Fracasso do PT na eleição municipal deverá dificultar a reeleição de Lula

Lula estreia Boulos em palanque em pré-campanha pela prefeitura de SP |  Política: Diario de Pernambuco

Lula tem de carregar novamente o PT nesta campanha

 

Roberto Nascimento

Em meio às picuinhas de Gleisi Hoffmann, entronizada na presidência do PT pelo próprio Lula, o petista-raiz José Dirceu demorou para alertar o PT sobre a necessidade de trabalhar as eleições deste ano, enquanto os partidos de direita estão em campo desde o ano passado, costurando as candidaturas municipais de norte a sul.

Os comentaristas da Tribuna da Internet e o editor Carlos Newton, em particular, cansaram de alertar o PT e o governo sobre o avanço do bolsonarismo nas capitais e municípios do Sudeste, para eleger o maior número de prefeitos, principalmente para o PL.

DERROTA ANTECIPADA – O fato é que o PT praticamente já perdeu a eleição municipal de outubro deste ano. Será derrotado por pura inércia. Enquanto Gleisi Hoffmann e seu companheiro Lindbergh Farias ajudam Lula a atacar Fernando Haddad, dividindo o partido, o casal Bolsonaro e Michelle trabalha ativamente junto com Valdemar Costa Neto, presidente do PL.

O maior exemplo de trabalho bem-sucedido é de Gilberto Kassab, do PSD, que não dorme no ponto e acaba de ultrapassar o MDB, no ranking dos partidos com mais prefeituras do país, pois o PSD já passou de 900 prefeitos.

E o PT? Nada. Pode ser que agora acorde do sono profundo, devido ao alerta de José Dirceu, que perdeu o protagonismo ostentado no primeiro mandato de Lula, porém jamais abandonou o partido.

LARGANDO ATRÁS – O PT deu a largada nas últimas posições. Portanto, dificilmente terá possibilidades de conseguir alguma medalha no pódio. Deve brilhar a estrela de Gilberto Kassab, do PSD, com a medalha de ouro. A medalha de prata irá para o PL de Valdemar Costa Neto.

A medalha de bronze será disputada palmo a palmo com o PT, o MDB, o PP, o Republicanos, tudo embolado.

Conclusão! O PT perderá a eleição municipal. E como é uma prévia da disputa presidencial, isso significa que a reeleição de Lula em 2026 pode se tornar o sonho de uma noite de verão. Lula estará mais velho e cada ano conta muito na idade dele, que se candidatará já chegando aos 81 anos.

PSOL AVANÇA – Enquanto isso, o PSOL está em crescimento. Nos próximos anos, deve ocupar o vácuo deixado pelo PT, que vem se aburguesando ao longo do tempo.

Quando chegou ao poder, porém, o PT teve de fazer uma aliança com os conservadores, para poder governar sem perigo de golpe e impeachment. Mas o desastre da gestão de Dilma Rousseff e Guido Mantega levou o país à sua maior recessão, que acabou liquidando o segundo governo Dilma.

O PSOL mantém sua linha de esquerda, apesar de ter evoluído na questão das alianças, principalmente com o PT, impensável anos atrás. Mas tudo indica que, se Lula não tiver um sucessor à altura, a política de centro-direita pode dominar o país.

15 thoughts on “Fracasso do PT na eleição municipal deverá dificultar a reeleição de Lula

  1. Esse aí, é um grito de alerta, nas palavras de Gonzaguinha, para o PT acordar do sono, em que está mergulhado. Na divisão do PT e dos Partidos de esquerda, Bolsonaristas estão como grileiros, se apossando dos votos dos eleitores.
    Não podemos repetir no Brasil o sucesso que Donald Trump está tendo nos EUA.

    Façam a crítica, porque posso estar pensando errado.

    • Milei é uma construção do Fascismo na América Latina.
      Veio para destruir o arcabouço do Bem Estar Social dos argentinos.
      Não sai nada de bom, daquela cabeça doente, com sérios problemas psiquiátricos, um ser que fala com o cachorro morto.
      Que se diz narcocapitalista, uma piada de mal gosto.
      Os argentinos, já estão arrependidos.
      Quarta-feira, foi marcado uma Greve Geral na Argentina.
      O Pacotão do ogro maluco, com 650 artigos, todos contra o povo e em especial contra a classe trabalhadora, trata-se de uma tragédia sem precedentes na terra dos hermanos.

      E ainda mente mais do que Trump e Bolsonaro juntos. Em Davos, discursou, lendo o que prepararam para ele, porque não tem capacidade de falar de improviso, por mais de cinco minutos, afirmou, que a Argentina já foi potência mundial.
      Não aparece um humorista, para encarnar o personagem, com tanta riqueza de criatura fantástica, saída do Umbral para infernizar os argentinos?

      Ao votarem no Milei, os argentinos cavaram o próprio buraco.
      Com Milei, pegar um avião no Galeão, rumo a Argentina, nem pensar. Adio Buenos Aires querida.

  2. Obrigado Mylcio
    Sua observação me deixou aliviado. Escrevi com o coração apertado. Tudo, o que o campo progressista, puder fazer, para Bolsonaro não voltar, ainda será pouco.
    Gostei do slogan:
    ” Acorda PT “.

  3. A volta do imbrochável, ou alguém por ele apoiado chegar ao poder é muito improvável, porque nomes viáveis não apareceram, sendo que a esquerda já tem um, o que facilita o trabalho. Encontrar um nome que uma a direita e o centro não é tarefa fácil, porque as vaidades são enormes, e os egos maiores ainda. Stalinácio não se reelege só se conseguir ser pior do que está hoje´, aí o povo desiste do cara elegendo um adversário dele, seja quem for.

  4. 1) Bom artigo Roberto Nascimento… vc está se revelando um dos meus articulistas preferidos… parabéns…

    2) Hoje é segunda-feira e o meu amigo Garuda, o pássaro mitológico do Budismo-Hinduísmo está de folga, descansando… por isso não mandou recado nenhum…

    • Não tenho palavras para lhe agradecer, caro Antônio Rocha.
      Temos que alertar as pessoas, do perigo da extrema direita voltar ao Poder. O perigo dos golpistas tentarem uma nova intentona é latente.
      Desejam o Poder, pelos privilégios decorrentes do comando da máquina pública.
      O discurso da defesa da família, da pátria e da liberdade é papo furado.
      Seremos massacrados, pelos trogloditas, com a violência demonstrada nos ataques ao Planalto, STF e Congresso.

      Aos 14 anos, meu saudoso avô, na varanda da casa dele no subúrbio, me disse:

      ” Meu neto, nunca acredite em ditadores ou em salvadores da pátria.
      Por qual razão, meu avô?

      Resposta: Eles assumem o poder, prendem os trabalhadores sindicalizados e tiram os direitos adquiridos de quem trabalha. Quem reclama é demitido e preso.

      O presidente Castelo Branco, assinou um Decreto, reduzindo em quase 50% a minha aposentadoria. Ganhava 1300 e passei a ganhar 700.
      Nunca esqueci, essa aula de sabedoria, vinda de um trabalhador da estiva.

      Tanto tempo já passou e hoje, tem muito trabalhador aí, votando em golpistas em membros da Direita. Quando começam a perder, então será tarde demais. Chegando lá, no Poder, não querem sair mais.

      Pensei nisso hoje, após tomar conhecimento do mais novo ataque contra os direitos dos aposentados na Argentina. Milei vai indexar os proventos da aposentadoria, dos idosos.
      Lá na Argentina, como cá no Brasil, os representantes do Capital, avançam contra o povo, que afinal, paga a conta de tudo.

  5. Gostaria de registrar aqui o falecimento hoje do ex Deputado por São Paulo Antonio Henrique da Cunha Bueno. Foi vereador, Deputado estadual, sete vezes federal e secretário de cultura do estado de São Paulo.

  6. grande e firme roberto, segui a linha do teu raciocinio, no meu recente artigo. salientando palavras de dois profissionais do jogo politico, zé dirceu e valdemar. abração.

    • Bom dia, Limongi, ler os seus artigos, sempre é motivo de inspiração, para novas linhas de raciocínio do jogo político

      Dirceu e Valdemar, são águias políticas, no entanto, já cometeram muitos erros, que não foram poucos. Por isso, adquiriram aquele saudável couro de jacaré, antevendo os fatos, que outros políticos não percebem.

      José Dirceu demorou a manifestar seu receio do protagonismo da Direita nesta eleição municipal. Pode ter sido tarde demais, para recuperar o tempo perdido. Os adversários trabalharam na surdina e os resultados já estão surgindo, enquanto o outro lado dorme o sono dos justos, achando que o líder resolverá tudo no final.

      Observem o comportamento de Arthur Lira, uma bússola, que vai em busca dos prováveis vencedores. Quer ser senador em 2026 e somente a Direita pode lhe dar o mandato. O governo não terá vida fácil com ele, neste seu último mandato na Câmera Federal. Lira vai disputar o Senado pelo Estado de Alagoas, contra Renan Calheiros. São duas vagas. Os dois serão eleitos.

    • É o articulista tá parecendo uma antecipada viúva descarada…chorando as suas mágoas “traições e contradições “…Ha..Ha..Ha..Ha..Ha..(royalties para HF.. RIP…).
      Não adianta…vir com a desfaçatez de dizer que o bandido descondenado..”ganhou”.no voto a última eleição (fraudada) por um sistema diabólico que insiste em destruir o Brasil (???)
      É viuva petista…essa desgraça maldita está com os dias contados…vai chorar muito ainda…viuvinha desconsolada…kkkkkkk
      YAH NOSSO CRIADOR SEJA LOUVADO…

  7. renan pode até disputar o senado. mas ainda tem mandato longo. o filho, ministro, idem. tudo indica que o MDB lançará candidato a presidente do senado. o saruê Alcolumbre- fede, é guloso e sorrateiro- lembre, ganhou de renan, em eleição fraudada e descarada. tempos são outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *