meditando com as madres… mas um dos seguranças que acompanhava o grupo de turistas me descobriu e pediu que eu me reintegrasse ao grupo…

    7) Mas, pelo menos, por alguns inesquecíveis segundo orei com as irmãs !

  2. Meios e fins “khazarianos”, conforme:
    “Já tomamos as providências para desacreditar a classe dos padres cristãos, desorganizando, assim, sua missão, que, atualmente, poderia atrapalhar-nos bastante. Sua influência sobre os povos mingua dia a dia. Por toda a parte foi proclamada a liberdade de consciência. Por conseguinte, somente um número de anos nos separa ainda da completa ruína da religião cristã; acabaremos mais facilmente ainda com as outras religiões, porém ainda é muito cedo para falar disso. Poremos o clericalismo e os clericais num âmbito tão estreito que sua influência será nula em comparação à que outrora tiveram.
    Quando chegar o momento de destruir definitivamente a corte papal, o dedo de uma mão invisível apontá-la-á aos povos. Mas, quando os povos se lançarem sobre ela, nós apareceremos como seus defensores, a fim de não permitir o derramamento de sangue. Com essa manobra, penetraremos no seio da praça(de são pedro) e dela só sairemos quando a tivermos completamente arruinado.”(contábil e patrimonialmente) (1).” Capítulo XVII https://www.islam-radio.net/protocols/indexpo2.htm

  3. Fico com as palavras do Messias/Cristo:

    — Por acaso vocês não leram o trecho das Escrituras que diz: “No começo o Criador os fez homem e mulher”?
    Mateus 19:4

    O papa pode dizer o que quiser, mas ele NÃO esta acima da palavra de Deus! A palavra de Cristo é clara, inequívoca e totalmente alinhada ao Deus Criador.

  4. Isso é o anticristo. É a personificação do demônio. Estrategicamente colocado pelo sistema progressista com o intuito da destruição do conservadorismo. Desordem, depravação, perversão com a benção de um Papa. É tudo que eles querem. Parabéns, eles conseguiram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *