Maduro expõe Lula a novo vexame ao promover eleição de faz de conta

Charge do Zé Dassilva: Defendendo a Venezuela - NSC Total

Charge do Zé Dassilva (NSC Total)

Bruno Boghossian
Folha

Por duas décadas, Lula buscou conforto no fato de que, de tempos em tempos, a turma que comanda a Venezuela chama os cidadãos às urnas, conta os votos e declara vitória. Em 2005, enquanto Hugo Chávez instalava uma máquina que ampliava seu poder e limitava a competição eleitoral, Lula rejeitou as críticas ao bolivariano e afirmou que a Venezuela tinha democracia “em excesso”.

Dois anos mais tarde, o petista repetiu o argumento: “O que eu sei é que a Venezuela já teve três referendos, três eleições não sei para quê e já teve quatro plebiscitos”.

OUTRA REALIDADE – O atual cerco de Nicolás Maduro à oposição tornou a organização periódica de votações uma garantia ainda mais frágil. Mesmo assim, Lula insistiu na premissa de que a Venezuela “tem mais eleições do que o Brasil” e recorreu à justificativa traiçoeira de que as coisas no país vizinho são como são porque “o conceito de democracia é relativo”.

Não foi um acidente o envolvimento do governo brasileiro na negociação dos acordos entre chavismo e oposição assinados em Barbados.

Lula tem interesse de sobra na manutenção do apoio a Maduro, mas a integridade desse alinhamento passou a ter, como última linha de defesa, a realização de uma eleição que fosse limpa e justa —ou pelo menos conservasse essa aparência.

SEM OPOSIÇÃO – O regime chavista desfigurou aquela imagem ao restringir a participação da oposição, sob a alegação de que seus integrantes estariam envolvidos numa conspiração contra Maduro.

A deformação ficou maior quando a principal candidata do grupo não conseguiu se inscrever para o pleito, num episódio observado em silêncio pelo governo venezuelano.

Numa virada em relação a comunicações mais dóceis, Lula disse que o caso era “grave”. Foi um sinal de que o chavista expôs seus credores internacionais a um vexame público e um recado do brasileiro de que não está disposto a suportar o desgaste do respaldo a Maduro se não houver um esforço mínimo para evitar que a votação fique escancarada como uma eleição de faz de conta.

6 thoughts on “Maduro expõe Lula a novo vexame ao promover eleição de faz de conta

  1. Alguém esquece do que foi feito com a candidatura de Marina para 2014?

    Com o registro da Rede?

    E a queda de Eduardo Campos tão parecida com a Prigozhin (Putin, no Brasil, reconheceu seus métodos)…

    Trouxemos a máfia inteira de volta ao poder.

    Bolsonaro e sua equipe precisaram errar demais para alcançar tal feito.

  2. Abrólhos!
    “Disse Mike Pompeo, ex-diretor da CIA, para gáudio da assistência: “Mentimos, enganámos, roubamos” ( http://www.informationclearinghouse.info/). De facto, roubaram ouro e divisas da Rússia, Venezuela, Afeganistão, Líbia, Iraque, Ucrânia, apoderaram-se do petróleo da Líbia, Iraque e em parte da Síria. Mentiram sobre a Sérvia; mentiram sobre o Afeganistão e os seus “combatentes da liberdade” da Al-Qaeda; mentiram sobre a Líbia, sobre a Síria, sobre as “armas de destruição massiva” do Iraque e químicas da Síria. Tal como mentem sobre Cuba, Venezuela, China, sobre os envenenamentos da Rússia, etc. Mentem sobre a Ucrânia. Os media obedecem e prestam-se a tudo isto. É penoso ver e ouvir aquelas reportagens formatadas, idênticas às que serviram para todas as mentiras anteriores, com gente a ler os guiões formatados que lhes dão.
    Condicionados por anos de propaganda a generalidade das pessoas perdeu a capacidade de um raciocínio claro, não são sensíveis a evidências.”
    https://resistir.info/v_carvalho/caezinhos_pavlov_29mar22.html?fbclid=IwAR0lHyNUD8IjB3JGcijbqADs8p_zkuVjUA_zO02Ct2nTREujgJfCcWVpXro

  3. Senhor PEDRO RICARDO MAXIMINO , infelizmente Jair Messias Bolsonaro começou muito mal o seu governo , devido a sua ” arrogância , despreparo e prepotente ” e mal assessorado juridicamente , ao não impedi-lo de fazer acordo com os juízes do STF , para soltura , suspensão de todas as condenações , investigações , processos , soltura e reabilitação politica do Lula , portanto Bolsonaro tinha a faca e o queijo em mãos e não soube como usa-la , denunciando ao povo , tal trama dos juízes do STF , que com toda o povo o apoiaria , mas preferiu enredar pelo caminho torto e do crime .

  4. Senhor Carlos Pereira , relembre o que ele disse “em alto e bom som ” em público , que faria o diabo para defender os seus filhos envolvidos nas rachadinhas e seus comparsas , quando das investigações dos mesmos .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *