Não é crime discutir minuta de decreto previsto na Constituição, diz Bolsonaro

Bolsonaro Foto colorida do ex-presidente Jair Bolsonaro, em Brasília - Metrópoles

Jair Bolsonaro segue uma linha de defesa bem estruturada

Paulo Cappelli
Metrópoles

Em depoimento à Polícia Federal (PF), o ex-comandante do Exército Freire Gomes afirmou que Bolsonaro apresentou três hipóteses para evitar a posse de Lula após a derrota eleitoral em 2022. Segundo o general, foram discutidas as implementações de Estado de Defesa e Estado de Sítio, além da decretação de uma Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

Procurado pela coluna, Bolsonaro afirmou que “não é crime” falar sobre o que está previsto na Constituição Federal. E sustentou que nenhuma das medidas foi levada adiante.

DISSE BOLSONARO – “Sobre o Estado de Defesa e o Estado de Sítio, precisa convocar um conselho com diversos integrantes. Para que fosse implementado, precisaria convocar o conselho, inclusive com presidente da Câmara e do Senado. E não teve nenhum conselho convocado. Aqui não é Hugo Chávez, Maduro. Dados os considerandos, quem dá a palavra final é o Parlamento. Já a Garantia da Lei e da Ordem não se pode fazer do nada. Tem que ter fundamento.”

“Não é crime falar sobre o que está previsto na Constituição Federal. Você pode discutir e debater tudo o que está na Constituição Federal. O que falam em delação, em depoimentos, é problema de quem falou. É uma narrativa idiota [dizer que houve crime]”, disse.

No caso do Estado de Defesa, é necessária a convocação do Conselho da República e do Conselho de Defesa Nacional. Ele é instituído por meio de decreto presidencial, que deverá indicar a sua duração, as áreas a serem abrangidas e as respectivas medidas coercitivas. No caso do Estado de Sítio, além de reunir os dois conselhos, a decretação é submetida pelo presidente da República ao Congresso Nacional.

Já a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) é uma ação militar que reúne as Forças Armadas a partir de ordem do presidente. A medida é aplicada em graves situações de perturbação da ordem, quando as forças tradicionais não conseguem equacionar o problema.

AMEAÇA DE PRISÃO – Outro trecho contundente nos últimos depoimentos coletados pela PF está em uma fala do ex-comandante da Força Aérea Brasileira (FAB) Carlos de Almeida Baptista Júnior.

Ele disse que Freire Gomes ameaçou prender Bolsonaro caso o então presidente “atentasse contra o regime democrático por meio de alguns institutos previstos na Constituição”.

Bolsonaro disse não ter acessado o depoimento de Baptista Júnior e que só se manifestará após ter conhecimento da íntegra do referido relato, que já está à disposição, com sigilo quebrado por Moraes.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG –
Bolsonaro tem cara de idiota, jeito de idiota, mas não é nada idiota quando precisa se defender. Sabe que planejar golpe não é crime. Seu problema será convencer o ministro Moraes e o Supremo, que são chegados a um contorcionismo para “interpretar” as leis. Na verdade, até agora não há nenhuma prova material contra Bolsonaro. Tudo é tipo minha palavra contra a dele. Enquanto isso, quem foi preso no 8 de Janeiro está pegando cadeia, num rigor tão excessivo que chegou a comover Elon Musk, que não demonstra maior interesse pela política brasileira. (C.N.)   

12 thoughts on “Não é crime discutir minuta de decreto previsto na Constituição, diz Bolsonaro

  1. Uma tida colaboração para o mais destrambelhado rvento, único elaborado por multilaterais bandeiras e por isso falsas(traidoras)!
    Uma notada e amiga(bandida) “querência”!

  2. NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Bolsonaro tem cara de idiota, jeito de idiota…

    Portanto, é um idiota ao quadrado!

    Vai pra jaula!

    O fedorento não tem salvação!

    José Luis

  3. Velhinho, não viu a placa que está fechada a temporada de caça aos coelhos, disse Pernalonga.
    Eu virei a placa, disse Hortelino e mandou chumbo com sua espingarda de socar pela boca.
    Ficando nos quadrinhos depois, dos de Carlos Zéfiro, meu preferido é o Homer (Homero) Simpson lá de Springfield. Alguns jornalistas levantam a hipótese de que alguns episódios teriam caráter de profecias visto que acertam em mostrar situações que ocorrem aqui no Brasil e lá no Estado Unidos.
    Homer Simpson afirma que por ser o dono da verdade ele a coloca em quem quiser, ser ladrão ou não ser ladrão é a praia do Homer, se o presidente é honesto ele afirma que o outro é que é ladrão.
    Guardada as proporções nós temos alguém muito parecido com a moralidade do Homer.

    • Fico imaginando o que diria Homer ao saber que mulher de seu inimigo usa um sapato de 8.500 reais igual ao da nossa Janja e que a dengue e o covid está matando muita gente e não é culpa de nenhum genocida.
      A constatação é que temos assim dois tipos de genocidas, o bom e o mau.

  4. Para um presidente da República é crime, sim, discutir e aperfeiçoar uma minuta de decreto pr dar um golpe de estado com as Forças Armadas. É muito diferente de uma conversa de botequim entre cidadãos comuns sem poder sobre como se poderia dar um golpe.Porque isso que foi feito já é tentar dar o golpe, que só foi impedido pelos comandantes do Exército e da Aeronáutica. Se esperássemos a assinatura do decreto, o golpe já estaria dado e o governo nas mãos alheias.

  5. Mas forçar a convulsão e conturbar o país é crime , como preparação para o golpe de estado , foi isso que Jair Bolsonaro e seus comparsas fizeram ao sabotarem o combate a crise médico sanitária da ” COVID-19 ” no país , e ainda criar um ministério da saúde pirata , donde seus membros estão impunes até hoje , e encrustados no congresso nacional .

  6. Senhor Jose Carlos, não adianta não.
    Os sofistas são assim, pegam verdades, misturam com um montão de asneiras e criam a versão que lhes interessa.
    Chega a dar pena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *