Aos poucos, Tarcísio vai se consolidando como futuro candidato da terceira via

Charge do JCaesar | VEJA

Charge do JCaesar | Veja

Carlos Newton

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, saiu-se bem das críticas que lhe foram feitas pelo pastor evangélico Silas Mafaiaia, em entrevista publicada pela coluna de Paulo Capelli no portal Metrópoles. O líder religioso lançou novas suspeitas sobre a fidelidade de Tarcísio ao ex-presidente, dizendo desconfiar que ele atua nos bastidores para manter Bolsonaro inelegível e poder ocupar a vaga dele.

Apanhado de surpresa pelas declarações de Malafaia. que é desvairado e adora uma teoria conspiratória, o governador paulista ligou para ele na segunda-feira e explicou que é tudo intriga da oposição, como se dizia antigamente. Por fim, Tarcísio prometeu que só disputará a Presidência da República em 2026 se tiver apoio do próprio Bolsonaro.

EM BRASÍLIA – Nesta terça-feira, o governador paulista esteve em Brasília, para cumprir agenda com ministros, e se reuniu também com Bolsonaro, a quem garantiu que não pretende disputar a sucessão de Lula em 2026 e vai trabalhar para eleger o próprio Bolsonaro ou algum outro nome ligado ao ex-presidente, se ele estiver inelegível.

Na entrevista, Malafaia citou os governadores Ratinho Júnior [PSD/Paraná], Ronaldo Caiado [União/Goiás] e Romeu Zema [Novo/Minas] como alternativas a Tarcísio, caso Bolsonaro continue inelegível.

E externou incômodo com a proximidade do governador de São Paulo a figuras rechaçadas pelo ex-presidente, como Alexandre de Moraes e Luciano Huck.

AMIGO E IRMÃO – Segundo o jornalista Paulo Capelli, do portal Metrópoles, que publicou as críticas de Malafaia, embora o descontentamento com Tarcísio de Freitas encontre ressonância entre deputados federais e estaduais próximos de Bolsonaro, o próprio ex-presidente não demonstra incômodo com o governador, a quem continua chamando de “amigo” e “irmão”.

Capelli diz que Tarcísio mantém uma ótima relação com Bolsonaro e Michelle, em parte, por prestigiar Diego Torres Dourado, irmão da ex-primeira-dama. Nomeações e decisões que envolvam o segundo escalão do governo paulista passam pelo crivo de Dourado. Oficialmente, ele ocupa o posto de assessor especial, com vencimentos mensais de R$ 21,5 mil.

NOVO ALVO – O fato é que Tarcísio de Freitas é o novo alvo dos políticos e leva petardos de diversos lados – dos petistas, dos demais esquerdistas de outros partidos, como PSol, PCdoB e PDT, e também de bolsonaristas, como Silas Malafaia.

Mas Tarcísio já aprendeu a fazer o jogo da política, se relaciona bem com Lula e diversos ministros do governo petista, mas se mantém fiel a Bolsonaro.

Assim, o governador paulista vai avançando como principal nome da terceira via, pois Ciro Gomes está fora de combate e Simone Tebet submergiu de vez ao se associar ao petismo.

###
P.S.
Não adianta tentar mudar de assunto, porque a sucessão presidencial já está nas ruas. A culpa é da sede de poder do próprio Lula da Silva, ao afirmar que pretende viver até 120 anos, para se candidatar mais 10 vezes. Delírios à parte, Lula é um estorvo, porque atrapalha muito o governo. Ao que parece, desta vez ele não sossega enquanto não transformar o Brasil numa gigantesca Argentina. (C.N.)
 

14 thoughts on “Aos poucos, Tarcísio vai se consolidando como futuro candidato da terceira via

  1. 1) ‘Aceito as evidências’, disse-me Garuda, o pássaro mitológico do Budismo-Hinduísmo…

    2) Mas até lá, 2026, muita água ainda vai passar debaixo da ponte…

    3) Respeito muito o editor, mas Terceira Via, a meu ver, não pode ser nem aliado de um lado ou de outro, por enquanto, continuamos no Fla-Flu…

  2. “…Mas a idade avança, Lula já não diz coisa com coisa, chamou o Macron de Sarcozy, e o partido já está perdendo o respeito, o que é um erro, porque o PT acaba assim que Lula for desta para a melhor, como se dizia outrora. (C.N.)….

  3. Tarcísio é o novo queridinho do mercado e por conseguinte, da grande mídia.

    Mas terceira via? Não mesmo. Ele faz parte da ala mais à direita libera da economia (e extrema direita em costumes), a favor da retirada de direitos sociais e das privatizações, sem critério algum, portanto não me agrada, pois sou adepto e acredito que um sistema mais justo, tipo a social democracia, é melhor à maioria.

    • Faço das suas palavras as minhas.
      Estamos muito mal servidos de candidatos que realmente se preocupam com seu povo. Sem o Ciro Gomes no páreo, entre essa terceira via e o atual governo, fico com o Lula sem pensar duas vezes. Não é o ideal, mas sem dúvida é o menos danoso.

    • Terceira via, sob a égide da república do militarismo e do partidarismo, politiqueiro$, e seus tentáculos velhaco$, bipolarizada, será sempre isso que sempre foi: apenas um estepe, da 1ª e 2ª via$ dos me$mo$, conservadores do sistema apodrecido, com discurso apenas falacioso, nunca colou e nem colará no Brasil dos golpes, ditaduras e estelionatos eleitorais, muito menos alicerçada em apenas mais e mais blá-blá-blá dos me$mo$…

  4. Malafaia está apenas desviando o foco do jornalismo amestrado negativo, em tarcisio. O candidato é ele ou michelle e nenhum mais. O próprio bolso sabe que pra manter vivo a sua corrente política precisa de um dos seus ao seu lado.

    • O pedido de desculpas à Moro e aos injustiçados, será sua indicação à vice de Tarcisio e o oportuno indulto aos incautos, emaranhados nos destrambelhados eventos de “Falsas Bandeiras”!

      • Aí, a pergunta: Como é que o Brasil pôde ou vai poder ganhar alguma guerra com essa “inteligência e regimentos”, fazendo recair seus crimes e erros sobre inocentes?
        É pura cobardia e maldade!

  5. Tarcísio, Leite, Zema, Ratinho, Huck, Temer, não são terceira via apesar do esforço midiático para isso, não passam de um testículo direito do Bolsonaro, mas com roupinha de grife.

  6. A impressão é de que, no Brasil, face ao nosso caldeirão racial, cada vez mais em ebulição, na contramão da evolução, a disputa pelo poder virou tb uma disputa racial, com a branquitude da raça branca lutando para não perder espaços, a negritude da raça negra lutando para ganhar espaços e a raça bugre ganhando espaços e ascensão ao poder, como parece ser o caso do Tarcísio, do Mourão e cia…

  7. Essa entrevista do Malafaia, criticando Tarcísio não passa de cortina de fumaça. Foi figurinha combinada.
    Todo cacique teme a movimentação do índio, para tomar seu lugar.
    O entorno de Bolsonaro identificou a movimentação do governador junto as elites de São Paulo, que manifestaram apoio a ele para a disputa de 2026.

    Prestem atenção no recuo de Tarcísio, para se transferir do Republicanos para o PL. Lógico, no PL, seu nome jamais seria o indicado para presidente. Tem o próprio Bolsonaro, a Michele e o filho 01, Flávio.
    Tarcísio sabe, que Bolsonaro poderá concorrer em 2026, numa provável anistia, tramitando no Congresso.
    Tarcísio não tem chances, na disputa com Bolsonaro. Seu plano B é a reeleição para o governo do Estado.
    Nos meios políticos, é dado como certo, sua transferência para o PSD, de Gilberto Kassab

    Então, Malafaia foi escalado para dizer, o que Bolsonaro não podia, para não pagar recibo. Como sempre, Bolsonaro mais uma vez, terceirizou um recado.
    Tem gente, que se presta para esse papel, de ventríloquo.

    Concluindo, tanto Bolsonaro como Tarcísio, os dois são letais contra a classe trabalhadora e as políticas sociais. É o histórico dessa dupla, que fala por si

  8. Estão atribuindo a Bolsonaro a matança dos trabalhadores, por via de consequência só uma pessoa pode salvar esse pessoal, Loola.
    Bolsonaro matava e desmatava, na covid e nos yanomamis, matava. Na amazônia, desmatava.
    Com esse tipo de esquerdismo só existe uma argumentação, sarcasmo e ironia.
    Fracassos e fiascos não entram na contabilidade deles, ficam o tempo tempo todo passando pano, enfim, o homem tá mais limpo que bunda de santo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *