Lula vacila muito no combate à corrupção, ao invés de amarrar as próprias mãos

Jornalista Polibio Braga: Atigo, Ricardo Noblat, O Globo - Lula, o retrato  de um corrupto

Charge do Miguel (JC?PE)

Carlos Pereira
Estadão

A Transparência Internacional divulgou seu Índice de Percepção de Corrupção (IPC) de 2023, em que avalia 180 países atribuindo notas entre zero (mais corrupto) a 100 (mais íntegro). O Brasil caiu 10 posições passando agora a ocupar a 104ª posição com 36 pontos, dois a menos que no ano anterior. Na América Latina, ficou atras do Uruguai (76), Chile (66), Cuba (42) e Argentina (37).

Treisman, no artigo “What have we learned about the causes of corruption from ten years of cross-national empirical research?”, considera que índices subjetivos de corrupção não são uma medida direta da corrupção.

CONTRADIÇÕES – Tais índices, por medirem a percepção da dinâmica da corrupção entre os cidadãos, não são livres de vieses e de imprecisões.

De tal modo, não se deve esperar uma relação linear entre o nível de corrupção de fato existente em um determinado país com a percepção que seus cidadãos têm do quanto ele é corrupto.

Países podem ser muito corruptos, mas suas instituições serem débeis para detectar e punir comportamentos desviantes. Ou seja, o fato de os cidadãos não perceberem o problema não necessariamente significa que a corrupção seja baixa.

EFEITO LAVA JATO – Existiria um paradoxo, portanto, entre a atuação das organizações de controle coibindo a corrupção e a percepção que as pessoas têm dela.

Quanto mais efetiva for a atuação de tais organizações, maior será a exposição a eventos de corrupção que, muito provavelmente, irão afetar a percepção das pessoas de que aquele país é muito corrupto.

Assim, a percepção de mal-estar gerada por uma suposta maior corrupção pode ser também produto do processo de fortalecimento das organizações de combate ao problema. Esse foi o caso do IPC-Brasil que caiu de 43 para 35 em 2018, após o início da Operação Lava Jato em 2014 que expôs a corrupção bilionária no escândalo do Petrolão.

OMISSÃO E INÉRCIA – Por outro lado, a percepção também pode ser afetada pela ausência de sinais claros e críveis de governos de que estariam de fato comprometidos com o combate à corrupção.

Esse parece ser o caso do atual governo Lula que, ao invés de amarrar suas próprias mãos, especialmente diante de condenações prévias por corrupção e lavagem de dinheiro, tem dado sinais dúbios.

A continuidade do orçamento secreto por meio de emendas Pix, a nomeação de políticos para a diretoria e presidência de estatais, a indicação de Cristiano Zanin (advogado particular) e de Flávio Dino (ex-ministro da justiça) para o STF e de Paulo Gonet (fora da lista tríplice) para a PGR são alguns exemplos desta dubiedade.

6 thoughts on “Lula vacila muito no combate à corrupção, ao invés de amarrar as próprias mãos

    • O Jornalismo Brasileiro morreu faz tempo.

      Hoje o que se tem são Organizações Criminosas Midiaticas com seus jornazistas amestrados fazendo militância e assessoria de imprensa para o Ladrão e sua Quadrilha de estimação.

      Simples assim.

      O resto é a aquela conversinha fiada para boi dormir do Clubinho FanLovers do Ladrão….

  1. Sr. Newton,

    Semana passada tivemos o Grande Plano Mundial de Segurança Pública para o Brasil.

    Os dois maiores especialistas no assunto, falaram como vão combater o crime e os criminosos.

    E uma das soluções encontradas pelos dois especialistas foi a “humanização” dos criminosos”.

    Pequenos roubos, como celulares, correntes, relógios, carteira, e outros objetos de “pequeno valor” ,, entram na categoria de “humanizar”.

    Pegos em flagrante as ‘vitimas da sociedade” como dizem os petralhas-tucanalhas, vão “ganhar”o prêmio máxima da ‘humanização”, que lhe ´permite o salvo-conduto de não ir para a cadeia.

    Eles só estão roubando valores de porte pequeno, ao invés da cadeia, precisam de amor, carinho, afeto e tapinhas nas costas.

    E o Plano dos dois especialistas começou a funcionar em vento e popa na semana do discurso alcoólico e gorduroso cheio de colesterol.,

    Semana passada foram dois policiais mortos com extrema violência e covardemente.

    E ontem mais um policial foi vitima dessa nova genialidade dos especialistas..

    Veja o Sr. mesmo, por imagens, o que fez o “humanizado” do Maior Ladrão que o Mundo Já Viu e a Maior Baleia Assassina do Brasil.

    Morre policial baleado durante tentativa de assalto na zona oeste de SP…

    https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2024/02/06/policial-e-baleado-durante-tentativa-de-assalto-em-sp.htm?cmpid=copiaecola

    PS. O que que tem matar o policial, o humanizado só queria roubar o celular ou o relogio ou a carteira, são apenas valores pequenos,…

    Abraços Revoltados com esses comunas malignos….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *