Depoimento de ex-comandante explode versão de Bolsonaro e complica a sua defesa

Depoimento de Gomes é tão grave quanto o de Mauro Cid

Pedro do Coutto

A situação de Jair Bolsonaro se complicou com o depoimento do general Freire Gomes, inclusive porque apesar de não haver indícios de fraudes nas eleições de 2022, o ex-presidente persistiu na tentativa de golpe. O problema agora é como o governo irá lidar com as próximas ocorrências diante das constatações reveladas no inquérito conduzido pela Polícia Federal.

Esse problema se revela como sendo fundamental porque militares resistiram e negaram qualquer apoio à tentativa golpista. O general Freire Gomes foi o primeiro do Alto Comando a negar qualquer procedimento contra a legitimidade das eleições. O militar revelou também que Bolsonaro estava de posse de uma minuta com conteúdo golpistas.

TRAMA – Após os esclarecimentos contundentes e depoimentos divulgados, o que poderá acontecer? O relator do caso no Supremo é o ministro Alexandre de Moraes, o que revela uma tendência clara de levar à condenação do ex-presidente da República e dos demais implicados na articulação do 8 de janeiro, sem dúvida alguma tramada claramente por Bolsonaro.

O tenente-brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, ex-comandante da Aeronáutica, em depoimento à PF afirmou que também contestou os ataques às urnas pelo ex-presidente. Nos próximos dias, o desenrolar dos fatos será encaminhado para uma etapa crítica, com episódios tão previsíveis quanto difíceis de serem avaliados. Como será o julgamento de Bolsonaro e de alguns comandantes é a pergunta que a lógica dos fatos conduz.

NEGATIVA –  O fato essencial é que só não houve golpe de Estado em face da negativa do comando militar. Tem que ser considerado também a posição do ex-ministro Anderson Torres que tinha em seu poder uma minuta do decreto golpista.

Torres quando se encontrou com Bolsonaro nos Estados Unidos foi também o homem que, nomeado secretário de Segurança de Brasília, transformou-se num agente importante na articulação que não deu certo. O problema agora, conforme dito, é verificar o que poderá vir nos próximos dias. O golpismo transformou-se em algo absolutamente absurdo e assim deverá ser julgado.

8 thoughts on “Depoimento de ex-comandante explode versão de Bolsonaro e complica a sua defesa

  1. É isso mesmo. O que um militar fala é verdade incontestável. Afinal é um militar! Categoria que merece todo respeito. Afinal é militar! Acima de qualquer suspeita. O que dizem e fazem temos que aceitar, pois são militares. Portanto o que os militares fizeram em 1964 até o fim do regime militar também estava certo. Afinal são militates. Acima de qualquer suspeita. Viva os militares de hoje e os de 1964!!!!!

  2. O Xandão apertou o botão da auto destruíção…

    “O mergulho desse Alexandre de Moraes na maionese, vai mais fundo do que se supunha”
    Jornalista Fernão Lara Mesquita

    O Xandão, baseado nos documentos que tiveram o seu sigilo levantado, será obrigado a absolver Bolsonaro.

    Excelente video e análise de um jornalista digno.

    FARSA DAS “MINUTAS DO GOLPE” É REVELADA POR ALEXANDRE DE MORAES EM PESSOA
    https://www.youtube.com/watch?v=70KNreuaxWw

  3. Uma coisa é liquida e certa , o então presidente Jair Bolsonaro contou com amplo apoio do congresso nacional , para suas aventuras golpistas , se assim não fosse , já o teriam cassado mas preferiram mantê-lo no cargo , tirarem proveito em benefício próprio e de terceiros , de um presidente fraco e amedrontado , em não cassado , pois motivos não faltaram , que por muito menos cassaram/derrubaram Dilma Rousseff do cargo .

  4. Mais um artigo…De quem em ” Algum lugar no passado” Sabia escrever uma visão do puro jornalismo sem aspas. Hoje com a idade…Devia ser uma luz para os jovens jornalistas a serem fiéis aos fatos e aos seus leitores….
    Mas ..para o Sr.PC…Isso é “Quimeras”….
    Lamentavelmente…mais um péssimo artigo…sobre um tema fundamentado na mentira e no disse…me disse…

    É Brasil…sua hora já passou…sua encruzilhada meu amado Brasil…foi naqueles dias fatídicos …Quando o maldito do Geisel..aquele bosta covarde e traíra…virou às costas para o Patriota e Nacionalista…SILVIO FROTA…e na sua traição à pátria…escancarou o Brasil a ideologia ” maravilhosa e nada sanguinária do Comunismo”.
    Hoje os resultados estão aflorados na sociedade…
    Lamentável TRAIÇÃO…

  5. Alguns jornalistas tentam nos induzir a pensar que já devemos providenciar a missa de sétimo dia do Bolsonaro.
    Como dizia o Apóstolo Arnaldo, palavras da sabedoria: Arabastrávia Onderébia. Amém irmão???

  6. 1) Licença… li alhures que o Presidente Lula já assinou o decreto ( não sei se o termo certo é esse) para a construção de 100 Institutos Federal de Educação até o final de seu governo…

    2) Mas a grande imprensa não fala nada…

  7. O artigo de Pedro do Couto, como sempre, sensacional. Pedro do Couto é um analista acima de qualquer suspeita. É o nosso decano da TI e tem a admiração e o respeito do também mestre do jornalismo, o editor Carlos Newton, um craque na acepção da palavra.

    Assim que foi encontrada a Minuta do Golpe, na casa do ministro da Justiça de Bolsonaro, o delegado federal Anderson Torres, este declarou que era um documento apócrifo e que não sabia como tinha parado na sua casa. Alguém o entregara, dizia que não sabia quem e três outras mentiras. Hoje se sabe, que Anderson Torres estava metido até o pescoço na trama macabra do Golpe de Estado.
    Bolsonaro também mentiu, afirmando que nunca teve acesso a Minuta golpista.
    O certo é, que Anderson Torres e Filipe Martins elaboraram o documento, muito mal escrito e que Bolsonaro, que nunca viu o doc. Apócrifo, fez até correções no texto tirando Gilmar Mendes e Rodrigo Pacheco e deixando Alexandre de Morais, na lista dos primeiros presos pelo Comando Revolucionário

    Estaríamos diante da República dos Coronéis, inspirado no coronel Hugo Chaves da Venezuela. Seriam presos, os generais legalistas, suas famílias perseguidas, conforme a ordem dada pelo general Braga Neto ( arquiteto do golpe,) ao capitão Ailton, se referindo a família do comandante Freire Gomes.A lista dos presos, Alexandre de Morais, esquerdistas, legalistas e adversários de Bolsonaro, seriam encarcerados no Batalhão de Forças Especiais sediado em Goiânia.

    Como disse o comandante Freire Gomes, seriam 20 dias de euforia e 20 anos de tragedia.

    No dia da derrota de Bolsonaro, na noite de 30 de novembro de 2022, o mito saiu a noite com Paulo Guedes para uma reunião
    Nada foi divulgado. Dali em diante, até a viagem do presidente para os EUA no dia 39 de dezembro de 2022, foram marcadas várias reuniões golpistas na biblioteca do Alvorada. Para o distinto público, o presidente estava com depressão. História para boi dormir. Estava tramando para continuar no Poder.

    Bolsonaro não contava com a participação firme e legalista do Comandante do Exército Freire Gomes, do Comandante da Aeronáutica, Batista Junior e da maioria do Alto Comando. Somente o Comandante da Marinha, o almirante Almir Garnier, se dispôs a botar os fuzileiros navais na rua, apoiando o Golpe de Baixo Leonardo.

    Dois fatores foram preponderantes para que o Golpe não fosse consumado;
    Não houve falhas no processamento das Urnas Eletrônicas, portanto, sem fraude nas Urnas, perdeu se a condição tática para a decretação do Estado de Defesa.

    A falta de apoio do presidente Joe Biden, que se declarou contra o Golpe e reconheceu a vitória de Lula, ainda no domingo. Lula deve muito só presidente Biden.
    Durante todo o ano de 2023, Joe Biden enviou seus conselheiros de segurança nacional ao Brasil, para informar a alta cúpula militar, seu compromisso com a Democracia no Brasil, algo muito diferente do papel desempenhado pelo presidente John Kennedy, que apoiou o Golpe de 1964.

    Os tempos mudaram e muito. Se Trump fosse o eleito, estaríamos sendo governados pelo Comando Revolucionário. Nem estaríamos escrevendo aqui, sob o risco de prisão sem direito a advogado e HC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *