Lula e Barroso rechaçam declarações e ataques de Elon Musk ao STF

Elon Musk chamou Moraes de ditador

Pedro do Coutto

Foram bastante firmes e sobretudo lógicas as afirmações do presidente Lula e do presidente do Supremo, Luís Roberto Barroso, rechaçando as declarações de Elon Musk sobre a atuação da rede social X no Brasil, independentemente das leis brasileiras. Um absurdo.

Lula disse nesta terça-feira que bilionários do mundo precisam aprender a preservar a floresta, fazendo uma referência (sem citá-lo nominalmente) a Elon Musk, e que nos últimos dias vem fazendo ataques ao ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes e ao atual governo.

FALTA SERIEDADE  – “Hoje temos gente que não acredita que o desmatamento, as queimadas, prejudicam o planeta Terra, e muita gente não leva a sério o que significa manutenção das florestas, da vida no planeta e que não tem para onde fugir. Tem até bilionário tentando fazer foguete, viagem, para ver se encontra lugar lá fora”, afirmou. “Ele [bilionário] vai ter que aprender a viver aqui, utilizar o muito do dinheiro que ele tem para ajudar a preservar isso aqui, melhorar a vida das pessoas”, completou.

Já Luís Roberto Barroso afirmou em nota na última segunda-feiraque o tribunal “atuou e continuará a atuar na proteção das instituições”, e que “toda e qualquer empresa que opere no Brasil está sujeita à Constituição Federal”. A nota foi divulgada após um fim de semana marcado por ameaças do empresário e ataques à Corte Suprema.

DESCUMPRIMENTO –  – Musk usou o próprio perfil no X para dizer que passaria a descumprir ordens judiciais do STF que bloqueiam, no Brasil, o acesso a perfis de investigados por atos antidemocráticos. Em resposta, Moraes incluiu Elon Musk no inquérito das milícias digitais.

Em todos os países em que o sistema funciona tem que ser seguidas as leis locais, caso contrário estaria aberto um grande espaço sem limites, podendo-se divulgar o que quiser, livremente das responsabilidades que envolvem os autores das desinformações.

PUNIÇÃO – O problema promete desdobrar-se em outras etapas porque a empresa de Musk parece não querer recuar após suas declarações. De qualquer forma, a punição a ser aplicada, caso a reincidência se repita, dependerá da justiça brasileira. Mas é preciso sustentar o caráter legal que estabelece limites para as comunicações de forma geral.

Não que não possam ser divulgadas opiniões que contrariem o governo brasileiro. No caso de pessoas físicas, cabe o recurso por parte dessas exigindo o direito de resposta. É mais uma etapa com que o governo Lula se defronta e que marca uma investida de Musk no mercado internacional da comunicação.

11 thoughts on “Lula e Barroso rechaçam declarações e ataques de Elon Musk ao STF

  1. E o que faz – pelo menos – para o Brasil, um cachaceiro com patrimônio de sete milhões de reais (mais que um milhão de dólares) ?

    Eu recomendaria aos estrangeiros que não doassem dinheiro algum para preservar coisa alguma, pois vão torrar tudo e os problemas continuarão, sob o apelido de “herança maldita“.

  2. Há há há há há. Aqui no Brasil as denúncias só são aceitas pela esquerdalha quando são contra o Bolsonaro! Exemplo: Leite condensado; baleia…. Estas sim, denúncias “serias”! Kkkkkkkkkkk

  3. Esses que têm rabo preso, estão todos se insurgindo contra Elon Musk. Borroso é um, que sabe que se a coisa avançar, vai necessariamente cair no colo dele também. Afinal ele é um dos grandes culpados pelo país estar no caos de censura e corrupção que se encontra. Quem tem, tem medo. E o Lula? Lula é o último marionete dessa cadeia corrupta toda. É o último da ponta da coleira. É o primeiro a cair.

  4. Segundo Loola e Janja Bolsonaro roubou os móveis do palácio, e o que barroso e alexandre fizeram/ Nada, eles só ciscam pra dentro.
    Se a situação fosse ao contrário, todas as falanges do inferno viriam com garfo e faca pra cima dele.

  5. Quem nesta TI acredita que os juízes do STF, estão sendo atacados por todos lados de forma injusta e preconceituosa ?
    Inclusive estão sendo contemplados e premiados pelos senadores , na pessoa de presidente Rodrigo Pacheco por mais um penduricalho , em virtude de suas bravuras contra tudo e contra todos .

    • A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) deve votar na próxima quarta-feira (17) a votação da proposta de emenda à Constituição (PEC) 10/2023, que cria uma parcela mensal de valorização por tempo de exercício para os membros do Poder Judiciário e do Ministério Público. O texto do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, recebeu um substitutivo do relator, senador Eduardo Gomes (PL-TO).

      A discussão da matéria foi encerrada nesta quarta-feira (10). Segundo a proposição, a parcela extra não ficaria sujeita ao teto constitucional. O benefício, calculado em 5% do subsídio, seria pago a cada cinco anos de efetivo exercício, até o limite de 30%.

      De acordo com a PEC, o quinquênio vale para aposentados e pensionistas que têm direito a igualdade de rendimentos com os colegas em atividade. Para o autor, a proposta corrige uma distorção na remuneração dos magistrados em início de carreira, que podem receber vencimentos superiores aos que se encontram no final da jornada profissional.

      Fonte: Agência Senado

  6. Mestre Pedro do Couto, o nosso decano e admirado por gregos e troianos.
    Elon Musk só respeita as decisões de um país: China de Xi Ji ping
    Elon Musk morre de medo do regime chinês. A China baniu as empresas de Internet do bilionário. Covarde, Elon Musk não dá um pio. Por que na China, Musk entra mudo e sai calado? Porque a sua empresa mãe, a Tesla tem interesses comerciais na China, que produz os carros elétricos . Ganha muito dinheiro lá, vendendo aquelas carroças elétricas.
    É, aquele caso: Tudo por dinheiro.

    No governo Bolsonaro, Musk tinha total liberdade para pilhar o país. E ainda se declaram patriotas.

    Todo mundo esqueceu o caso das jóias, um escândalo de roubalheira.
    Mandão em Angra e outras coisitas más. No entanto, só lembram do sítio em Atibaia.

    Corrupção boa, só no quintal dos outros, quando aparecem escândalos na nossa horta, há, então dizem que foi tudo dentro da legalidade e acreditam nisso.

    Elon Musk, é um bravateiro e ameaçador contumaz. Se colar, colou.
    Não esperava pegar o ministro Alexandre de Morais pela
    Proa.

    • Pedro do Couto, confesso que já critiquei muito o Judiciário, junto com Legislativo e o Executivo, os três Poderes irmanados na linha da impunidade.

      Quando o Judiciário passou a atuar, processando e julgando políticos, governadores, empresários, bilionários, principalmente a partir da Ação Penal 470, todos nós passamos a elogiar os ministros da Suprema Corte.

      Quando o pêndulo favorável ao STF passou a mudar?
      Quando o ministro Dias Toffoli entregou soberanamente ao ministro Alexandre de Morais, o Inquérito das Milícias Digitais e depois o inquérito da tentativa de Golpe de Estado.

      Alexandre de Morais, julga rápido e decide pela prisão temporária ou preventiva, independente da classe social
      Estranhamente, todos estão atacando o STF, com uma ferocidade sem tamanho, porque estão sendo presos, os representantes da extrema direita. Elegeram o ministro Alexandre de Morais para bater dia sim, dia não. O mais estranho, é que o Legislativo, Centrão e o PL, são os mais críticos do STF.
      Suas excelências, os deputados federais, ainda não se deram conta, do estrago que o povão Bolsonarista fizeram no Congresso.
      Se tivesse sucesso, o Golpe de Estado, a turma golpista iria fechar o Congresso. Já estava preparado, uma cópia do Pacote de Abril de 1977, da lavra do presidente general Ernesto Geisel seguido de uma lista de parlamentares cassados, dez vezes maior do que em abril de 1964.

      Não podemos esquecer. O esquecimento é a morte violenta da alma, é pior do que a morte. A morte você lembra, o esquecimento é como se nunca estivesse existido.
      Nem agir como o Conselheiro Aires disse:
      ” As coisas só são previsíveis, quando elas acontecem”.

      Felizmente, o Golpe do Bolsonaro não aconteceu. Mas, era previsível a olhos vistos.

  7. Fonte Google: “Considerada uma das redes sociais mais populares no mundo, o X não está presente em todos os países. A plataforma está proibida na China, Coreia do Norte, Irã, Rússia, Nigéria, Mianmar e Turcomenistão.”
    Todos países que primam pela liberdade de expressão, onde a versão democrática aplicada deve convergir
    para o conceito flexível lulático.
    Interessante presenciar a imprensa utilizando esse fato para exemplificar o quanto Musk pode ser prejudicial às boas intenções e ações do stf.

    Esclarecimentos para evitar más interpretações: nunca fui e não serei bolsonarista, muito menos lulista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *