60 anos depois, Forças Armadas apoiaram novo golpe, mas se arrependeram a tempo

0

Charge do João Montanaro (Folha)

Carlos Newton

Num país surrealista como o Brasil, que ainda está em fase de adolescência democrática, muito longe de alcançar um regime político e institucional garantido contra efeitos colaterais, as principais notícias sempre precisam de tradução simultânea, porque as aparências são altamente enganadoras.

A plantação de notícias se transformou no maior esporte nacional, com crescimento de fazer inveja à produção agrícola. Muitas vezes, o jornalista é inexperiente e se deixa levar por ardilosos informantes, que os levam por caminhos tristonhos, como dizia Ary Barroso.

UM BOM EXEMPLO – Desde o início do governo Lula da Silva, quando falhou o golpe que não houve, a mídia sempre publica “informações vazadas” sobre as Forças Armadas, e isso faz parte do novo normal.

Como diria o inesquecível Helio Fernandes, esses jornalistas amestrados não têm medo do ridículo, porque na cúpula das Forças Armadas praticamente não existe vazamento de informações.

Quando isso ocorre, provoca uma crise institucional, como aconteceu com o próprio Helio Fernandes, que foi preso no governo João Goulart por ter publicado um documento confidencial do Exército, que lhe fora entregue pelo general Cordeiro de Farias, mestre em conspiração.

TRADUÇÃO SIMULTÂNEA – Nesse ponto, nada mudou, os vazamentos praticamente não existem nas Forças Armadas, embora os jornalistas publiquem que os militares disseram isso ou aquilo.

Em tradução simultânea, porém, pode-se dizer que as Forças Armadas estão preocupadas com as investigações sobre o golpe. Entre Lula e Bolsonaro, preferiam a vitória do capitão, que lhes reajustou os salários, protegeu a Previdência, distribuiu 6 mil cargos públicos e fazia um governo paramilitar, digamos assim.

Em 2022, Bolsonaro informou aos comandos militares que a eleição poderia ser fraudada, porque o Congresso se recusava a votar a emenda constitucional da deputada Bia Kicis (PSL-DF) que instituiria o mesmo modelo de voto impresso pregado pelo presidente da República.

APOIO MILITAR – Os comandantes militares ficaram impressionados com a denúncia e lhe disseram que, se a eleição fosse fraudada, apoiariam a convocação de um novo pleito. Até aí morreu Neves, como se dizia antigamente, porque essa seria sempre a resposta legalista das Forças Armadas nesse tipo de situação, não importa quem estivesse na Presidência.

Bolsonaro, Braga Netto, Augusto Heleno e o núcleo duro do Planalto entenderam errado. Não houve tradução simultânea e todos achavam que o golpe teria respaldo.

Mas não foi assim. O governo não provou que houve fraude eleitoral e os militares recuaram. Mesmo assim, o núcleo duro do Planalto tentou levar adiante um golpe que se sabia destinado ao fracasso, porque só se concretiza com apoio militar.

###
P.S. 1 –
Agora, as Forças Armadas estão de saia justa, porque não querem que se divulgue que apoiavam o golpe, embora apenas condicionalmente, se houvesse fraude eleitoral. Sabem que, se a investigação se aprofundar, tudo isso será revelado de forma negativa, embora tivessem chegado a admoestar Bolsonaro, ameaçando prendê-lo.

P.S. 2Tudo indica que a força-tarefa de Moraes no Supremo esteja instruída a proteger os militares, porque até hoje não fizeram nenhuma pergunta realmente direta sobre o envolvimento deles, uma realidade que está mais do que comprovada nas investigações.

P.S. 3O fato de o tenente-coronel Mauro Cid atuar como agente duplo, informando diariamente o então comandante do Exército, general Freire Gomes, sobre o andamento das articulações do golpe, é a ponta do iceberg da verdade sobre conspiração que não deu certo.  Depois voltaremos a tema, devido à sua enorme importância. (C.N.)

8 thoughts on “60 anos depois, Forças Armadas apoiaram novo golpe, mas se arrependeram a tempo

  1. O modelo de voto impresso foi o inicio da cuanga.
    Por quais motivos foi vetado o uso dessas urnas?
    O tema fraudar eleições é recorrente nos anais da atividade humana.
    Acusam Putin e Maduro nisso aí.
    A revolução de 64 e o seguinte regime militar deixou sequelas profundas na esquerda brasileira.
    O que se observa hoje é uma espécie de revanche, Loola percebendo isso tenta contemporizar mas sua entourage e fundamentalistas não se conformam.
    É de se questionar, em qual país do mundo o poder civil ora no poder vive em permanente tratamento hostil com suas forças armadas?

  2. Estimado amigo, como sempre, esclarecedor. Nenhum amestrado (99,5%) é capaz de publicar um artigo desse naipe, como dizíamos antanho. Abraço.

  3. 60 anos depois, Forças Armadas apoiaram novo golpe, mas se arrependeram a tempo.

    Sr. Newton

    “se arrependeram”, ou foram avisados o que poderia acontecer.?

    Alguém ‘buzinou” nas orelhas dos Generais.

    “Olha, vejam bem o que vocês vão fazer, se acontecer alguma coisa, no outro dia, aquela Turma do Capital vai embora do Páis sem olhar para trás..””

    Seria o caos….

    Grande Abraço..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *