EUA seguem investigando corrupção na Petrobras nas gestões Lula e Dilma

Lava Jato: furacão em empresários, brisa em políticos – Blog do Robson Pires

Charge do Alpino (Yahoo Notícias)

José Casado
Veja

Os Estados Unidos continuam a investigar a corrupção na Petrobras no período 2003-2014, ou seja, durante os governos Lula e Dilma Rousseff. O governo Joe Biden anunciou na semana passada a confissão de culpa da Trafigura. A companhia baseada na Suíça aceitou pagar o equivalente a 630 milhões de reais em multas por subornar funcionários brasileiros, durante uma década, para conseguir e manter contratos com a Petrobras na comercialização de combustíveis.

A Trafigura foi a última das cinco grandes tradings a confessar participação num esquema de corrupção no qual pagavam-se propinas de 20 centavos até dois dólares sobre cada barril de produtos petrolíferos comprados ou vendidos à Petrobras. As outras foram Glencore, Vitol, Mercuria e Gunvor.

TRADING IMENSAS – Juntas, essas cinco “irmãs” controlam quase um quarto do comércio mundial de mercadorias — de petróleo a grãos. Individualmente, são maiores que a Petrobras.

Foi a mais ampla investigação nos EUA sobre negócios obscuros nesse mercado desde os anos 80, quando Rudolph Giuliani, então promotor de Nova York, saiu à caça de Marc Rich, fundador da Glencore.

Rich acabou condenado por corrupção a três séculos de prisão. Fugiu, perdeu parte da fortuna, mas morreu ainda bilionário em 2013. Não voltou aos EUA, mesmo depois de perdoado pelo presidente Bill Clinton — era um dos financiadores relevantes do partido Democrata.

PERDEU A CARTEIRA – O promotor Giuliani, republicano, elegeu-se prefeito de Nova York (1994-2001). Em 2018 integrou a assessoria jurídica de Donald Trump, com quem envolveu-se em tentativas de fraudes eleitorais na disputa presidencial, vencida por Joe Biden. Perdeu sua licença de advogado.

A etapa brasileira da investigação na Lava Jato avançou com executivos contando como aconteciam os subornos em troca de vantagens nos contratos. A Petrobras negociava, em média, 400 mil barris de combustíveis por dia, a preços variáveis nas praças de Houston, Londres e Nova York.

A empresa afirmou à Justiça que parte desses negócios, durante uma década, foi realizada em operações sem registro, em papel ou eletrônico.

COMISSÃO ALTÍSSIMA – Em alguns contratos, segundo as confissões, foi paga comissão de até dois dólares por barril, embora a média fosse de 20 centavos de dólar.

O dinheiro da propina era rateado entre funcionários da Petrobras, intermediários nas operações e políticos vinculados aos partidos PT, MDB, PL, Progressistas e PSDB, entre outros.

Uma dezena de empresas brasileiras e estrangeiras já confessaram corrupção em negócios com a Petrobras e aceitaram multas criminais. A maior delas, equivalente a 13 bilhões de reais, foi imposta à antiga Odebrecht, atual Novonor. A Petrobras pagou cerca de 4,2 bilhões de reais.

MAIS EXIGÊNCIAS – Todas concordaram, também, com a submissão a uma série de exigências do Departamento de Justiça e do órgão de controle de mercados de capitais (Securities and Exchange Comission) para continuar operando no sistema financeiro norte-americano.

Como a Petrobras, e a antiga Odebrecht, por exemplo, as cinco “irmãs” das commodities precisam informar e demonstrar, periodicamente, as mudanças nos seus padrões operacionais no comércio mundial de petróleo, alimentos, minérios e metais.

Outra cláusula comum nesses acordos judiciais feitos nos EUA é a da colaboração obrigatória de cada empresa em novas investigações sobre corrupção.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Enquanto na matriz USA a Justiça funciona, aqui na filial Brazil ocorre o contrário e a Justiça faz um esforço descomunal para sepultar o que resta da Lava Jato, para proteger os corruptos de sempre. Sinceramente, é desanimador. (C.N.)

10 thoughts on “EUA seguem investigando corrupção na Petrobras nas gestões Lula e Dilma

  1. Nos EUA a justiça funciona quando é para ferrar com concorrentes. Aliás, nenhum país penaliza as suas empresas, inviabilizando-as.

    Mas aqui, parece que a perda de empregos, a queda da atividade econômica, como efeitos colaterais de medidas draconianas impostas às empresas nacionais, nem devem ser levadas em conta. É desanimador.

  2. O dinheiro da propina era rateado entre funcionários da Petrobras, intermediários nas operações e políticos vinculados aos partidos PT, MDB, PL, Progressistas e PSDB, entre outros.

    PSDBando de Velhacos ladrões corruptos..

    “Somos um partido diferente de todos que estão ai”.

    “Somos os mais preparados”.

    “Nós temos ideiais”

    “Não sou político, sou gestor”..

    “O PSDB nunca foi de direita”…

    “Sou comunista, mas ninguém acredita”.

    “Esqueçam tudo o que escrevi e disse”.

  3. Rich acabou condenado por corrupção a três séculos de prisão.

    Sr. Newton

    Já pensou essa pena aqui no Brasil.??

    Três séculos para o Maior Ladrão que o Mundo Já Viu

    e Três séculos para o amigo Emilião., e com certeza o fechamento total da Empresa Bandida Corrupta…..

  4. “…O ex-gerente Pedro Barusco, corrupto confesso, que atuava na Diretoria de Serviços da Petrobras, já devolveu R$ 182 milhões dos R$ 303 milhões (ou 97 milhões de dólaes) que foram roubados da estatal. Todo esse dinheiro estava em contas de Barusco no exterior. Ele era o braço direito de Renato Duque, ex-diretor de Serviços indicado ao cargo pelo ex-ministro José Dirceu e referendado pelo então presidente Lula, Duque só deixou o cargo durante o governo Dilma…”

    Sr. Newton

    Tem um video circulando pela Rede, onde um rapaz se diz neto do Maior Ladrão que o Mundo já viu. (não sei se o Sr. viu esse video)

    No video o neto faz um desafio á todos os brasileiros que provem que o avô ladrão não é ladrão..

    Tem várias provas na rede, é só pesquisar, mas parece que igual ao avõ é um vagabundo que não lê e não tem vontade de pesquisar o que o avô ladrão fez no verão passado.

    Se um ladrão devolve parte do dinheiro roubado aos cofres públicos é sinal de que roubaram a Petrobrás.

    Se devolveu é porque roubou.? ou não.?

    Mas vamos torcer para que a Matriz continue com as investigações e quem sabe o Brasil dá uma sorte daquelas e encontram “provas” que incriminam o Maior Ladrão que o Mundo já viu, junto com toda sua quadrilha, e que a condenação seja na casa dos três séculos…

    Grande Abraço….

  5. Duque diz estar disposto a devolver 20 milhões de euros recebidos como propina

    Ex-diretor da Petrobras reconheceu crimes desvendados pela Operação Lava Jato e disse que Lula ‘tinha pleno conhecimento’.

    • “…O José Dirceu, então ministro, foi chamado para dar uma decisão. A decisão dele foi clara. Ele falou: ‘Não, o PSDB já está contemplado na diretoria da Petrobras, e eu não vou atender a um pedido do doutor Aécio Neves. Então, quem vai ficar na diretoria é Renato Duque”, relatou Duque…

      Sr. Newton

      Reparou que o nome do Carniceiro Sanguinário ZéDirceu,, sempre está no “meio do furacão”.

  6. Podem roubar a vontade, só não podem é quebrar as empresas dos ladrões.
    Um daqueles barões sentenciou, propina não é custo, é investimento. hehehe

  7. Realmente é interessante senhor José Vidal.
    Eles vão anunciar o prejuízo aos acionistas e declarar que “todo o óleo do Pré Sal pertence a eles EUA.

  8. Senhor José Vidal , acredito ser mais seguro para a Cia . Petrobrás, pular fora das bolsas de valores dos USA , como proposto pelo então candidato Ciro Gomes , pelo fato de que todo patrimônio e riqueza que a Petrobrás gerou e criou , foi com capital próprio e esforços do povo Brasileiro , sem contar com o capital estrangeiros , que se negaram a participarem com investimentos na fase incipiente a mais de 40 anos e agora os maus e traidores Brasileiros lesa – pátria , estão destruindo a empresa impunemente .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *