O mundo em alerta máximo, após ataque iraniano a Israel

Explosões iluminam o céu de Jerusalém durante o ataque iraniano

Pedro do Coutto

O mundo novamente está sob mais uma nova tensão, consequência do conflito entre o Irã e Israel. O ataque lançado pelo Irã neste sábado contra Israel abalou o Médio Oriente, uma vez que, embora ambas as nações sejam inimigas declaradas, houve sabotagem mútua e Teerã comemorou o ataque realizado pelo Hamas em outubro do ano passado. No entanto, a escalada não pegou de surpresa Israel ou as potências internacionais, que aguardavam a resposta das forças iranianas ao ataque de 1º de Abril atribuído a Israel contra o edifício do consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Sete membros do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica foram mortos na ofensiva aérea.O ataque foi considerado o maior do tipo contra alvos iranianos desde que o então presidente dos EUA, Donald Trump, deu aval à operação que matou de Qassem Soleimani, chefe da Unidade de Força Quds do IRGC, em Bagdá, em 2020.

APOIO – O reflexo mundial neste momento é muito grande, levando os Estados Unidos a declararem apoio ao governo de Tel-Aviv, o que pode forçar a um posicionamento do governo Putin ao lado do Irã. Ao expressar forte condenação pelo ataque, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que “ajudamos Israel a derrubar quase todos” os mísseis e drones.

“O Irã e os seus representantes que operam a partir do Iêmen, Síria e Iraque lançaram um ataque aéreo sem precedentes contra instalações militares em Israel”, disse Biden.

O conflito agora inclui ataques isolados de drones e de bombas que atravessam o espaço. Impressionante como o mundo não consegue viver em paz. Não há um dia em que não exista uma guerra, provocando mortes e destruição. Vejamos qual será o posicionamento do governo brasileiro na ONU diante do conflito que acarreta sem dúvida um ameaça à própria humanidade.

12 thoughts on “O mundo em alerta máximo, após ataque iraniano a Israel

  1. Mesmo na hipótese de Israel ser varrido do mapa a guerra continuaria entre etnias e grupos extremistas do mundo árabe.
    Israel tem o direito de existir nem que seja a ferro e a fogo, e para isso conta com o poder de dissuasão.
    O Armagedon seria logo ali, no Oriente Médio.

  2. Sr. Newton

    È melhor colocar um esparadrapo na boca do Ladrão antes que comece a diárreia verbal., e ninguém sabe como parar…

    Quem avisa, inimigo é…

    abçs

    :0)

  3. Israel atacou a embaixada iraniana, um ataque direto ao Irã. A intenção de Netanyahu e seu grupo era de envolver EUA no conflito.

    Antes de fazer o ataque, o Irã frisou dois pontos em várias reuniões com o EUA:
    – Não envolvimento dos EUA de forma direta
    – Impedir a retaliação de Israel

    Biden pensando nas eleições e não tem o menor interesse em colocar os EUA em mais uma guerra, aceitou.

    O comunicado oficial da Casa Branca já saiu, EUA pede moderação. Israel hoje é governada por uma ala radical que quer expulsar os palestinos de lá. São malucos o suficiente de retalhar o ataque? Eu acho que sim. Eles irão atacar o Irã? Eu acho muito difícil, vão bombardear alguma duna de areia para sair no jornal como resposta …

  4. Ao Brasil não também falta urânio e temos de sobra , mas nossos inimigos internos nacional -BR lesa-pátria vendidos a governos estrangeiros , nos sabotam e nos impedem de usarmos nosso urânio em toda sua plenitude .

  5. Senhor Cláudio , lembra-se de um incidente de quando o Irã conseguiu minar a segurança de uma usina nuclear Israelense, no deserto de Neguev , não tem 10 anos esse incidente entre às partes .

  6. Interessante !!
    Israel tanto desdenhou e humilhou os funcionários da ONU , até acusando-os , prendendo-os e matando-os , de que estavam mancomunados com os membros do grupo Hamas no evento de 07/10/2023 , e agora , pasmem , os Israelenses recorrem a essa mesma ONU demonizada , para proibir o Irã de construir armas e misseis balísticos e de longo alcance , e até mesmo imponha sanções econômicas contra o Irã , ou seja , os mesmos países- membros G7 responsáveis pela exportação do terrorismo de estado , se uniram para desarmarem o Irã , usando a ONU desprezada e desrespeitada pelos mesmos a serviço de Israel , sendo que Israel continua o extermínio do povo Palestino , como se nada tivesse acontecido .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *