Chegou a hora de parar Moraes, antes que leve ao ridículo a democracia brasileira

Amin Khader pede para não ser confundido com Moraes | Entretenimento | Pleno.News

Ilustração reproduzida do Arquivo Google

Carlos Newton

Imprensa amestrada é uma expressão criada por Helio Fernandes para caracterizar o comportamento dos jornalistas que se acomodam a viver às custas do poder, seja econômico, político ou social, em suas diferentes manifestações. A própria imprensa é considerada o quarto poder, mais importante do que o poder militar, embora não possa colocar tanques nas ruas.

Realmente, a função da imprensa tem um valor enorme na sociedade contemporânea e sua capacidade tende a se expandir, por ser o grande veículo de esclarecimento da sociedade. É claro que a comunicação entre as pessoas hoje é dominada pela internet, via celulares, mas a função crucial de esclarecer sempre será desempenhada pela chamada imprensa, por seus portais, sites e blogs.

Aqui no Brasil, a imprensa viveu momentos de apreensão devido à preparação do golpe que era e é considerado bolsonarista, mas na verdade estava sendo armado para evitar que uma figura execrável como Lula da Silva voltasse ao poder, após ter se livrado ilegalmente das grades.

ENIGMA BRASILIENSE – Há uma pergunta que ninguém quer responder e que ficará para sempre na História, como o enigma da Esfinge. Se o Supremo não tivesse libertado Lula e o aparelhado para voltar à Presidência, será que haveria alguma movimentação para golpe?

É claro que não. Somente houve essa perspectiva de golpe porque surgiu a ameaça da volta de Lula e tudo de ruim que ele representa, após Mensalão e Petrolão. As Forças Armadas tiveram de tapar o nariz para aceitar a candidatura dele e grande parcela dos brasileiros pensava exatamente a mesma coisa.

Aliás, quem raciocina com mais de dois neurônios, tem um mínimo de experiência de vida e não se deixa levar por fanatismos, com toda certeza sabe que Lula jamais foi “inocentado”, como diz o ministro aposentado Marco Aurélio Mello, que presenciou tudo isso no Supremo.

DEPOIS DO GOLPE – Em 2020, o Supremo assumiu um importante papel na defesa de democracia, o golpe foi um fracasso, o país logo voltou à normalidade. Mas surgiu um ponto fora da curva, porque os ministros do STF se acostumaram aos poderes excepcionais que assumiram.

“Por que o Supremo segue em mobilização permanente, como se o país vivesse num 8 de Janeiro interminável? São questões legítimas, que que nada têm de extremismo. Demandar a contenção do Supremo não é ser golpista, é só ser republicano”, desabafa o jornal Estadão.

A Folha foi ainda mais incisiva. Disse que Moraes,  com decisões solitárias em inquéritos anômalos – conduzidos pelo magistrado e não pelo Ministério Público, o órgão competente –, reinstituiu a censura prévia no Brasil.

GRANDE CENSOR – “Ordens secretas de Alexandre de Moraes proíbem cidadãos de se expressarem em redes sociais. O secretismo dessas decisões impede a sociedade de escrutinar a leitura muito particular do texto constitucional que as embasa. Nem sequer aos advogados dos banidos é facultado acesso aos éditos do Grande Censor. As contas se apagam sem o exercício do contraditório nem razão conhecida”, protestou a Folha, com a devida veemência.

Também a Veja, com um artigo magnífico de Fernando Schüler, condena a atuação ditatorial de Moraes, que deixa o Brasil em má situação perante as demais nações democráticas, como se estivesse sofrendo um retrocesso institucional.

O comportamento da grande imprensa mostra que Moraes já ultrapassou todos os limites e não pode continuar a cometer arbitrariedades a três por dois, como se dizia antigamente. Chegou a hora de parar, antes tarde do que nunca.

###
P.S. – A iniciativa de conter os impulsos de Moraes deveria partir do atual presidente do Supremo, Luís Roberto Barroso, mas ele se comporta como um zumbi robotizado, a repetir indefinidamente que o Supremo salvou a democracia. Em Brasília, todo mundo sabe que no Brasil só existe uma instituição capaz de salvar a democracia – é o Estado-Maior do Exército. E o resto é folclore, como diz nosso amigo Sebastião Nery. (C.N.)

21 thoughts on “Chegou a hora de parar Moraes, antes que leve ao ridículo a democracia brasileira

  1. Enquanto vocês, membros e simpatizantes da coligação partidária, continuarem batendo palmas pro “maluco” dançar, ele vai continuar achando que é o A-lei-xandre de Moraes. Aquele que se julga acima da lei, mas age fora da lei.

  2. O mais elucidativo, sincero, contundente e irretocável post jamais anteriormente publicado, Carlos Newton !

    Não sou chegado muito a elogios públicos, mas … parabéns !!!

  3. Em Brasília, todo mundo sabe que no Brasil só existe uma instituição capaz de salvar a democracia – é o Estado-Maior do Exército

    Sr. Newton

    As Lulete$ vão ter um troco depois desse post.

    Vão tirar as “calcinhas” jogar no chão e pisar como gazelas raivosas.

    Principalmente aquele jornazista-fasci-comuna da Foice & Martelo & Serrote…

    abçs

  4. Lula foi legalmente livre pela terceira instância, devido à parcialidade de Moro no processo.

    Quanto ao golpe tentado, ainda bem que temos instituições que resistem, como o STF que é diuturnamente atacado desde o governo anterior. E justificar essa abominação é algo impensável a um democrata.

    Claro que críticas devem ser feitas e são necessárias, pontualmente, quando há alguma decisão errada.

    Eu mesmo critico a decisão de 2016, quando, contrariamente ao expresso na CF, foi possibilitada a prisão em regime fechado após condenação em segunda instância. Não deu outra, alguns integrantes da justiça, sob o argumento de combater a corrupção, passaram a agir como justiceiros, ultrapassando os limites da legalidade e da ética.

    E sob o clamor midiático, o STF permitiu esses atropelos, só saindo da letargia passado um tempo demasiado. Mas antes tarde do que nunca.

  5. A IMPRENSA ADESTRADA PELO CAPITAL VELHACO, com o seu histórico golpista, que opera à moda vale tudo por dinheiro, à moda Judas, que agora deu de atacar sistematicamente o Doutor Morais, em prol da conservação da maldita polarização política nefasta que alimenta a dita-cuja e em detrimento da possível evolução democrática e libertação do país, da política e da vida do conjunto da população, na verdade, é a censora maior deste país, mais conservadora que o próprio sistema forjado, protagonizado e desfrutado há 134 anos pelo militarismo e o partidarismo, politiqueiro$, e seus tentáculos velhaco$, cujo conjunto da obra opera à moda todos os bônus para ele$ e o resto que se dane com os ônus. PORTANTO, A NOSSO VER, A REVOLUÇÃO PACÍFICA DO LEÃO (RPL-PNBC-DD-ME), a mega solução, via evolução, com Deus na Causa, é a única opção que tem tudo, inclusive o mesmo denominador comum, para vencer a maldita polarização politiqueira nefasta, peçonhenta, Lula, Bolsonaro e seus puxadinhos que, na verdade, no frigir dos ovos, são minorias que gritam como se fossem maiorias, e seguem vencendo no grito, faltando à RPL-PNBC-DD-ME apenas o Partido para que ela possa participar das eleições face à proibição de Candidaturas Avulsas pelo sistema opressor, fato que, de fato, faz do Brasil uma “democracia relativa”. O número total de eleitores nas eleições de 2022 girou em torno de 160 milhões, dos quais, no auge da famigerada polarização, elevada à enésima potência, Lula abiscoitou cerca de 59 milhões e Bolsonaro cerca de 57 milhões, entre os quais cerca de 10 milhões votaram em Lula para não reeleger Bolsonaro e outros 10 milhões votaram em Bolsonaro para não reeleger Lula, perfazendo assim um total de 20 milhões de eleitores que votaram nos me$mo$ por falta de opção antissistema alternativa a ambos, tendo em vista rejeição dos seus puxadinhos que restaram reduzidos a pó de traque nas urnas, derrotados por Lula e Bolsonaro. Daí vc pega os cerca de 40 milhões de eleitores nem, nem, nem, convictos, que não votam nem Lula, nem Bolsonaro e nem nos puxadinhos dos me$mo$ soma com os cerca de 20 milhões que votam num para não eleger o outro e encontra um total de cerca de 60 milhões de eleitores que, à evidência, são antissistema à procura de uma opção antissistema, daí o medo do sistema e, por conseguinte, a exclusão da Revolução Pacífica do Leão do páreo eleitoral, de modo que se o TSE e o STF liberarem as Candidaturas Avulsas o Bicho vai pegar em 2026, como nunca antes visto na história deste país capturado há 134 anos pelo militarismo e o partidarismo, politiqueiro$, e seus tentáculos velhaco$.

  6. Parar poderia ter parado há muito tempo, se os presidentes e o atual colocassem em votação os pedidos de imoeachment desses caras

  7. O presidente do ” Senado Federal ” Rodrigo Pacheco já disse em auto e bom tom , que não ousará meter a mão no ” vespeiro STF ” , contra nenhum de seus juízes , pelo fato de que todos os senadores querem que ele cumpra com suas prerrogativas de fiscal dos demais poderes , da boca pra fora , mas não querem se expor dando a cara a tapa , portanto nada o fará para enquadras os juízes do STF , sendo que resta-nos uma intervenção externa aos três poderes da república , uma vez que seus membros estão atolados no lodaçal da corrupção .

  8. Senhor Jose Guilherme Schossland , desde que não sejam os mesmos caras – pálidas de era Jair Bolsonaro , se assim não for , prefiro que continue como esta .

    • Exatamente, devem ser brasileiros sem estatutárias cangas de servis sociedades secretas, que “locupletos”, se submetem à khazarianas agendas internacionais, que os despatriam, tornando-os desassemelhados dos demais habitantes “sustenta-dores”!

  9. Sr. José Carlos

    Perfeita a sua observação.
    Uma assistência na medida pro Zé, fazer um golaço de cabeça.

    É isso que tem que ser feito!

    Temos que mudar tudo isso que está aí, não de qualquer jeito.

    Tem que ser uma intervenção séria e profilática.
    Mas nunca, jamais, com o enxofrado e seus sequazes.

    Dois anos de limpeza e depois eleições gerais.

    Colocar todo mundo no olho da rua e, recomeçar.

    Sem arroubos ditatoriais, e tentativa de perpetuação no poder.

    Também topo!

    Mas, quero o Bolsonaro na cadeia.

    Sem anistia!

    Um forte abraço,
    José Luis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *